sábado, setembro 17, 2016

São Gabriel Possenti. O santo pistoleiro.

São Gabriel Possenti

Em 1860, após a batalha de Castelfidardo, cerca de vinte mercenários renegados, ligados ao exército de Garibaldi, apareceram na cidade para pilhá-la e aterrorizar os moradores. Irmão Gabriel, com a autorização do reitor do seminário, caminhou desarmado para o centro da cidade para enfrentar os terroristas. Um dos mercenários, que estava prestes a violentar uma jovem, ridicularizou-o por vir sozinho enfrentá-los.

São Gabriel Possenti
Possenti, numa rápida manobra, tirou o revólver da cintura do mercenário e ordenou que ele soltasse a mulher. Enquanto o homem obedecia ele rendeu outro soldado que se aproximava e apropriou-se de outro revólver. Ao verem o que estava acontecendo, os demais mercenários acorreram em defesa dos companheiros para subjugar o impertinente monge.

Nesse momento, uma pequena lagartixa atravessou a rua entre Possenti e a tropa que se aproximava. Quando por um breve momento o animal parou, Possenti fez pontaria e matou-o com um único tiro certeiro. Apontando agora os dois revólveres para os mercenários, Possenti ordenou que todos largassem suas armas imediatamente. Diante da exibição de pontaria, os soldados obedeceram. Possenti ordenou, também, que eles apagassem todos os focos de incêndio que haviam iniciado e que deixassem a cidade imediatamente.

Após a retirada dos mercenários, o povo agradecido levou Possenti nos braços até o seminário chamando-o de "O salvador de Isola".

Possenti queria ser enviado para as Missões após sua ordenação, entretanto morreu muito jovem, em 1862, aos 24 anos.

12 comentários:

  1. Qual o Papa que o Canonizou este Santo?

    ResponderExcluir
  2. Foi canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV como São Gabriel Possenti da Madre Dolorosa e, junto com Santo Aloisio, é considerado um dos padroeiros da juventude. Sua festa é comemorada no dia 27 de fevereiro.
    É evidente que não foi o episódio acima que levou à canonização de São Gabriel Possenti mas, com seu exemplo, Possenti mostrou que a santidade não é antagônica às demais virtudes humanas como coragem e determinação.

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito os fanboys, mas santo que mata não é santo. Jesus nunca matou ninguém em toda sua existência e os santos são imitadores da forma que Jesus vivia. Ele pode ter feito o que qualquer um faria, mas ser santo é o contrário disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, corretíssima sua observação !

      Excluir
    2. Cala-te, satanás. Jesus nunca matou ninguém, mas também nunca disse que devia-se assistir outrem sendo vítima de injúria. Se o irmão é caluniado, apresenta a Verdade; se ao irmão é apontada uma espada, saca a sua e corre ao seu socorro.

      Excluir
    3. A defesa da vida inocente é mais que um direito. É um dever

      Excluir
    4. E outra, no texto São Gabriel matou uma lagartixa e não uma pessoa. Defender a vida de inocentes, como ele fez, está corretíssimo. Melhor deixar viver os ímpios e réprobos, que não demonstram sinal de conversão aparente, ou defender e deixar viver as pessoas de boas intenções e coração puro?

      Excluir
    5. Existe samtos combatentes sim eo que pregado sobre Jesus não e 100% de certeza ee santo sem pecado nao pisou aqui na terra

      Excluir
    6. Completamente equivocada esta observação. Ele nao matou uma única pessoa sequer.

      Excluir
    7. EXPLICA AÍ O REI DAVI QUE MATOU/MANDOU MATAR CENTENAS, MILHARES DE PESSOAS E MESMO ASSIM É UM SANTO DE DEUS KKKK

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. me sinto muito feliz por pertencer a mesma família de são Gabriel

    ResponderExcluir