quinta-feira, novembro 17, 2016

SHANDARAY OU CHANDELIER? Um pouco de patrística e o dom de línguas.



Tem surgido alguns deturpadores da patrística querendo aprovar o tal pseudo dom de línguas, mentira essa que muitos hipócritas atacados pela soberba, querem enfiar na cabeça das pessoas que isso vem de Deus, como membros da RCC, novas comunidades carismáticas, protestantes assumidos e etc. Mas como sabemos, uma mentira não pode se sustentar por muito tempo, então vamos aqui buscar a fundo o contexto do verdadeiro dom de línguas.

Como destaquei acima, alguns seres rebeldes com o intuito de aprovar a hipnose, o êxtase da língua com mal de Parkinson, estão pegando textos da patrística para deturpar e pregar suas heresias, suas palhaçadas de mal gosto. Mas pelo visto, Orígenes (c.195-254) , homem capacitado mais do que eu e qualquer um pentecostal que queira falar do assunto, chegou a se opor contra Celso, homem este que nada tinha de diferente dos pentecostais de hoje, que de forma deturpada, emitiu um falso dom falando em línguas estranhas. A este Orígines exortou deste modo:

“A estas promessas, são acrescentadas palavras estranhas, fanáticas e completamente ininteligíveis, das quais nenhuma pessoa racional poderia encontrar o significado, porque elas são tão obscuras, que não têm um significado em seu todo.” (Contra Celso, VII:9) Vejam que Origines, homem sábio da igreja primitiva, já exortava e falava que eram fanáticos os que pretendia passar isso ao povo. `Podemos ver por exemplo, São João Crisóstomo (Doutor da Igreja) (347-406), que foi o primeiro a interpretar com o auxilio do Espirito Santo, a glossolalia em I Coríntios. Em sua conhecida retórica de orador, ele fala sobre o tal acontecimento usurpador que estavam fazendo: “Por que então eles aconteceram, e agora não mais?” São João Crisóstomo vê o dom de línguas do N.T. como um fenômeno reverso ao da Torre de Babel. Os discípulos receberam o dom porque deveriam “ir afora para todos os lugares (…) e o dom era chamado de dom de línguas porque ele poderia falar de uma vez diversas línguas”. Comentando I Co. 14,10, aplica a passagem à diversidade de idiomas: “i.e., muitas línguas, muitas vozes de citianos, tracianos, romanos, persas (…) inumeráveis outras nações.”E sobre I Co. 14,14, São João Crisóstomo sublinha que aquele que fala em línguas não as entende, porque não conhece o idioma em que fala: “Pois se um homem fala somente em persa ou outra língua estrangeira, e não entende o que ele diz, então é claro que ele será para si, dali em diante, um bárbaro (…) Pois existiam (…) muitos que tinham também o dom da oração, junto com a língua; e eles oravam e a língua falava, orando tanto em persa ou linguagem latina, mas o entendimento deles não sabia o que era falado”.98 (Homilias na Epístola de Paulo aos Coríntios, capítulo XXXV).

Interessante né, parece que a patrística da igreja vai toda contra os métodos fanáticos da RCC. Mas tem quem diga: Santo Tomas de Aquino é a ultima voz. Bom, nesse caso, vamos consultar seus escritos e ver o que ele acha do shandaray.

Santo Tomas de Aquino fazendo um Comentario a la primera espistola a los Conrintios, diz: “É de notar-se que este costume até agora (…) se conserva na Igreja. Por que as leituras, epístolas e evangelhos temos em lugar das línguas, e por isso na Missa falam dois (…) as coisas que pertencem ao dom de línguas, isto é, a Epístola e o Evangelho” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 208.) Para não fazer confusão, mostremos algumas das questões que usam para deturpar quando ele diz: “ suponhamos que eu vá até vós falando em línguas’ (I Co 14, 6). O qual pode entender-se de duas maneiras, isto é, ou em línguas desconhecidas, ou a letra com qualquer símbolos desconhecidos” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 183.) Algumas pessoas a fim de deturpar isso, diz que que ele ao se referir a símbolos, estava falando de línguas estranhas no sentido de uma língua angelical na qual nem um homem é capaz de traduzir, exceto obtendo o dom de interpreta-las. Mas Santo Tomas, mestre das tretas, deixa algo ainda nesse comentário que derruba por terra essa heresia, vejam: [lhes falarei] “ ‘Em línguas estranhas’, isto é, lhes falarei obscura e em forma de parábolas”(Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 200). Veja que sua simbologia se refere a parábolas, e não palavras inexistentes.

Esse texto é apenas para derrubar esses argumentos e falácias sobre o dom de línguas. Alguma pessoas assistem tanto filmes de magia, que querem fazer da igreja um centro de magias, querem transformar a casa de Deus, em um lugar radicalmente místico como se fosse um conto de fadas. Haja vista que as sagradas escrituras diz que haverá um dia em que muitos voltaram às fabulas. Para terminar esse estudo apologético, quero deixar as palavras do Papa Emérito Bento XVI, ao falar do pentecostes.

O Povo de Deus, que tinha encontrado no Sinai a sua primeira configuração, hoje é ampliado a ponto de não conhecer qualquer fronteira de raça, cultura, espaço ou tempo. Diferentemente do que tinha acontecido com a torre de Babel (cf. Jo 11, 1-9), quando os homens, intencionados a construir com as suas mãos um caminho para o céu, tinham acabado por destruir a sua própria capacidade de se compreenderem reciprocamente. No Pentecostes o Espírito, com o dom das línguas, mostra que a sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem geram sempre divisões, erguem muros de indiferença, de ódio e de violência. O Espírito Santo, ao contrário, torna os corações capazes de compreender as línguas de todos, porque restabelece a ponte da comunicação autêntica entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é Amor. (HOMILIA DO PAPA BENTO XVI NA SOLENIDADE DE PENTECOSTES Domingo, 4 de Junho de 2006)

Por fim, se alguém aqui estiver a tal altura para refutar os santos padres e o maior teólogo da atualidade, quero dize-los que isso é suicídio intelectual.

Por: Gilson Azevedo

3 comentários:

  1. Empenhai-vos em procurar a caridade. Aspirai igualmente aos dons espirituais, mas sobretudo ao de profecia.2Aquele que fala em línguas não fala aos homens, senão a Deus: ninguém o entende, pois fala coisas misteriosas, sob a ação do Espírito.3Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los.

    Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a assembléia.

    amigo você está confundindo os 2 dons : profecia e linguas.

    um é para edificar a si mesmo (na fala com Deus) linguas. E o outro é para edificação da assembléia (este sempre irá ter uma tradução, pela pessoa ou menos vezes por ela mesma)

    1 cor 14:1-4.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!
    Materia divulgada sem conhecimento!

    ResponderExcluir
  3. As coisas de DEUS são para os creem não para os incrédulos, disse JESUS se crerem verão a glória de DEUS

    ResponderExcluir