quarta-feira, agosto 06, 2014

Não tenho vocação?



pelo padre. Ludovic-Marie Barrielle

Tradução de roda livre do original francês de Paul Robinson,



Capítulo 1 - O que é uma vocação?

            Todos são chamados à santidade ... a Salvação: "o Deus de toda graça, que vos chamou à sua eterna glória em Cristo Jesus", diz São Pedro (1 Pe 5:10)..
            Não falamos aqui da vocação de cada homem para a salvação, mas da vocação particular pela qual Deus chama a um estado mais elevado de vida. Lá, além da observância dos mandamentos de Deus, um homem renuncia ao mundo, a fim de dar-se totalmente a Deus e liga-se à observância dos conselhos evangélicos. É a esse estado superior de vida que se geralmente se reserva a palavra "vocação" em seu sentido estrito.
            Estou chamado por Deus para um estado de vida de perfeição, em vez de viver no mundo? Em outras palavras:

Eu tenho uma vocação?

            Aqui temos uma questão que tem incomodado muitas almas generosas ... Posso? Devo me entrego totalmente a Deus?
            Acontece mesmo que as almas consagradas, em face de tentações ou do "demônio do meio-dia," estão perturbados e se perguntar: "Será que estou seguindo o caminho certo? Eu estava enganado em entrar no seminário? Convento? "
            E os lucros diabo deste confundir, problema, e desencorajar essas almas por escrúpulos: Quem sabe se ...? Estou seguindo o caminho certo? etc ..
            Ambos, a fim de deixar claro para os jovens que, no limiar da vida, apresentam esta grande questão, com consequências incalculáveis: "Eu tenho uma vocação", bem como para as almas atormentadas que já estão na vida religiosa, vamos considerar a questão sobre a cabeça.
            Em primeiro lugar:

Há mais vocações do que se pensa.

            Deus sempre tem dado ao mundo as vocações tem necessários:
"Em nenhum momento", diz o Papa Paulo VI ", e em nenhum lugar se pode pensar que Deus não prover as necessidades da Igreja e, como no passado, Ele não chama a si mesmo inúmeros batalhões de adolescentes receptivos, em sua generosidade, sua força, sua integridade, sua pureza, para obedecer a voz de Cristo e tem o desejo de dedicar-se à Igreja ... "(Discurso ao Congresso de Vocações Sacerdotais, 03 de dezembro de 1966).
            Se todos os que foram chamados por Deus teria respondido, o mundo já seria convertido. Mas devemos considerar:
            a) Aqueles que não nasceram! Que alegria e glória para aqueles grandes famílias a partir do qual Deus escolheu tantas vocações de elite: a pequena Teresa (nono filho), a Santo Inácio (XI), um São Francisco Xavier (décimo terceiro), a Santa Catarina de Siena (twenty-fourth!).
            Sem julgar precipitadamente casos individuais ... Que vergonha se Madame Martin se recusou a dar seu nono filho! O mundo não deve ter Santa Teresa de Lisieux!
            b) Não são as únicas da criança ... adorava ... eles não estão acostumados a sacrifícios ... E depois, uma família para a qual Deus não é Deus, não é o solo adequado para as vocações!
            c) Não existe essa monstruosidade de uma educação onde Deus eo seu Cristo são continuamente feito uma abstração. Este é um fato muitas vezes verificado ... e além proclamada por aqueles que têm projetado o ensino ateu, ou seja, o ensino que deliberadamente exclui falando de Deus, Sua Revelação, a divindade de Jesus Cristo e os nossos deveres para com Ele, e assim por diante. Não há nada melhor do que este para secar uma vocação em um homem (e muito mais para as mulheres).
            Vaticano II proclama também em sua "Declaração sobre a Liberdade Religiosa":
"Os direitos dos pais são violados, se os filhos são obrigados a frequentar aulas que não correspondem à convicção religiosa dos pais, ou se uma impõe um método único de educação a partir do qual a formação religiosa é completamente excluídos."
          Mas quando os jovens cristãos recebem uma educação cristã, as vocações florescem, são numerosos e fortes.
            E o Concílio Vaticano II ( Lumen Gentium ) lembra os pais de que "Os pais devem, pela sua palavra e pelo exemplo, seja o primeiro pregadores da fé a seus filhos. Eles devem incentivá-los na vocação que é próprio de cada um deles, promovendo com cuidado especial qualquer vocação religiosa . "
            d) Por fim, há aqueles que se sentem chamados, mas não querem responder.

Uma em cada três

            Homens que entendem isso, como fez São João Bosco e Santo Afonso de Ligório, diga: "Em geral, para cada três crianças, não é uma vocação!" Isso é mais ou menos o que Paulo VI disse acima: "Deus chama inúmeros batalhões . "

Equívocos sobre uma vocação

            1. Alguns acreditam que, a fim de ter uma vocação, é preciso ter uma atração por ele. Há alguns, no entanto, que não têm a atração e ainda têm a vocação. E há outros que desejam uma vocação e, ainda assim, muito claramente, estão longe de ter um, porque eles não têm as devidas disposições.
            . 2 Outros imaginam que é preciso um dia ouvir uma vozinha interior que diz: "Vem!"
            3. Ainda outros se esqueça que existem muitas e diversas vocações. Eu sabia que um padre que não era capaz de continuar com o Chartreux por causa de problemas de saúde, mas que se tornou um sacerdote diocesano muito santo, um santo vigário, um pastor país santa, e que morreu a cura de uma catedral com uma verdadeira fama de santidade .
            4. Há algumas vocações que exigem saúde ou inteligência além da norma. Como alternativa, há vocações que, ao exigir um grande amor de Deus, pode convir um candidato com saúde delicada ou nenhuma instrução (por exemplo, o irmão leigo humilde e porteiro que se tornou São Pascal Baylon).

Capítulo II - O Chamado para uma vocação é obrigatório



            Não se pode dizer que aquele que, por culpa dele, foi infiel à sua vocação será necessariamente condenado. Não! Isso é falso! Por qualquer pecado, não importa quão grave seja, que se tem empenhado, se humilha e pede perdão a Deus, então Deus perdoa e concede todos os meios necessários para ser salvo.
            Não é menos verdade que um homem que, por sua própria culpa, coloca-se fora do caminho para que Deus o chamou de uma forma determinada e urgente (pois existem algumas chamadas mais urgentes do que outros), essa pessoa se priva de muitas graças e compromete a sua salvação. Se São Francisco de Assis tinha permanecido um comerciante de tecidos ou se Santo Inácio tivesse continuado a ser um cavaleiro da corte, pode-se legitimamente perguntar o que teria acontecido com eles.
            Quantos jovens são os que deveriam ter sido santificados, que deveriam ter progredido no amor divino, que deveria ter sacado todo tipo de bênção sobre a terra, tomando Jesus para o seu cônjuge e que, estabelecendo-se com um marido cruel ou superficial que não quer filhos, colocados no meio de todo tipo de pecado, com pouca socorro religiosa real ... quantos destes deveria ter tido um destino completamente diferente! Da mesma forma, o número de homens jovens são os que devem ter tido uma vida cheia de mérito para a glória de Deus, mas, com destino um pouco rápido demais para uma mulher superficial, egoísta ou opinativo, estão enredados no pecado, para ter paz no casa; é uma paz infeliz que muitas vezes é um prelúdio para uma terrível ajuste de contas a serem prestados ao Juiz Soberano!
            Quantas vezes uma pessoa foi arrancado de uma escolha generosa de serviço mais elevado, a fim de transformar a mediocridade e, por isso mesmo, para muitas quedas!

Assim, é de primordial importância para perguntar a si mesmo esta pergunta: "Eu tenho uma vocação"

            Há alguns homens que nunca tinha pensado dessa questão e que, um dia, levantando-a para si, têm até transformaram suas vidas inteiras que se tornaram santos. Ainda mais, tornaram-se, através das mãos de Deus, instrumentos de salvação para milhões e milhões de almas (por exemplo, um São Paulo, São Francisco Xavier, um Santo Afonso de Ligório, etc)
            Cada jovem católico deve um dia perguntar a si mesmo esta pergunta, com suas conseqüências incalculáveis. Os Exercícios Espirituais, sobretudo aqueles feitos de acordo com o método rigoroso de Santo Inácio, são os melhores meios para resolver razoavelmente esta pergunta. Para obterem as disposições necessárias a) para ver claramente e b) ter a coragem necessária.

Capítulo III - como discernir uma vocação


            Eu tenho uma vocação? É preciso ter ideias claras sobre o assunto. Caso contrário, muitos daqueles que são chamados não vai responder, e as almas que eles foram feitos para salvar não talvez seja salvo. Mas como eu estou para saber se eu sou chamado?

O Santo Inácio não colocar a questão na forma abstrata: "Eu tenho uma vocação?"

            Isto é verdade em primeiro lugar, porque muitas vezes só se sabe certamente a resposta mais tarde, uma vez que Deus tem o direito de pedir a quem ele quer para o sacrifício de Abraão (Deus pediu a Abraão para sacrificar a Ele, seu filho Isaac e, no momento em que o pai foi sobre a pressão na faca, um anjo impediu Deus estava contente com a sua obediência) Assim:.. St. Camille entrou Capuchinhos duas vezes e foi obrigado a deixar duas vezes ... Deus reservou-lhe a fundar a Ordem dos Camilianos. São Bento Labre entrou na Trapa ... e saiu. E o Sr. Martin, o futuro pai de Santa Teresinha, que ele não vai bater à porta do mosteiro de São Bernardo para pedir admissão? E ele estava recusou. Deus tinha outros planos. Mas seu ato generoso permanece.
            Quantos jovens entraram no Seminário ou o Convento e (não falamos aqui das almas suaves) têm legalmente esquerda? Não só eles não há necessidade de que se envergonhar, mas no Dia do Juízo eles serão surpreendidos com a recompensa eterna e extraordinária que irá receber por ter, um dia, quando eles eram jovens, feito este gesto de boa vontade de deixar tudo para Cristo. É um gesto com o qual o Mestre é o conteúdo ...
            Deus quis que, com toda a vocação, deve haver algum risco. Há uma grande dose de risco em um casamento ... em cada alistamento de um fuzileiro ou um soldado! Por que um desejo que não haja risco para a causa de Cristo?
            Independentemente disso, a certeza de que esse risco sempre terá sua recompensa. Assim, Santo Inácio não coloca a questão: "Eu tenho uma vocação" Ele pede-lo de uma forma mais concreta:

"O que devo fazer, eu mesmo, hoje?"

            O problema, assim formulada, é mais facilmente solúvel. Um homem de boa vontade, que reflete até mesmo um pouco, vem fácil para saber o que Deus quer que ele faça ... pelo menos para o momento, para a resposta à pergunta: "O que devo fazer hoje?" É esclarecido por princípios teológicos e acontecimentos providenciais, que nos mostram que a vontade de Deus, que devemos sempre querer seguir.
            Às vezes a vontade de Deus se manifesta de repente e de forma muito clara. Em outras vezes, os caminhos da Providência será mostrado adiante progressivamente ao longo do tempo. Deus exige a nossa boa vontade ... nossa investigação. O jogo vale o preço de jogar!
            Ouça o Papa Paulo VI no discurso já citado:
"Na maioria das vezes, na realidade, a vocação para abraçar a vida sacerdotal não é revelado em si, diretamente, mas deve ser detectado como se fosse a pérola do Evangelho que está enterrado no campo. Com efeito, Deus, que reserva para si o chamamento daqueles a quem Ele escolhe, no entanto, pede a colaboração dos ministros sagrados, para que os jovens possam tomar consciência da ação que a graça divina opera e que eles podem trazer para a maturidade do divino semente colocada em suas almas ... "

"Você não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós" (Jo 15:16)

            A vocação em primeiro lugar vem de Deus. Ele não vem de nós. A palavra "vocação" vem da palavra latina " vocare ", chamar. É Deus quem chama. Não é incomum, mesmo em uma família cristã, para observar uma distorção no início de uma criança que está a pergunta:
            "Meu querido filho, o que você quer ser quando crescer" Se a criança foi atingida nos dias anteriores com a visão de um bispo ou de um piloto militar ou de um carteiro, ele vai responder: "Eu quero para ser um bispo ... um piloto ... um carteiro ... ", etc
            Santo Inácio, no preâmbulo para a consideração dos estados de vida (. Exercícios Espirituais, n 135), diz ao retirante:
"Vamos começar, ao contemplar a sua vida [Nosso Senhor Jesus Cristo] para procurar e pedir a Deus em que estado ou tipo de vida Sua Majestade Divina vai se dignou a fazer uso de nós."
            As mudanças de perspectiva. Não é para nós, em primeiro lugar que escolher, mas para Deus. Que não devemos esquecer.
            Sua Santidade Paulo VI diz ( ibid .):
"Esta vocação depende totalmente de uma decisão misteriosa de Deus seguindo a própria palavra do Redentor:" Você não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós "(Jo 15:16).
            Assim, não é uma questão apenas de saber se este ou aquele me agrada, mas se Deus me chama ... É uma questão de procurar fora " onde Deus se dignou a fazer uso de mim "durante a minha peregrinação terrena curto cujo fim é "louvar, honrar e servir a Ele" aqui embaixo "e, desta forma, salvar a minha alma" (n. 23). Temos lá uma luz que vai nos ajudar a ver a vontade de Deus para nós.
            Por isso, será uma questão de " escolha " , diz Santo Inácio (n. 23), " somente o que melhor nos leva ao fim para o qual fomos criados ... " A questão está se tornando mais clara ... Vamos seguir em frente:

Si vis ! (Se você quiser!)

Mas Deus requer que o homem responder ao seu convite pelo livre consentimento de sua vontade ", continua Paulo VI; " Em outras palavras, a vocação divina exige que um homem ouve ... "
Sem dúvida, será necessário " para proporcionar aos fiéis, e as almas dos jovens em particular, os elementos secundários , de modo que as almas podem ser capazes de ouvir a palavra divina e para que soubessem como responder a Deus ... "
Em tudo isso, será necessário ", o Papa acrescenta:" a respeitar a ação de Deus ea liberdade dos candidatos. "
            No capítulo 19 de São Mateus, vemos Nosso Senhor dar-nos uma lição de mestre sobre esta questão:

Se você desejar! ... Vem! ... Siga-me!

            Um jovem accosts Jesus:
            - Bom Mestre, que bem farei para que eu possa ter a vida eterna?
            - Se queres entrar na vida, observa os mandamentos, etc
            E o jovem disse-lhe:
            - Tudo isso tenho observado desde a minha juventude.
            Jesus olhou para ele e ... o amava, observa São Marcos. O jovem é adequado. O Senhor considerou-o com sua resposta. Ele envia a chamada:
            - Si vis ! ... Resta apenas para ele querer.
            - Se queres ser perfeito, vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu e vir! Me siga!
            " ! Se tu queres "Deus respeita o livre-arbítrio: Si vis ! ...
            Ai de mim! Este jovem foi embora triste, em vez de atender a chamada. A reflexão que Jesus fez depois disso deixa uma dúvida da salvação do jovem. Assim:

            Até agora, nós consideramos dois elementos de uma vocação:

            1. A chamada de Deus. É uma chamada que será feita definido pelo Bispo ou o Superior eclesiástico encarregado de admitir os candidatos a um estado de perfeição em nome da Igreja.
            . 2 O livre arbítrio do candidato: " SI VIS ! ... Se tu queres! "
            Resta agora a olhar para os outros elementos. Eles vão permitir que o Superior pronunciar a chamada eo candidato a responder, a apresentar-se para a chamada ... para deixar tudo, a fim de entregar-se totalmente a Deus neste ou naquele estado superior de vida, ou "vocação".
            Nossa Senhora do Bom Conselho, se dignou a me iluminar!
            São José, patrono e guardião das Vocações, vouchsafe para vir em meu auxílio!

Mas como eu sei se eu sou chamado?

            - Fala, Senhor, porque o teu servo ouve!
            Para saber, é preciso antes de tudo rezar. Uma vocação exige muitas orações, a fim a) para ver claramente e b) colocar-se na disposição certa.
            Dizer com São Paulo: "Senhor, que queres que eu faça" (Atos 09:06); dizer com o jovem Samuel: " Fala, Senhor, porque o teu servo ouve "(1 Reis 03:10); invocar Nossa Senhora do Bom Conselho, ora a São José, patrono das vocações, para o seu Anjo da Guarda, para o seu santo batismo, etc, e fazer os Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

Os Exercícios Espirituais

            O Santo Padre, em sua palestra sobre as vocações não explicitamente citar os Exercícios Espirituais, mas ele pede-nos que preferem as condições que favoreçam e eliminar o adolescente para ouvir a Palavra de Deus. Agora, são encontradas as condições listadas pelo Santo Padre montar, na verdade, e acima de tudo, no retiro dos Exercícios Espirituais:
Em primeiro lugar, o silêncio interior ... para os seus pensamentos (dos jovens) ... assaltado por uma grande quantidade de excitações externas, muitas vezes fúteis e vazias, às vezes até perversos e perniciosos, impede-os de conceber e meditar sobre a idéia do vida perfeita, o valor ea beleza desta vida ... Momentos de silêncio, de recolhimento ... meditação sobre as realidades eternas ... será muito lucrativo para eles ... bem como ação de graças depois da missa É sobretudo por esta última devoção que eles poderiam unir-se a Deus e que o próprio Deus pode revelar a eles por etapas Sua misteriosa vontade; e ... que os adolescentes possam entender melhor se eles são chamados ao sacerdócio ou qual o papel que Deus está confiando a eles. "( ibid ).

Capítulo IV - Alguns sinais de vocação



Quais são os "elementos secundários" dos quais o Papa fala acima e que vai ajudar um ver claramente?
            Há cinco deles. Eles vão mostrar um jovem se ele tem o direito ... e talvez o dever de dizer: "Eis-me aqui, Senhor!"
            Cinco sinais de dar um candidato a um estado de perfeição a certeza de que ele pode avançar seguro em sua consciência.
            1. Compreender que, em tal vocação, vou servir ao Senhor melhor, vou estar mais santificado, vou trabalhar mais para a salvação de minha própria alma e da alma dos outros, e eu vou dar mais glória a Deus tanto aqui abaixo e acima no céu.
            Falando daqueles que permanecem virgens para o Reino dos Céus, Nosso Senhor nos diz que ninguém é capaz de compreendê-lo, sem uma graça especial: " Todos os homens não tomar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado "(Mateus 19: 11). Não é uma questão de saber que, em teoria, uma vocação religiosa é maior do que o caminho comum; mas que eu, com as minhas qualidades particulares, vou servir ao Senhor melhor em tal estado. Se eu entendi isso, eu já tenho o primeiro sinal divino.
            2. Para que as disposições necessárias.
            Em adição XV, Santo Inácio nos diz que fora dos Exercícios, é " lícito e meritório "para" empurrar "nem toda a gente, mas" qualquer pessoa que tenha as devidas disposições " para escolher: "A virgindade, a vida religiosa e todas as formas da perfeição evangélica. "
            Aqui é um indicador muito precioso. Se alguém não tem as disposições requeridas, normalmente (salvo um milagre) pode-se concluir que Deus não chama-lo ... Mas cuidado! Deus pode estar chamando-o para uma outra vocação. Mas, normalmente, não para que a vocação para a qual ele não tem as disposições necessárias.
            ( Exemplos de disposições exigidas: um nível mínimo de inteligência, se existem estudos a serem feitos, um mínimo de saúde, se for necessário para fazer o trabalho missionário, et ... e, para cada vocação: . ter bom senso)
            3. Não deve haver quaisquer contra-indicações.
            Na medicina, há uma coisa que se chama de "contra-indicação"; por exemplo: se você tem problemas de coração, você não pode ser um piloto, um estivador, etc ..; se você tem um fígado ruim, não comer muito chocolate; se você tem olhos ruins, que é um indicador de contador para trabalhar na estrada de ferro, e assim por diante.
            Da mesma forma, há "contra-indicações" para uma vocação. Há alguns a partir da lei natural; outros são impostas pelo Direito Canônico. Por exemplo: um jovem que é o único sustento de sua família pobre, um homem que tem dívidas ou ações judiciais em trâmite, não pode entrar no noviciado sem ter resolvido essas questões. Um filho ilegítimo não pode ser padre. Nem pode aqueles com certas doenças, certos defeitos corporais, certas falhas públicas, pelo menos para algumas vocações. Nem pode um jovem que tem certos hábitos que ele não pode corrigir.
            Há neste n º 3 um elemento eliminatório importante que pode lançar luz sobre a existência ou a ausência de uma vocação.
            4. Você deve, ao dar-se a Deus, aceitar as renúncias que os conselhos evangélicos necessitam.
            É muito melhor não fazer voto ", diz Eclesiastes 5:04", que depois de um voto de não realizar as coisas prometidas. "Alguém que não quer, por exemplo, para observar a castidade, pobreza e obediência, não deve se envolver se na vida religiosa. Um homem que pecou contra a castidade não deve avançar antes de ter corrigido o seu hábito perverso: " Um longo período de castidade ", diz São Bernardo," é uma segunda virgindade. "
            5. Finalmente, você deve encontrar um Bispo ou uma Congregação que vai aceitá-lo.
            Temos aqui o sinal oficial do chamado de Deus. Se você não consegue encontrar nenhum bispo ou qualquer Congregação que vai aceitá-lo, estar em paz. É um sinal de que Deus não está chamando você.
            No entanto, tome cuidado! Não vamos julgar muito rapidamente ou muito sumariamente. É possível que seja inconveniente para uma congregação, ainda muito bem suceder no outro. Da mesma forma, aqueles que julgam em um único olhar que uma criança não tem uma vocação, pode estar enganado. É permitido insistir e tentar uma vocação em outro lugar. Isto é especialmente verdadeiro se o sujeito tem os quatro sinais anteriores.
            Por exemplo: A história é contada que um seminarista foi enviado para casa do Seminário Menor de algum tipo de ato impensado. O pároco, sabendo que a criança, o mandou para uma escola apostólica onde o jovem fez grandes progressos, foi para o Seminário Maior, e passou seus cursos teológicos. Ordenado sacerdote, ele logo se tornou um prelado encarregado de funções de altos e um grande dia foi feito um cardeal. De acordo com o costume, sua diocese de origem, a honra de ter um de seus filhos vestidos de o cardeal de roxo, fez uma grande cerimônia para ele na catedral. Um banquete seguido que teve lugar no Seminário Menor. No final da refeição, o novo cardeal pediu ao Superior lá: "Você poderia me trazer os registros de admissão?" ... E ele leu em um ano muito esquecido: ". Pizzardo, mandado embora por falta de uma vocação" Então, o Cardeal pegou sua caneta e acrescentou com algum humor: "E hoje, o Cardeal da Santa Madre Igreja" Ele era Cardeal Pizzardo, hoje [1967] na cabeça de todos os Seminários e Universidades católicas do mundo. A moral é que não devemos julgar rápido demais. Pode-se ser enganado!

            Direito Canônico reduz esses sinais de uma vocação a quatro: 1) a intenção correta; 2) A chamada do Bispo; 3) As qualidades exigidas; 4) A ausência de qualquer irregularidade ou impedimento.

Maio aquele que cumpre estas quatro condições se colocou em frente sem medo de ser enganado?

            Sim! ... Mesmo se ele não tem o desejo de fazê-lo. (.. Obviamente, é diferente se há questão de uma repugnância invencível ou de uma entrada forçada, devido à pressão de um pai ou uma madrinha Neste caso, o candidato não preencher as condições exigidas) O teólogo sábio Noldin diz: " Todo aquele que é adequado e tem a intenção direita, enquanto aspirantes ao sacerdócio, pode apresentar-se ao bispo. "
            É, além do mesmo ensinamento que encontramos em vários decretos conciliares.

O Ensino do Conselho

            No decreto sobre a formação dos sacerdotes ( Optatam totius ), o Concílio Vaticano II dá o mesmo ensinamento:
2. A tarefa de vocações promovendo recai sobre toda a comunidade cristã ...
Os professores devem se esforçar para que desenvolver aqueles que lhes foi confiada que estes jovens serão capazes de reconhecer um chamado divino e de bom grado responder-lhe ...
... Tal parceria activa entre todo o povo de Deus na obra de incentivar as vocações corresponde à atividade da Divina Providência. Porque Deus corretamente dota e ajuda com sua graça aqueles homens divinamente escolhido para compartilhar sacerdócio hierárquico de Cristo. Para os ministros legítimos da Igreja Ele confia o trabalho de chamar os candidatos cuja aptidão comprovada tem sido reconhecido e que buscam tão exaltado um escritório com a intenção correta e plena liberdade.Seus ministros exercem o mais comissão de consagrar esses homens com o selo do Espírito Santo para a adoração de Deus e ao serviço da Igreja ... "

Capítulo V - A Vocação não deixar One Free



Jovem, se tu queres!
            Aqui temos um jovem, alegre e inteligente. Ele estaria disposto a se casar e várias senhoras jovens têm os olhos nele. Ele só tem de fazer um sinal.
            Mas, impressionado com a falta de trabalhadores evangélicos e do grande número de almas que perecem por falta de apóstolos, ele prevê todas as consequências que adviriam para a salvação do mundo com a sua renúncia das alegrias legais de casamento .. . se consagra toda a sua vida ao serviço de Deus. Ele vê os resultados deste presente nos gostos de São Francisco Xavier, São João Bosco, São Vicente de Paulo, São João Maria Vianney. Ele diz para si mesmo: "Por que não eu?"
            Ele tem os cinco sinais ou condições acima indicadas:
            1) Ele compreende a eficácia que o seu sacrifício para o serviço de Deus e da Igreja teria. O número de famílias transformadas! E quanto mais ele seria santificado!
            2) Ele tem as disposições requeridas.
            3) Se ele dá a si mesmo a Deus, ele é determinado, com a graça de Deus, para manter-se as obrigações neles inerentes.
            4) Não há contra-indicações.
            5) Ele vai encontrar facilmente um Bispo ou uma Congregação que aceitá-lo.
            Pode este jovem dizer para si mesmo: Será que Deus me chamou? Devo dedicar a minha vida a Ele? Se eu me comprometo a Seu serviço?
            Sem dúvida alguma! O jovem pode considerar as palavras do Divino Mestre, como se fossem dirigidas a ele: " Si vis ! Se queres, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu e vem e segue-Me "!
Nada ", diz Santo Inácio," deveria me mover para tomar tais meios ou privar-me deles, a não ser apenas o serviço e louvor de Deus nosso Senhor e da salvação eterna da minha alma. "(n. 169)
            St. Thomas (. Ler integralmente II-II, q 189, a.10) nos diz que deve haver mais razões para não se tornar um religioso do que para se tornar um religioso. E ele repete várias vezes no mesmo artigo: " Acima de tudo, não procuram aconselhamento entre aqueles que irá impedi-lo ", e ele cita esta frase de São Jerônimo:" Apressa-te, peço-te, e se você hesitar, cortar suas amarras, em vez de perder seu tempo desamarrando-los. "

Apressa-te, rapaz! Apressa-te e tomar uma decisão!

            Santo Inácio (n. 185, 187) está dizendo a você:
            - Para um jovem que está na sua situação exata, que conselho você daria a ele para a maior glória de Deus ea maior perfeição de sua alma?
            - No dia da sua morte, que escolha você teria gostado de fazer hoje?
            - Qual o valor que seus vários raciocínios têm, de um lado ou de outro, na frente do trono do juízo de Deus?
            Não hesite. Agir em conformidade. Si vis ! Entenda a graça ... compreender a honra que é feito você. " Você não me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós; e te designei, para que vades e deis fruto deve; e vosso fruto permaneça. "(Jo 15:16)

Capítulo VI - Responder a algumas objeções


1) Mas, se tudo isso é verdade, então todos devem dar a si mesmo a Deus? Isso seria o fim do mundo!
            O Santo Padre Berthier responde: Isso seria o fim mais glorioso do mundo!
            Mas pode ter certeza, não é o " Si vis "," Se tu queres ", e há muitos que não quero isso! E, além disso, os cinco sinais dados acima excluem muitos.
            Por outro lado, uma vez que a nossa peregrinação terrena nos é dada como um meio de amar e servir a Deus livremente aqui abaixo e merecer a louvá-Lo em um êxtase eterno da contemplação e do amor, devemos escolher tudo o que vai melhor nos ajudar a alcançar este objetivo . É Deus que nos convida a fazer isso.

2) Mas não é minha atração por coisas da carne um obstáculo a uma vocação?
            Não, exceto para aqueles com uma disposição extremamente bestial. Santo Afonso torna-se irritado quando um objeto contra uma vocação devido a concupiscência da carne. "Você acha", diz ele, que você nunca vai ser tentado em casamento? Você terá ocasiões de pecado, tanto de dentro e de fora ... Na vida religiosa, você terá muito menos ocasiões de pecado, e muitos mais ajudas. Seria um pecado contra a esperança de acreditar que com toda a ajuda que a regra religiosa dá, você não seria capaz de resistir ao diabo. "
            Na verdade, e isso é muito pouco conhecido, é relativamente fácil de praticar a castidade na vida religiosa! Quem observa a modéstia dos olhos e os sentidos; Aquele que segue a regra no que diz respeito às relações com o mundo exterior; aquele que foge das ocasiões de pecado; ele que reza, confia em Maria, que pratica um pouco de mortificação, que revela filialmente a seu diretor espiritual os seus defeitos e tentações, aquele que se engaja em um contra-ataque (oração e penitência) sempre que tentações abordagens ...
            Este homem será fácil praticar a castidade perfeita. É uma das graças e mais pura das alegrias da vida religiosa.

3) Eu não sei todas as congregações, a fim de escolher um.

            Não é necessário conhecer todos eles, a fim de decidir, mais do que é preciso esperar para saber todas as mulheres do mundo antes de se casar, ou para experimentar todos os sapatos em Paris antes de decidir qual par de comprar.
            Deus nos conduz. Se Ele está chamando você, Ele vai fazer você reconhecer a Congregação onde Ele quer que você vá ... ou se Ele quer que você entre as fileiras do clero diocesano.
            Em si mesmo, todas as Congregações aprovadas pela Igreja pode levar à perfeição religiosa. No entanto, devemos escolher aquele que melhor corresponda às nossas aspirações e nossas fraquezas, ou que entendemos ser de uma necessidade mais urgente.
            Santo Afonso recomenda acima de tudo que não escolher uma comunidade negligente ou contaminados por uma falsa doutrina.

4) O que devemos pensar de quem entra sem ter uma vocação?

            Santo Inácio responde: se ele que fez votos perpétuos em uma vocação sem ter a intenção correta, por exemplo, a fim de agradar a sua madrinha ou ter uma posição favorável, então ele deve se arrepender e forçar-se a levar uma boa vida no estado em que ele se envolveu a si mesmo (n. 172). Deus vai ajudá-lo.

5) E sobre aquele que tem dúvidas sobre a sua vocação?

            Tanto quanto aquele que entrou em um estado de vida, foi aprovado pela Igreja com a intenção correta e as reivindicações legítimas dos seus superiores, ele está seguindo o caminho certo ... "O diabo é um mentiroso" (Jo 8 : 44). Ele deveria nem ser perturbado nem alterar o seu estado de vida. Que ele despreze essas tentações. Uma pessoa não pode ser enganado em dar-se a Deus. Se o inimigo tenta levá-lo a sentimentos de egoísmo superficial, deixe os eleitos do Senhor afugentar o demônio, renovando com todo o seu coração a sua total consagração ao Imaculado Coração de Maria e de recorrer a São José, terror dos demônios. Que ele continue sem dissimulação para realizar bem seus deveres de estado. E o demônio fugirá.
            Se a oração é o grande meio para conhecer a vocação e para responder a isso, a oração é igualmente o grande meio de perseverar na vocação. " Quem reza se salva e quem não reza se condena ", escreve Santo Afonso. E acrescenta: " Todos os condenados estão no inferno, porque eles cessamos de orar e eles não estariam lá se não tivesse parado de orar. "E St. Bernard gritou na cara das armadilhas do diabo:" Razão spei meae !, Maria "" Maria é a razão da minha esperança! "Como poderia a Mãe da Igreja, Rainha dos Apóstolos, como ela poderia abandonar o" consagrado "que chamam por ela:" No meio da tempestade, olhar na Star; invocar Maria ", repete São Bernardo.
            A perseverança de uma alma consagrada é muito fácil, se ele só se aplicam os meios à mão.

Eu sei em quem tenho crido! (2 Tm. 1:12)

            Deus nunca abandona aqueles que se confiou a ele.
            " Não deserit nisi deseratur ", diz Santo Agostinho. "Ele pode abandonar a Deus, mas Deus não vai abandoná-lo."
            " O medo daqueles que temem que eles não serão capazes de chegar a perfeição por sua entrada em religião não é razoável ", diz St. Thomas. E ele cita as palavras de Santo Agostinho: "Por que você hesita? Lança-se sobre ele. Não tenha medo. Ele não vai retirar de você, a fim de deixá-lo cair. Lança-se sobre ele com toda a confiança. Ele vai receber você e curar você "(Confissões, VIII).

         

LM Barrielle, CPCR
Superior da Casa de Cristo Rei
Director da Obra de Freguesia de Cooperação de Cristo Rei
Bom Pastor domingo 1967
Fonte: catholic apologetics
 Edições: Gilson Azevedo


Religião Católica Provada pela Sagrada Escritura


Não foi possível traduzir a primeira parte do texto. 

A bíblia

Dois
Quantos dos Apóstolos ou outros realmente escreveu o que é agora, no Novo Testamento? Alguns dos Apóstolos escreveu parte dos ensinamentos de Nosso Senhor, como eles mesmos expressamente; ou seja, Peter, Paul, Tiago, João, Judas, Mateus, também pts. Marcos e Lucas. Nenhum dos outros escreveram nada, até onde é gravado.

COMENTÁRIO: Se a Bíblia interpretada privada era para ser uma regra divina da fé, os apóstolos teriam sido abandonados nos seus direitos quando em vez, alguns deles adotado pregação só.

Três
Foi um ensinamento ou uma Igreja de leitura da Bíblia que Cristo fundou? A Bíblia protestante afirma expressamente que Cristo fundou a Igreja docente, que existia antes de qualquer um dos livros do Novo Testamento foram escritos.
ROM. 10-17: assim, a fé vem pelo ouvir, eo ouvir pela palavra de Deus.

Matt. 28-19: Ide, pois, e ensinai todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Mark. 16-20: E eles, saindo, pregaram por toda parte o Senhor trabalhar com eles, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amen.

Mark 16-15: E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

COMENTÁRIO: Assim cai toda a base da teoria da "Bíblia-only"

Quatro
Houve alguma diferença drástica entre o que Nosso Senhor mandou os Apóstolos a ensinar e que o Novo Testamento contém? Nosso Senhor ordenou a seus apóstolos para ensinar todas as coisas que Ele havia ordenado; (Mateus 28-20); a Igreja deve, necessariamente, ensinar tudo; (João 14-26); no entanto, a própria Bíblia protestante ensina que a Bíblia não contém todas as doutrinas de Nosso Senhor:
João 20-30: E muitos outros sinais verdadeiramente fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro, etc
João 21-25: E há também muitas outras coisas que Jesus fez, o que, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amen.

COMENTÁRIO: Como teria sido possível para os cristãos do segundo século de praticar a religião de Nosso Senhor, se a interpretação privada de uma conta disponível e apenas parcial do ensinamento de Cristo eram indispensáveis?

Cinco
O Novo Testamento refere expressamente a "palavra não escrita" de Cristo?

O próprio Novo Testamento ensina que ele não contém tudo o que o Senhor fez ou, conseqüentemente, tudo o que Ele ensinou.
João 20-30: E muitos outros sinais verdadeiramente fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro, etc
João 21-25: E há também muitas outras coisas que Jesus fez, o que, se eles devem ser escritos todos, creio que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem Amen.

COMENTÁRIO: Visto que a Bíblia é incompleta, ela precisa de algo mais para completá-lo; isto é, a palavra falada ou historicamente registrado que chamamos de Tradição.

Seis
O que aconteceu com as verdades não escritas que Nosso Senhor e os apóstolos ensinaram?

A Igreja tem cuidadosamente conservada esta "boca a boca" ensino por registros históricos chamados Tradição. Mesmo a Bíblia protestante ensina que muitas verdades cristãs deveriam ser proferida pelo boca a boca.
2 Ts. 2-15: Portanto, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

2 Tm. 2-2: E o que ouviste de mim, entre muitas testemunhas, isso mesmo cometer tu a homens fiéis, que sejam capazes de ensinar outros também.

COMENTÁRIO: Assim não só a Escritura, mas outras fontes de informações devem ser consultadas para obter o conjunto do ensinamento de Cristo. As religiões fundadas sobre "a Bíblia só" são, portanto, necessariamente incompleto.

Sete
Entre o que anos foram os primeiros e os últimos livros do Novo Testamento escrito? 

Este primeiro livro, o Evangelho de São Mateus, não foi escrito até cerca de dez anos após a Ascensão de Nosso Senhor. Quarto evangelho de São João e Apocalipse ou Livro das Revelações não foram escritos até cerca de 100 dC

COMENTÁRIO: Imagine como o atual interpretado particular teoria da "Bíblia somente" teria aparecido num momento em que os livros do Novo Testamento não eram apenas disponível, mas a maioria deles ainda não havia sido escrito.

Oito
Quando o Novo Testamento foi colocado embaixo de um cobertor?
Em 397 AD pelo Concílio de Constantinopla, do qual resulta que os não-católicos ter derivado seu Novo Testamento da Igreja Católica; nenhuma outra fonte disponível.

COMENTÁRIO: Até 397 dC, alguns dos cristãos tiveram acesso a uma parte do Novo Testamento; para esta situação, como é que a teoria da "Bíblia somente interpretado privada" ter montado?

Nove
Por que tanta demora na elaboração do Novo Testamento? Antes de 397 dC, os vários livros do Novo Testamento não estavam embaixo de um cobertor, mas foram sob a custódia de diferentes grupos ou congregações. As perseguições contra a Igreja, que ganhou nova intensidade, impediu esses livros do Novo Testamento sejam devidamente autenticado e colocado embaixo de um cobertor. No entanto, este importante trabalho foi iniciado depois de Constantino deu paz ao cristianismo em 313 dC, permitindo que ele seja praticado no Império Romano.

COMENTÁRIO: Este novo mostra como absolutamente impossível foi a teoria da "Bíblia somente", pelo menos até 400 dC

Dez
O outro problema enfrentado aqueles que queriam determinar o conteúdo do Novo Testamento? 
Antes que os livros inspirados foram reconhecidos como tal, muitos outros livros foram escritos e por muitos foram pensados ​​para ser inspirado; portanto, a Igreja Católica fez uma análise aprofundada de toda a questão; estudiosos da Bíblia passou anos na Terra Santa estudar as línguas originais dos escritos do Novo Testamento.

COMENTÁRIO: De acordo com a atual teoria da "Bíblia somente", nas circunstâncias acima, ele também teria sido necessário para os primeiros cristãos a ler todos os livros duvidosos e, por iluminação interior, juiz que foram e que não foram divinamente inspirada .

Onze
Quem finalmente se decidir quais livros foram inspirados e, portanto, pertencia ao Novo Testamento? Pouco antes de 400 AD um Conselho Geral da Igreja Católica, usando a autoridade infalível que Cristo deu a sua própria instituição divina, finalmente decidiu que livros realmente pertencia ao Novo Testamento e que não o fez.

Ou a Igreja neste Conselho Geral era infalível, ou não era. Se a Igreja é infalível, então, por que não é infalível agora? Se a Igreja não era infalível, então, nesse caso, o Novo Testamento não vale o papel em que está escrito, pois evidências internas de autenticidade e inspiração são conclusivos e porque o trabalho deste Conselho não pode agora ser de novo; isso é óbvio da resposta para a próxima pergunta.

COMENTÁRIO: Tendo em vista esses fatos históricos, é difícil ver como os não-católicos se pode negar que foi a partir do (Roman) Igreja Católica que eles receberam do Novo Testamento.

Doze
Por que é impossível para o moderno não-católicos para verificar todo o trabalho feito pela Igreja anterior a 400. AD? Os escritos originais eram do material frágil chamado papiro, que tinha, mas qualidades duradouras temporários. Enquanto os livros julgados para ser inspirado pela Igreja Católica foram cuidadosamente copiados por seus monges, os rejeitados, nesse momento foram autorizados a se desintegrar, por falta de mais interesse neles.

COMENTÁRIO. Então o que resta para os não-católicos, a não ser confiar na Igreja Católica ter agido sob inspiração divina; se, nesse momento, por que não agora?

Treze
Será que a teoria da interpretação particular do Novo Testamento ter sido possível para o ano de 400 dC? Não, porque, como já foi dito, o Novo Testamento, como tal, já existia.

COMENTÁRIO: Se os nossos irmãos não-católicos de hoje não tinha Bíblias, como eles poderiam imaginar seguindo a teoria da "Bíblia somente interpretado privada"; mas antes de 400 dC, no Novo Testamento eram completamente indisponível.

Catorze
Será que a teoria da interpretação privada ter sido possível entre 400 dC e 1440 dC, quando a impressão foi inventado? Não, o custo de Bíblias indivíduo escrito à mão era proibitivo; Além disso, devido à escassez de livros, e outros motivos, a capacidade de ler foi limitada a uma pequena minoria. A Igreja usou arte, teatro e outros meios para transmitir mensagens bíblicas.

COMENTÁRIO: Para propuseram a teoria da "Bíblia somente" durante o período acima teria sido manifestamente inviável e irracional

Quinze
Quem copiado e conservou a Bíblia durante o intervalo entre 400 dC e 1440 dC? 

Os monges católicos; em muitos casos, estes passaram a vida inteira para dar ao mundo as cópias pessoalmente escritas das Escrituras, antes da impressão foi inventado.

COMENTÁRIO: Apesar disso, a Igreja Católica é acusado de ter tentado destruir a Bíblia; ela tinha desejado para fazer isso, ela tinha 1500 anos dentro dos quais a fazê-lo.

Dezesseis
Quem deu os reformadores a autoridade para mudar ao longo da uma Fé, um só rebanho e um programa de Shepherd, ao da "Bíblia somente teoria"? São Paulo parece responder a acima, quando ele disse: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho a vós do que aquele que nós já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1-8 - versão protestante).

COMENTÁRIO: Se em 300 anos, um terço do cristianismo foi dividida em pelo menos 300 seitas, quantas seitas três terços do cristianismo têm produzido em 1900 anos? (A resposta é 5700).

Dezessete
Desde Lutero, quais as consequências que se seguiram a partir do uso da teoria da "Bíblia-only" e sua interpretação pessoal? Exatamente o que St. Paul previu quando disse: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas depois as suas próprias concupiscências, ajuntarão para si mestres, tendo comichão nos ouvidos". 2 Timóteo 4-3 (edição protestante). De acordo com o Almanaque Mundial de 1953, há nos Estados Unidos 20 diferentes organizações de metodistas, 22 tipos de batistas, 10 ramos de presbiterianos, 13 organizações de menonitas, 18 dos luteranos e centenas de outras denominações.

COMENTÁRIO: A teoria da "Bíblia somente" pode de fato atender a auto-exaltação do indivíduo, mas certamente não conduzir à aquisição da verdade divina.

Dezoito
No sistema de Cristo, que parte importante tem a Bíblia? A Bíblia é uma fonte preciosa de verdade religiosa; outras fontes são registros históricos (tradição) ea presença permanente do Espírito Santo.

COMENTÁRIO: A eliminação de qualquer um dos três elementos da equação da verdadeira Igreja de Cristo seria fatal para suas pretensões de ser tal.

Dezenove
Agora que o Novo Testamento está completo e disponível, o problema insolúvel permanece? A impossibilidade de a Bíblia para explicar a si mesmo ea consequente multiplicidade de erros que as pessoas fazem por sua teoria da interpretação privada. Por isso, é indiscutível que a Bíblia deve ter um intérprete autorizado.

2 Pedro 1-20: Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
2 Pedro 3-16: Como também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas; em que algumas coisas difíceis de entender, que os que são ignorantes e instáveis ​​torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Atos 8-30: E, correndo Filipe com ele, e ouviu-o ler o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? 31. E ele disse: Como poderei entender, exceto alguns homens não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.

COMENTÁRIO: Só indo na suposição de que a falsidade é tão aceitável a Deus como é a verdade, pode a teoria da "Bíblia somente" ser defendida.

Vinte
Quem é o expositor oficial das Escrituras? O Espírito Santo, agindo através e dentro da Igreja que Cristo fundou dezenove séculos atrás; a Bíblia ensina por meio de quem, na Igreja, vêm as interpretações oficiais; Da lei e da palavra de Deus Deus.

Lucas 10-16: Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita a mim me rejeita; e aquele que me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Matt. 16-18: E eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Mal. 2-7: Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e eles devem buscar a lei da sua boca, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos.

COMENTÁRIO: Anteriormente, pelo menos, foi comum de que quando as pessoas lêem a Bíblia com cuidado e oração, o Espírito Santo que guia cada indivíduo a um conhecimento da verdade. Isso é muito mais do que as reivindicações da Igreja Católica para até mesmo o próprio papa. Só depois estendido consulta e estudo, com muita oração fervorosa, que ele raramente e solenemente tomar tal decisão.

Vinte e Um
Quais são os efeitos do uso católica da Bíblia? Independentemente do que as pessoas podem pensar sobre a Igreja Católica, devem admitir que o seu sistema obtém resultados no caminho da unidade da regra e da unidade da fé; indicação em contrário, uma só fé, um só rebanho e um só Pastor.

COMENTÁRIO: Se muitos milhões de não-católicos em todas as nações, por ler a Bíblia com cuidado e oração, teve exatamente a mesma fé, chegaram às mesmas conclusões, então esta teoria pode merecer a consideração séria de inteligentes, bem dispostos pessoas-mas não de outra forma.

Vinte e Dois
Por que essas tantas igrejas não-católicas? Porque há tanta coisa diferente interpretação da Bíblia; há tanta coisa diferente interpretação da Bíblia, porque há tanta coisa errada interpretação; há tanta interpretação errada, porque o sistema de interpretação é radicalmente errado. Você não pode ter um só rebanho e um só Pastor, uma só fé e um só batismo, ao permitir que cada homem e cada mulher para distorcer e perverter as Escrituras de acordo com as suas próprias teorias de estimação.

COMENTÁRIO: Para dizer que a leitura da Bíblia é uma prática intensamente cristão, é para enunciar uma bela verdade; para dizer que a leitura da Bíblia é a única fonte de fé religiosa, é fazer uma declaração infelizmente errônea.

Vinte e três
Sem o auxílio divino, poderia a Igreja Católica tem mantido sua única fé, um só rebanho e um pastor? Não mais do que as seitas não-católicas têm feito; eles são uma prova do que acontece quando, sem ajuda divina, os grupos se esforçam para fazer o humanamente impossível.

COMENTÁRIO: católicos amar, venerar, use a Bíblia; mas eles também sabem que só a Bíblia não é o sistema de Cristo, mas apenas um livro precioso, um meio, uma ajuda por que a Igreja continua a sua missão de "pregar o Evangelho a toda criatura viva" e para continuar a pregar a "para o fim dos tempos ".

Vinte e quatro
Houve Bíblias impressas antes de Lutero? Quando a imprensa foi inventada cerca de 1440, um dos primeiros, se não o mais antigo livro impresso, foi uma edição da Bíblia Católica impresso por John Gutenberg. Afirma-se confiantemente que 626 edições da Bíblia católica, ou partes do mesmo, tinha vindo de imprensa através da agência da Igreja, nos países onde a sua influência prevaleceram, antes da versão alemã de Lutero apareceu em 1534. Destes, muitos estavam em vários línguas europeias. Daí "descoberta" de Lutero da Bíblia supostamente desconhecido em Erfurt em 1503 é um daqueles estranhos, calúnias selvagens com que a literatura anti-católica abunda.

COMENTÁRIO: peças hoje da Bíblia são lidos na língua vernácula de cada altar católico, todos os domingos. A Igreja concede um prêmio espiritual ou indulgência para aqueles que lêem a Bíblia; cada família católica tem, ou deveria ter, uma Bíblia em casa. Milhões de Bíblias católicas são vendidos anualmente.

Vinte e Cinco
Durante a Idade Média, que a hostilidade manifesta Igreja Católica para a Bíblia como seus adversários afirmam? Sob estresse de circunstâncias especiais, vários regulamentos foram feitos pela Igreja para proteger as pessoas de serem envenenados espiritualmente pelas traduções corrompidas e distorcidas da Bíblia; daí oposição aos valdenses, albigenses, Wycliff e Tyndale.

COMENTÁRIO: clérigos individuais podem às vezes ter ido longe demais em seu zelo, para não menosprezar a Bíblia, mas para protegê-lo. Não há ação humana em que a autoridade é exercida sempre irrepreensivelmente.
Origem da Igreja de Cristo.

A Bíblia ensina que a verdadeira Igreja de Cristo começou com mais de 1.900 anos atrás, e não com homens ou mulheres de 15 a 19 séculos mais tarde. Foi fundada quando Nosso Senhor falou o seguinte e outras palavras similares:
ther; todas as outras de 300 a 500 seitas foram criados a partir de então.
Autoridade da Igreja de Cristo.

A Bíblia ensina que os governantes da Igreja de Cristo tem autoridade que deve ser obedecida em matéria de religião.

Heb. 13, 17: Obedeça os que têm o governo sobre vocês e sujeitai-vos a eles velam por vossas almas como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo, porque isso não é rentável para você.
Matt 18-17: E se ele recusar ouvi-los dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja que ele seja para ti como um pagão e um publicano.
Lucas 10-16: Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita a mim me rejeita; e aquele que me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Matt. 16-19: E eu te darei (Peter) as chaves do reino dos céus, e tudo o que (Pedro) ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que (Pedro) que desligares na terra será desligado no céu.

COMENTÁRIO: Os apóstolos repetidamente afirmado esta autoridade: Gal. 1-8; João 1-10; Atos 15, 23 e 28. Daí as leis ou preceitos da Igreja verdadeira é fundada sobre a mesma autoridade que os mandamentos de Deus. Para a Igreja de Cristo tem autoridade para agir em seu nome.
Infalibilidade da Igreja de Cristo ou seja, Que não pode errar em ensinar religião de Cristo.

Um
A Bíblia ensina que não a própria Bíblia, mas o Espírito Santo era o professor dos Apóstolos.
João 14-26: Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas. e trazer todas as coisas à sua lembrança, tudo o que eu disse até you.John 16-13: Como ser quando ele, o Espírito da verdade, vier, ele vos guiará a toda a verdade. . .
Atos 1-8: Mas recebereis poder, ao que o Espírito Santo vem sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.

COMENTÁRIO: Em conseqüência, a verdadeira Igreja era necessariamente infalível, sendo que São Paulo disse (l Timóteo 5-15) "a coluna e firmeza da verdade."
Dois
A Bíblia ensina que a Igreja tem a Cristo sempre com ele eo Espírito Santo sempre para guiá-la, não só durante o primeiro século, mas durante todas as idades futuras.
Matt. 28-20: Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado: e eis que eu estou convosco, até o fim do mundo. Amen.
João 14-16: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.

COMENTÁRIO: Por isso, é um insulto a Cristo e ao Espírito Santo para dizer que a Igreja de Deus caiu em erro e teve que ser reformada por Lutero, Calvino e outros homens ou mulheres.
Perpetuidade da Igreja Original
A Bíblia ensina que a Igreja visível de Cristo teve e nunca vai ter existência ininterrupta.

Matt. 28, 19-20: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. . . E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo.
Matt. 16-18:. . . e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
COMENTÁRIO: Daí a teoria de que a Igreja de Cristo, que começou com Cristo não-tornou-se inexistente para 1000 ou mais anos e, em seguida, foi revivida por qualquer Lutero, Calvino, Knox ou algum outro homem ou mulher, é ridículo e falso.

A unidade visível

A Bíblia ensina que Cristo atribuída a suas qualidades Igreja e deu a ele os nomes que provaram que ele seja uma organização visível com a unidade visível entre os seus seguidores.
Romanos 12-5: assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
Ef. 4-3 para 5-3: procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 4. Há um só corpo e um só Espírito como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação. 5. Um só Senhor, uma só fé, um só batismo, etc...
João 10-16: E tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

ROM. 12, 4-5: Porque, como temos muitos membros em um corpo, e nem todos os membros têm a mesma função, etc
João 17-21: Que eles sejam um, como tu Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles sejam um em nós; que (em consequência) o mundo creia que tu me enviaste.

Em muitos lugares da Escritura, a Igreja de Cristo é comparada a uma casa, um corpo, uma cidade construída sobre um monte, um curral, etc; mas estas são todas as coisas visíveis. Por isso a Igreja de Cristo, além de ser um espírito também é "um só corpo." A Igreja Católica só tem essa unidade dupla. A teoria do "invisível" é, portanto, falso no rosto dele.

COMENTÁRIO: Contraste a unidade da Fé, Dobre e pastor na Igreja Católica com os dissidentes, princípios contraditórios de 400 organizações protestantes ea divindade do antigo torna-se óbvio e certo.
Pecadores e Igreja de Cristo.

UM
A Bíblia ensina que Cristo morreu por todos os homens, tanto os santos e pecadores; e não apenas para o "salvo ou predestinado."
II Coríntios. 5-15: E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
ROM. 5, 6-21: Porque, quando ainda estávamos sem força, no devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios, etc...

I João 2-2: E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.
I Tm. 2-4: Que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

COMENTÁRIO: Assim, para a Igreja Católica a alma do criminoso condenado no cadafalso é um objeto de concurso solicitude assim como, a Nosso Senhor, era o ladrão na cruz.

DOIS
A Bíblia ensina que não só os justos, mas os pecadores sempre reivindicam associação externa na verdadeira Igreja.
Matt. 22-2: A parábola do rei que celebrou as bodas de seu filho.
Matt.13-24: A parábola do campo em que cresceu tanto de grãos e berbigão.
II Tm. 2-20: Mas, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro: uns para honra e outros para desonra.

Matt. 18-15: Ora, se teu irmão pecar contra ti. vai e repreende-o entre ti e ele só: se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Matt. 13-47: Parábola da rede que, lançada ao mar, e reuniu todos os tipos de peixe, salgados e desagradável.

COMENTÁRIO: Por isso que as pessoas ímpias se dizem católicos, mas são tão apenas no nome, não é uma reflexão sobre a própria Igreja. É, antes, uma verificação das profecias de Cristo.

Catolicidade da Igreja

A Bíblia ensina que desde o início e em todas as épocas da verdadeira Igreja de Cristo é todo o mundo ou universal; a palavra grega usada é "Katholikos", a partir do qual o Inglês palavra "católico" é derivado.
Matt. 28, 19: Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Mark 16-15: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

Atos 1-8: Mas recebereis poder, ao que o Espírito Santo vem sobre vós, e sereis testemunhas de mim, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia; e Samaria, e até aos confins parte da Terra.

ROM. 10-18: Mas eu digo, não ouviram? Sim, na verdade, seu som percorreu toda a terra, e as suas palavras até os confins do mundo.
COMENTÁRIO: Com exceção da Igreja Católica, o que organização cristã tem ainda uma reivindicação remoto para a universalidade, no ponto do lugar e no ponto de tempo? Mas isso é o que a natureza essencial da Igreja exige de Cristo.

APOSTOLICIDADE

A Bíblia ensina que os Apóstolos nomeado legítimos sucessores para continuar seu trabalho.

Tito, 1-5: Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas que estava querendo, e ordenar presbíteros (sacerdotes) ou seja, em cada cidade, como já te mandei.

Atos, 13, 2 e 3: Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho lembrou-los. 3. E jejuando e orando, e pondo as mãos sobre eles, os despediram.

COMENTÁRIO: Saul ou St. Paul havia sido escolhido pelo próprio Cristo; ainda mais tarde ele foi ordenado por autoridade apostólica. Com que direito, em seguida, faz um Dowie, Eddy, Russel, Calvino, Knox, Campbell, ou seus agentes assumem o papel de regente, professor, fundador de uma igreja "cristã"?

O PAPA PRIMEIRO
A Bíblia ensina a um (e apenas um) Igreja que Cristo fundou tinha Simon Bar-Jona ou Peter pela sua cabeça. (Nosso Senhor tinha mudado seu nome de Simon Bar Jona a Pedro.)

Matt. 16, 18-19: E eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus, etc...

Mais tarde, o Senhor fez-Peter Simon pastor de ambos os cordeiros e as ovelhas, que é todo o seu rebanho.

João 21, 15 a 17: Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. 16 Disse-lhe pela segunda vez. Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe. Apascenta as minhas ovelhas. 17. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Pedro entristeceu-se por ele lhe disse: Pela terceira vez, amas-me tu? E ele disse-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Nosso Senhor prometeu que Peter iria confirmar a fé dos outros Apóstolos:
Lucas 22-32: Mas eu roguei por ti (Pedro) para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

COMENTÁRIO: Por isso só a Igreja tendo Pedro e seus sucessores legais para a sua cabeça pode logicamente a pretensão de ser a Igreja de Cristo.

BATISMO
UM
A Bíblia ensina que nos tempos apostólicos foram batizados famílias inteiras.
Atos 16-33: E, tomando-a mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.

I Coríntios. 1-16: E batizei também a família de Estéfanas; além disso, eu não sei se batizei algum outro.

Atos 16-15: E quando ela foi batizada, ela ea sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu.

COMENTÁRIO: Sem dúvida, havia crianças dessas famílias. Além disso, os primeiros registros da Igreja provar que as crianças foram batizadas de alguns dias após o nascimento.

DOIS
A Bíblia ensina que (para pessoas adultas a quem o Evangelho pode ser pregado) a fé é uma condição necessária para o batismo.
Mark 16-16: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Matt. 28-19: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

COMENTÁRIO: Neste texto não se trata de crianças, a quem o Evangelho não pode ser pregado e que, portanto, não podia acreditar. Para eles, não a fé, mas apenas o batismo é necessário, que o pecado original pode ser lavado e graça sobrenatural transmitido a eles.

TRÊS
A Bíblia ensina que ninguém em tudo (portanto, nem mesmo uma criança) pode entrar no Reino de Deus, sem o batismo.
John 3-5: Jesus respondeu. Em verdade, em verdade te digo. Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.

COMENTÁRIO: A expressão "um homem" ou "tis" em grego significa qualquer um em tudo. Assim, este texto se aplica a ambos os bebês e adultos.

CONFIRMAÇÃO

A Bíblia ensina que há uma lei tal cristão ou sacramento como a confirmação ou a "imposição das mãos", pelo qual recebemos o Espírito Santo.

Atos 8, 14-15 e 17:. Agora, quando os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João:. 15 Quem, quando foram descido, oraram por eles, que eles podem receber o Espírito Santo:. 17 Então lhes impuseram as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo.

Atos 19-6: E quando Paulo impôs suas mãos sobre eles, o Espírito Santo veio sobre eles; e falavam em línguas e profetizavam.

Heb. 6-2: E da doutrina dos batismos e da imposição de mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.

COMENTÁRIO: Na Igreja primitiva, o sacramento da "imposição das mãos" foi muitas vezes atendido com efeitos milagrosos visíveis, o que não é geralmente o caso agora. Mas o próprio Sacramento permanece o mesmo quando conferido por um bispo legalmente consagrada como um sucessor dos Apóstolos.

Sagrada Eucaristia: Cristo realmente NELE PRESENTE

ONE
A Bíblia ensina que ao fazer a sua última vontade e testamento, Cristo deu-nos o seu próprio Corpo e Sangue.
Marcos 14, 22-24: E, como comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei: Isto é o meu corpo. 23. E, tomando o cálice, e tendo dado graças. ele deu a eles, e todos beberam dele. 24. E ele disse-lhes: Isto é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos.

COMENTÁRIO: Cristo ter dito "isto é o meu corpo", que deve negá-lo e dizer "este não é o seu corpo." Cristo ter dito "este é o meu sangue", que deve negar e dizer: "este não é o seu sangue."

DOIS
A Bíblia ensina que Nosso Senhor solenemente afirmou que sua Eucaristia foi superior ao alimento milagroso (João 6-11 a 13) e para o maná (Êxodo 16-15).
João 6, 26: Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo; a mim que buscais, não porque vistes sinais, mas porque vocês comeram os pães e ficaram satisfeitos. 27. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará. etc 31 Nossos pais comeram o maná no deserto; como está escrito: Deu-lhes pão do céu para comer. . 32 Então Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade eu vos digo: Moisés não deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.

COMENTÁRIO: Mas se a Eucaristia fosse apenas pão e vinho, e não o Corpo eo Sangue de Cristo, estas declarações constituiria fraude grosseira.

TRÊS
A Bíblia ensina que Cristo Eucaristia, na verdade, veio do Céu; em outras palavras, de que era realmente o seu próprio eu.
João 6, 33: Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. 35 .. . Eu sou o pão da vida ... 38 .... Porque eu desci do céu, etc 41. Então os judeus murmuravam dele, porque ele disse que eu sou o pão que desceu do céu, etc 48. Eu sou o pão da vida. 49. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50. Este é o pão que desce do céu, para que um homem dele comer não morra.. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu: se alguém comer deste pão, viverá para sempre; eo pão que eu darei é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo.

COMENTÁRIO: Aqui Nosso Senhor resume e confirma o que Ele havia dito em partes um e dois acima; refletir também que a simples pão e vinho não desce do céu. Nem é carne de Cristo, como Ele afirma expressamente a sua Sagrada Eucaristia.

QUATRO
A Bíblia ensina que ao ouvir a afirmação de Nosso Senhor sobre a Sagrada Eucaristia, muitos judeus se tornaram Manifestantes ou protestantes.
João 6, 52: pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a sua carne a comer?

Comentário: Se eles tivessem dito, como isso pode Deus fazer isso, não teria havido nenhuma dificuldade, pois Deus pode fazer todas as coisas.

CINCO
A Bíblia ensina que, apesar de os judeus mais extenuante objeções-Cristo não corrigir ou modificar a sua declaração (o que ele teria feito se não tivesse havido um mal-entendido); mas insistiu que a mais sobre a realidade de sua presença na Eucaristia.

João 6, 53: Então Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. . 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55. Para a minha carne é verdadeira comida, e pelo sangue é verdadeira bebida. 56. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece ches que Jesus permitiu que muitos dos seus discípulos a abandoná-lo, ao invés de substituir a versão protestante da sua Eucaristia, por aquilo que Ele tinha dado.

João 6-60: Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo eles isto, disse, este é um duro discurso; quem o pode ouvir? 66. Desde então muitos dos seus discípulos voltaram para trás e já não andavam com ele.
COMENTÁRIO: O que é um conceito estranho a pessoa deve ter de Cristo a imaginar que ele teria agido desta maneira, se os discípulos tinham realmente entendido mal-Lo. (Ver também João 3, 3-7 e João 8, 56-9).

SETE
A Bíblia ensina que Jesus teria permitido que seus doze apóstolos também abandoná-lo, em vez de dar-lhes a versão protestante da sua Eucaristia.
João 6, 67: Então disse Jesus aos doze. Quereis vós também retirar-vos? 68. Simão Pedro respondeu-lhe. Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 69. E nós acreditamos e temos a certeza que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

COMENTÁRIO: Peter como sempre teve a visão correta. Ele acreditava e sabia que Cristo era Deus, por isso ele aceitou a sua palavra divina, difícil de entender, embora possa ter sido. Católicos amorosamente fazer o mesmo.

OITO
São Paulo ensina que a recepção indigna da Sagrada Comunhão constitui uma profanação do Corpo e Sangue de Cristo, e é a causa da condenação.
I Coríntios. 11, 27: Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
I Coríntios. 11 de 29. Porque o que come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

COMENTÁRIO: Vamos descrentes na verdade do verdadeiro esforço presença do nosso Senhor para mostrar como a tomada de um simples pedaço de pão ou um gole de vinho pode ser uma profanação do próprio Cristo e um crime digno de condenação.

Culto público na verdadeira Igreja

A Bíblia ensina que há um sacrifício e sacerdócio na nova lei.
Mal. 1, 11: Mas desde o nascente do sol até o pôr-do-mesmo o meu nome é grande entre as nações e em todo lugar incenso deve ser oferecido ao meu nome, e uma oblação pura;
Heb. 13, 10: Temos um altar, do qual não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo (do templo judeu).

COMENTÁRIO: O serviço de comunhão protestante habitual não se destina a ser um ato de sacrifício que a palavra "altar" do profeta conota. Onde hoje, exceto na Igreja Católica que encontramos entre os cristãos um altar de sacrifício e uma oblação pura, ou seja, o sacrifício do Corpo e do Sangue de Cristo sob a aparência de pão e vinho?

CONFISSÃO

ONE
A Bíblia ensina que a confissão dos pecados é um requisito comum para obter o perdão.

Números 5, 6-7: Fala aos filhos de Israel. Quando um homem ou mulher cometer qualquer pecado que os homens cometem. . . Em seguida, eles devem confessar seus pecados que eles têm feito, etc...

Provérbios 28, 13: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
II Samuel 12, 13: Depois que Davi confessou seus pecados ao profeta Natã lhe foi dada garantia de perdão.
Lucas 23, 43: Quando o ladrão na cruz, pois, confessou o Senhor lhe prometeu o paraíso.

I João 1, 9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça, etc...

Matt. 3, 5-6: Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão. E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

Atos 19, 18: E muitos dos que haviam crido vinham (aos Apóstolos), confessando e revelando os seus feitos.

COMENTÁRIO: confissão privado é necessariamente contido no duplo poder que Cristo deu à Igreja o poder de perdoar ou reter os pecados que as circunstâncias o exijam. Para fazê-lo com prudência, o "ministro da reconciliação" deve ter as informações necessárias, que as fontes de penitentes com a confissão.

DOIS
A Bíblia ensina que Cristo deu aos ministros ordenados validamente de sua própria Igreja o poder de perdoar os pecados.

2 Coríntios. 5, 20: De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus suplicasse a vocês por nós; oramos você em lugar de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

João 20-21: Então Jesus disse-lhes de novo. Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados vos mandato, são-lhes perdoados: E de quem perdoardes os pecados reter, são retidos.

Matt. 18, 18: tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus, e tudo o que vos desligardes na terra será desligado nos céus.

2 Coríntios. 5, 18, 20 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu a do Ministério da reconciliação.

COMENTÁRIO: Todos os poderes puramente espirituais que Cristo conferiu a sua Igreja foram dadas a ele perpetuamente exceto onde há necessidade de um tal poder permaneceu. Mas quem vai dizer que não há mais qualquer necessidade de o poder de perdoar pecados, que o pecado não é mais um problema ao vivo sobre a terra?

Extrema unção

A Bíblia ensina que a unção do doente com óleo e oração pelos sacerdotes da Igreja (chamado Extrema Unção) pode obter o perdão dos pecados e até mesmo refresco do corpo.
Tiago 5, 14-16: É alguém entre vós doente? Chame os anciãos (ou seja, sacerdotes) da igreja; e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15. E a oração da fé salvará o doente, eo Senhor o levantará, e, se houver cometido pecados, serão perdoados.

COMENTÁRIO: Como todas essas ordenanças espirituais derivadas de Cristo e os Apóstolos eram de sua própria natureza perpétua, não há absolutamente nenhuma razão para dizer que a extrema-unção como aqui descrito foi, mas uma instituição temporária.

Ordens Sacras

ONE
A Bíblia ensina que Cristo tem embaixadores ou agentes (seus bispos e sacerdotes) que representam Dele neste mundo.

2 Coríntios. 5-20: De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós vos rogamos: oramos você em lugar de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

I Coríntios. 4, l: Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
João 20, 21: Então Jesus disse-lhes de novo. Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio.

COMENTÁRIO: Não é de admirar que a Igreja Católica impõe tais obrigações sérias sobre os seus sacerdotes. O fato de que um indivíduo ocasional pode ser infiel às suas obrigações não prova nada contra Cristo ou sua Igreja. O fato de que muitos caluniar e difamar os sacerdotes, só os torna tanto mais como seu Divino Mestre.

DOIS
A Bíblia ensina que o escritório do bispo, sacerdotes, etc, na Igreja verdadeira vem por determinação divina; isto é, Deus dá aos indivíduos uma vocação especial a este chamado.

Heb. 5, 4: E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Aarão.

Heb. 5, 1: Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados.

João 15, 16: Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto; e que o vosso fruto permaneça, que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele pode dar a você.
João 20-21: Então Jesus disse-lhes de novo. Paz seja convosco; como o Pai me enviou, também eu vos envio.

Comentário: a maioria anti-bíblica, portanto, é a prática de congregações ordenação, comissionamento seus ministros para pregar o evangelho a eles. Essa autoridade vem de Cristo, através dos Apóstolos e seus sucessores legais.

TRÊS
A Bíblia ensina que os apóstolos realmente nomeados assistentes legais e sucessores para continuar seu trabalho.

Tito 1-5: Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas que ainda restam, e ordenar os anciãos (ou seja, sacerdotes) em cada cidade, como já te mandei.

Atos 13, 2 e 3: servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo, separar-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3. E jejuando e orando, e pondo as mãos sobre eles, os despediram.

COMENTÁRIO: Ordens Sagradas é um sacramento especial que transmite o poder ea autoridade apostólica através dos séculos.

MULHERES como ministros

A Bíblia ensina que é ilegal ter ministras que falam ou pregam nas Igrejas.
I Coríntios. 14, 34: As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas, pois não lhes é permitido falar, etc...

COMENTÁRIO: Em vista disso, é difícil ver como qualquer um pode tomar para si a anulam a palavra de Deus, por ter mulheres pregadores, ministros ou evangelistas.

MATRIMÔNIO E DIVÓRCIO

ONE
A Bíblia ensina que o casamento legal não pode ser dissolvido por nenhum poder humano.

Matt. 19, 6: Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem.

COMENTÁRIO: Esta doutrina é mantida em um grande preço pela Igreja Católica. Do velho lhe custou quase toda a Inglaterra. Hoje ela perde milhares a cada ano por causa de sua posição inflexível sobre este assunto. Mas ela não o contrário, ela deixaria de ser a verdadeira Igreja de Cristo.

DOIS
A Bíblia ensina que o novo casamento (durante a vida do ex-consorte) é adultério.

I Coríntios. 7, 10-11: Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; mas, se apartar que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e não deixe o marido repudiar sua mulher.
Marcos 10, 11-12: E disse-lhes: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra, comete adultério contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outra comete adultério.

Lucas 16-18: Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério.

COMENTÁRIO: Se uma das partes comete adultério a outra parte pode, em certas circunstâncias, viver separado do culpado; mas não pode se casar de novo durante a vida do ex-consorte. Este é o verdadeiro significado de Matt. 19, 9.

PURGATÓRIO

A Bíblia ensina (a) que alguns pecados são perdoados no outro mundo; (B) que algumas almas são salvas no outro mundo "pelo fogo"; (C) que é útil e benéfico para rezar pelos mortos.

Matt. 12-32: Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo vindouro.(Alguns pecados podem ser perdoados, portanto, após a morte.)

I Coríntios. 3, 13 e 15: obra de cada um se manifestará, porque o dia a declarará, porque será revelada pelo fogo eo fogo provará o trabalho de cada um de que tipo ele é. . 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas ele mesmo será salvo, todavia como pelo fogo.

2 Macabeus, 12-46: (Este é um dos livros do Antigo Testamento omitidos da Bíblia protestante). Por isso, é um pensamento santo e salutar rezar pelos mortos para que eles sejam libertados dos seus pecados.

COMENTÁRIO: Como nada contaminado pode entrar no Céu (Ap 21-27), deve necessariamente existir um estado de limpeza ou purificação geralmente chamado de "purgatório".

Quadros e estátuas

A Bíblia ensina que Deus aprova o uso e veneração de imagens sagradas e imagens para estimular o fervor religioso.

Êxodo. 25-18: Farás também dois querubins de ouro, de ouro batido os farás eles, nas duas extremidades do propiciatório.

Números 21, 8-9: E o Senhor disse a Moisés. Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste, e ele deve vir a passar, que todo aquele que for mordido, quando ele olha em cima dele, viverá.

João 3, 14: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado.

I Reis 6-29: E ele esculpiu todas as paredes da casa em redor com figuras esculpidas de querubins, de palmas e de flores abertas, dentro e fora. (Veja também os versículos 32 e 35).

COMENTÁRIO: Por isso os homens não são proibidos "para fazer para ti imagem de escultura," exceto quando este está a ser criado e adorado como um deus.

Cinza sobre cinza quarta-feira

A Bíblia ensina a utilidade de cinzas como um sinal de penitência.
Job. 42, 6: Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Jonas 3, 6: A notícia chegou também ao rei de Nínive, e ele se levantou do seu trono e colocou o roupão dele, e cobriu-se de saco e sentou-se em cinzas.
COMENTÁRIO: Daí a crítica de cinzas abençoadas e sacramentais católicos semelhantes é irreverente e irreligiosos.
Paramentos na Missa
A Bíblia ensina que vestimentas especiais são usados ​​por aqueles que exercem funções sagradas.
Êxodo. 28-4: E estas são as vestes que farão; um peitoral, e um éfode, e um manto, uma túnica bordada, uma mitra e um cinto, e eles serão as vestes sagradas para Arão, teu irmão, e seus filhos, para que me servirem no escritório do padre.

COMENTÁRIO: Assim paramentos católicos não são de forma "supersticioso", mas conforme a precedente bíblico.

ÁGUA SANTA

A Bíblia ensina que já nos tempos antigos, Deus não só permitiu, mas ordenou o uso de água benta.

Números 5-17: E o sacerdote tomará água santa num vaso de barro e do pó que houver no chão do tabernáculo, o sacerdote deve tomar, e colocá-lo na água.

COMENTÁRIO: Por isso a Igreja Católica deve ser elogiado, não culpou, por seguir a Sagrada Escritura.

RELÍQUIAS DOS SANTOS

A Bíblia ensina que é correto e benéfico para venerar as relíquias de personagens sagrados ou coisas.

2 King, 2, 8-14: A capa de Elias.
Êxodo 7, 10: A vara de Aarão.

Matt 9, 20-21: Também Matt. 14-36: A orla do manto de nosso Senhor.
Atos 19, 12: De modo que a partir de seu corpo foi trazido até os doentes, os lenços e aventais, e as enfermidades fugiam deles, e o espírito maligno saiu deles.

Atos 5, 15-16: tal modo que levaram os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao menos a sombra de Pedro passasse, cobrisse alguns deles.

COMENTÁRIO: Assim, enquanto a Igreja Católica proíbe seus filhos a orar a relíquias de Cristo e dos santos, ou de agir em relação a eles como se eles tivessem qualquer poder em si mesmas; ela justamente nos ensina a honrar as relíquias para o que eles representam. Da mesma forma, os americanos honram a bandeira por causa de seu simbolismo.

Uso do incenso

A Bíblia ensina que o incenso simbolizando a oração pode ser usado em igrejas ao oferecer louvor e adoração a Deus.

Rev. 8, 3 E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono.
Salmo 141-2: Suba a minha oração ser definido diante de ti como incenso eo levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde.

COMENTÁRIO: cerimônias católicas Assim, o uso do incenso, etc, todos têm base bíblica.

HERESIAS

A Bíblia ensina que aqueles que rejeitam voluntariamente a verdadeira fé, classificam-se com os hereges e as almas perdidas.

Tito 3-10: Um homem que é um herege depois da primeira e segunda admoestação, evita.

Gal. 1-8: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho a vós do que aquele que nós já vos tenho anunciado, seja anátema.

Gal. 1-9: Como dissemos antes, assim agora novamente o digo: Se alguém vos anuncie outro evangelho a vós do que aquele que vós recebestes seja anátema.

ROM. 16-17: Rogo-vos irmãos os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; e evitá-los.
2 João 10: Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não recebê-lo em sua casa, nem o saudeis.

COMENTÁRIO: Portanto, segundo a Bíblia, uma religião não é tão bom quanto o outro. É a verdadeira religião que Deus exige dos homens e que os homens são obrigados a praticar, a fim de salvar suas almas.

Necessidade de boas obras

A Bíblia ensina que a fé e as boas obras são necessárias para a salvação.
Tiago 2, 22-26: Vês que a fé cooperou com as suas obras e que pelas obras foi f mf mas quem não crer será condenado.

COMENTÁRIO: Daí a inutilidade de dizer: "Eu sou um cristão, eu sou um católico," a menos que se esforça sinceramente para servir a Deus. Por isso é necessário o erro flagrante de manter que a mera aceitação de Cristo como seu Salvador pessoal é tudo isso. Cristo é, vai ser o nosso Salvador pessoal só se exercermos a fé necessária e boas obras. Daí também a loucura de dizer: ". Não faz diferença o que você acredita"

Honrar Maria

A Bíblia ensina que Deus fez Maria, a mãe terrena da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; que os verdadeiros cristãos de todas as idades devem honrá-la: Leia Lucas 1, 26-35,

Lucas 1-48:. . ., Pois, eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

COMENTÁRIO: Uma vez que Deus honrou Maria mais do que outros seres angelicais ou humanos, não estamos autorizados, mesmo obrigados, a fazer o mesmo? Mas onde fora da Igreja Católica é este preceito, esta profecia cumprida?

Anjos e Santos honrando

A Bíblia ensina que os cidadãos do céu ter um interesse ativo e (dentro de limites) intervir nos assuntos dos homens.

Ef. 2-19: Agora, pois, não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.

Atos 12-7: E eis que o anjo do Senhor veio sobre ele, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.

Heb. 1-14: Não são todos eles espíritos ministradores, estabelecidos para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

Lucas 15-10: Da mesma forma que eu digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

COMENTÁRIO: Por isso a Igreja Católica é mais consistente em enumerar anjos entre protetores dos homens, patronos, pessoas bem-intencionadas. O mesmo pode ser dito dos santos de Deus no céu.
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Doutrina Católica é derivada destas quatro fontes:
1. Que a Bíblia ensina explicitamente ou implicitamente.

2. Material de Bíblia disponível é esclarecida ou complementados ou confirmado por verdades derivadas de registros históricos (tradição), tais como os escritos dos Padres, inscrições nas catacumbas, as regras iniciais e regulamentos da Igreja.

3. A orientação do Espírito Santo, que Cristo prometeu à sua Igreja (João 14-16 e 26).

4. Própria presença de Nosso Senhor na Igreja, segundo a sua promessa específica. (Mateus 28-20).

BÍBLIA E VANDALISMO

Em nossos dias, não há capricho, modismo ou fantasia de que alguém não tem a pretensão de provar a partir da Bíblia. Quase qualquer homem ou mulher é vaidosa o suficiente para colocar-se como um intérprete competente da palavra de Deus. "Eu acho que a Bíblia quer dizer isso, portanto, isso não significa isso," é a sua posição modesta. Estes homens e mulheres querem-lo completamente entendido que os nossos antepassados ​​na fé eram todos tolos que nos últimos 1.900 anos, o mundo cristão estava em negra escuridão. Com eles, no entanto, a luz veio ao mundo. A verdade é que nenhum livro no mundo de hoje é falsificada, distorcida, mal aplicado um décimo tanto como as Sagradas Escrituras.

Alguns, como os primeiros hereges, vai provar na Bíblia que Cristo é somente Deus e não o homem. Outros, como Unitários modernas, vai provar na Bíblia que Cristo é apenas o homem e não Deus.

Algumas denominações provará pela Bíblia que na Nova Lei, Cristo compartilhou seu sacerdócio com NINGUÉM. Outros vão provar na Bíblia que na Nova Lei, mesmo as mulheres são sacerdotes;portanto, os presbíteros de nome ou sacerdotes, dos quais "Presbiteriana" é derivado.

Uma seita provará pela Bíblia que o batismo é desnecessário para crianças, mas é necessário para adultos. Outros vão provar na Bíblia que o batismo é necessário para ninguém; que é apenas uma cerimônia, uma iniciação, como é exigido quando se junta a um lodge.

Campbellites ou "primeiros cristãos" provará pela Bíblia que para ser realmente batizado, é preciso estar totalmente imerso em água. Outros provar pela Bíblia que a coisa toda é desnecessária e deveria ser abandonado.

Russellitas provar pela Bíblia que não vai ser um milênio, mil anos, quando cada um vai ter um segundo julgamento. Calvinistas provar na Bíblia que uma grande parte da humanidade nem sequer obter um primeiro julgamento, mas são predestinados à condenação, independentemente de seus méritos.
Algumas seitas provar na Bíblia que o castigo eterno vai ser dado a quase todos, mas o pequeno punhado de sua falsa seita particular vai escapar. Mas outros provar pela Bíblia que todo mundo vai ser salvo.Para até mesmo assassinos, adúlteros, e aqueles que roubam as viúvas e os órfãos, e nunca se arrependem-se Cristo segurar os braços e dizer: ". Vinde, benditos de meu Pai, e possuir o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo"
Reduzido a praticar a sua teoria significa isso: Leia a Bíblia e acreditar que você gosta; se você gosta de teoria de Martin Luther, segui-lo; se preferir o cristianismo de João Calvino, abraçá-lo. Se você acha que Campbell, ou Dowie, ou a Sra. Eddy, ou os adventistas têm "descoberto" a verdade, conseguiram fazer o que Cristo deve ter deixado de fazer, em seguida, levá-los como seu guia. Se a teoria de nenhuma dessas pessoas combina com você, faça-se um você mesmo.

Eddy vai provar na Bíblia que o homem é tudo alma, o corpo é praticamente uma ilusão, e realmente não existe, "Estudantes da Bíblia" vai provar a partir da Bíblia que a alma é tudo ilusão você realmente tem nenhum Quando você morrer, sua alma não sabe de nada: a alma que Deus deu a Adão era apenas o ar e nada mais.

Na Bíblia, somos informados de servir ao Senhor com temor e tremor e por isso temos os shakers, os enlutados e as carpideiras. Mais uma vez na Bíblia, somos informados de se alegrar sempre no Senhor, outra vez digo se alegrar. E assim temos os cantores e os jumpers e os rolos. Certamente você poderia pensar que há uma variedade suficiente para atender a cada um, mas não parece, por novas seitas estão surgindo constantemente.

Todos estes pretendem provar a sua versão do cristianismo da Bíblia; todos estes estão dispostos a jurar que seu pequeno punhado são os únicos que estão bem e que todos os outros estão errados. Igreja de Cristo por 1.900 anos foi um completo fracasso, mas, felizmente, eles finalmente chegar a defini-lo corretamente. Enquanto isso, a própria Bíblia nos adverte:
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas ... se amontoarão para si doutores, tendo comichão nos ouvidos.". - (. 2 Tm 4-3).

Mais uma vez, referindo-se à epístola de São Paulo, o Príncipe dos Apóstolos diz-nos:
"Como também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas,. Em que são algumas coisas difíceis de entender, que os que são ignorantes e torcem instável, como o fazem também com as outras escrituras, para sua própria perdição" (2 Pedro. 3-16).

Aqui estão dez crianças. Dê-lhes tudo o mesmo problema simples de aritmética. Imagine que cada lhe dá uma resposta diferente. Desses dez respostas, você sabe que, pelo menos, nove estão errados.Talvez também o décimo. Aqui estão quatrocentas seitas. Peça-lhes tudo para resolver o problema: "O que a Bíblia ensina?" Cada um dá uma resposta diferente. Mas você sabe que apenas um pode ser realmente correta. Todo o resto está errado. Dois e dois são sempre quatro. Há milhares de respostas erradas para cada problema, mas apenas uma resposta correta.

PARÁBOLA DA FLORESTA

PARÁBOLA: Imagem para si mesmo uma floresta maravilhosamente belo e gigantesco, a milhares de quilômetros de largura e comprimento.
APLICAÇÃO: Na parábola, o Novo Testamento é esta floresta dramaticamente impressionante composta por inúmeras árvores gigantes. Cada uma dessas árvores representa; digamos, um verso ou conjunto de versos da Bíblia; há tantas árvores que a floresta como grupos de versículos do Antigo e Novo Testamentos.

PARÁBOLA: Em preparação para a floresta, os homens recuperado um deserto que foi regada, irrigada, de modo que nele as árvores gigantes poderiam ser cultivadas. Após o período de preparação, uma primeira parcela de árvores gigantes foi plantada; em seguida, após um outro intervalo de tempo, um segundo, um terceiro, e outros, até a grande floresta foi concluído.
APLICAÇÃO: O início do Novo Testamento se encaixam nesse cenário. Os primeiros dez anos de história da Igreja foi o tempo de preparação, durante o qual não uma linha do Novo Testamento havia sido escrito. Então, dez anos após a Ascensão de Nosso Senhor, São Mateus escreveu o primeiro Evangelho; segui-lo foram os evangelhos segundo São Marcos, São Lucas e São João, juntamente com outros livros inspirados; o último deles foi escrito cerca de 100 dC.

PARÁBOLA: Depois disso, por um tempo, adversidades e contratempos impediram o projeto; outras árvores, imitações do tipo desejado, criou raízes ao lado daqueles originalmente plantadas; depois de outro intervalo, com o retorno de circunstâncias mais favoráveis, o novo gigante da floresta mil quilômetros quadrados foi cuidadosamente limpos, podadas e crescimentos estranhos removidos.
APLICAÇÃO: Após os livros do Novo Testamento foram escritos veio a maior das perseguições, durante a qual outros livros, considerado por muitos para ser inspirado, foram escritos, e em maior ou menor grau, como tal foram considerados pelos primeiros cristãos. Com Constantino, em 313, a compilação do Novo Testamento começou. Finalmente, em 397 dC, ele foi colocado embaixo de um cobertor por um concílio geral da Igreja Católica.

PARÁBOLA Enquanto isso, antes mesmo da floresta havia crescido, a fim de que os seres humanos possam encontrar o seu caminho em segurança no deserto, e, posteriormente, através da floresta, um caminho cuidadosamente construído e guardado foi fornecido que os viajantes poderiam seguir pela floresta impenetrável. Os viajantes, além disso, foram dadas orientações, informações suplementares, para garantir a segurança em sua jornada.
APLICAÇÃO: Na parábola, o caminho através da grande floresta é a autoridade divina da Igreja visível de Cristo, que permite aos homens para entender corretamente a Palavra de Deus, em vez de ser presa teorias fez o homem-. As informações suplementares que os viajantes são recebidos registros históricos confiáveis, tais como os escritos dos Padres, as inscrições nas catacumbas, as regras e regulamentos da Igreja primitiva, todos os quais são chamados de Tradição.

PARÁBOLA: Mais tarde, em nossa parábola, vem de outros homens, que desprezam a seguir o caminho seguro cortar pela floresta sem trilhas de outra forma; estes entram na floresta, admirar suas proporções gigantescas e outras belezas emocionantes, mas sem nada para guiá-los, são rapidamente perdidos na floresta; alguns logo morrer de necessidade; outros suprir uma existência miserável, subsistindo em ervas, plantas e outros alimentos suficientes que os suprimentos florestais. Outros, no entanto, vagueia longa através das áreas sem trilhas, até que eles descobrem que o caminho guiando, que seguem em segurança.
MILHÕES perder o seu caminho
APLICAÇÃO: Nesta parte da parábola, aqueles que desprezam a seguir o caminho que leva à segurança, são os chamados reformadores, que rejeitam a fé cristã aceita de dezenove séculos e, cada um por si, se propõe a explorar a bela mas sem trilhas, floresta sem limites da Sagrada Escritura. Inevitavelmente eles perdem o seu caminho; alguns deles perecer, no sentido de que eles perdem a sua fé inteiramente; outros como membros de inúmeras seitas, subsistir meagerly no imperfeito. dieta deficiente de um pouco de verdade e muito erro. Tudo isso está no caminho para o inferno. Outros, no entanto, depois de vagar sem rumo, têm a sorte de encontrar o caminho correto, o que Cristo ea Igreja de Cristo havia traçado para eles; estes são os convertidos para o original ou a Igreja Católica. Alegremente estes prosseguir a sua viagem, até que, nas palavras do hino bem conhecido. eles são: Seguro, seguro, finalmente o passado perigos, cofre na casa de seu pai.


 Fonte: catholicapologetics
Edições: Gilson Azevedo