quarta-feira, novembro 23, 2016

HISTÓRIA DO USO DAS VELAS: Por que Acender Velas?


Este estudo tem como base levar conhecimento acerca de alguns dos aspectos da nossa fé católica. É comum sermos atacados por diversas religiões a despeito sobre o assunto do uso das velas, sendo que metade dos ataques são vindos de seitas protestantes. Neste estudo, estarei tratando de cada parte a respeito desta belíssima pratica da nossa fé, e espero que cada um possa fazer um bom proveito deste estudo que contém informações valiosas.  

A objeção vinda de protestantes diz: Em 320 foi introduzido o uso de velas, que é um hábito pagão. 

De forma que venhamos a entender o caso, irei responde fazendo referencias com bases bíblicas e tradicionais que desmentem tal acusação caluniosa. Logo de início, devemos saber que esse belíssimo culto de acender velas, vem desde o AT, mas, nós começamos a usar a vela a partir do século III, sobretudo para iluminar o ambiente na hora da oração ao cair da noite. Assim, a vela acesa começa significando ao cristão a elevação da alma, a sintonia com Deus e a inspiração da oração.  

As primeiras referências às velas datam do séc. X a.C. e vêm referidas em textos Bíblicos. Essas velas eram nada mais que juncos besuntados com sebo. Descobertas arqueológicas encontraram no Egipto e na Grécia velas com formato de bastão. Para os gregos as velas simbolizavam o luar e constatou-se que na Grécia as velas eram usadas ao 6º dia de cada mês como adoração a Artemisa, a deusa grega da caça. Daí alguns protestantes sem entendimento, acham que por conta disso, nós católicos prestamos cultos pagãos por termos velas em nossa liturgia, mas como já foi descrito, temos bases bíblicas para mostrar que tal culto não era só pagão, por exemplo, se caminharmos pela história dos antigos, iremos ver que lá diz: "Farás um candelabro de ouro puro... Far-lhe-ás também sete lâmpadasAs lâmpadas serão elevadas de tal modo que alumiem defronte dele" (Ex 25,31.37). Outros: 1Rs 7,49; 2Cr 4,7.20; Jr 52,19.  

Indo mais adiante no Novo Testamento, Mt 5,15: O Senhor se refere à luz que brilha sobre um candeeiro. E sabemos que o candeeiro é o mesmo que as velas. Em Ap 1,13; 2,1: Cristo aparece entre candelabros. 

Voltando ao Antigo Testamento: "O Senhor disse a Moisés: "Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter, continuamente acesas as lâmpadas do candelabro. Disporás as lâmpadas no candelabro de ouro puro para que queimem continuamente diante do Senhor". Lev 24, 1-4. 

O termo vela

O uso das velas vem desde os antigos, porém, devemos saber que existem palavras que não existem desde sempre e algumas que mudaram seus sentidos, por exemplo, a letra J, não existiu desde sempre, por isso, nos originas nunca iremos achar o nome de Jesus com J. Com base nisso, se buscarmos a origem da palavra vela, vamos perceber que desde o significado do seu nome ao significado de seu simbolismo, tem suma importância para a nossa fé. 

O próprio termo - vela - em sua etimologia, nos leva a dizer que tal palavra induz à um meio de transporte, que na época dos piratas, era movido a velas, do Latim velum, “véu, tecido, pele”. O tecido, véu, sempre é usado para cobrir lugares sagrados, por tanto, a vela é este véu que cercado de luz, cobre nossas casas, famílias irmãos e imãs com Luz Divina. Basta acender uma luz para que as trevas se escondam. Afinal, quem se concentra orando e meio ao escuro?  

A vela quer ser para nós, também um meio de transporte, tanto é que Jesus nos chama a ser luz para o mundo, para sermos essa vela que nunca se apaga, fazendo assim, com que outras as pessoas possam ver em nós a luz que vem de Cristo, uma luz que transmite não só a Idea de salvação, mas a esperança de um dia estarmos todos juntos na vida eterna. Sendo nós, luz para os outros, estaremos a pregar sem palavras, porque ser luz para os outros, é praticar boas obras e deixar que a nossa vela brilhe de tal forma que o mundo inunde de amor, e as trevas sejam expulsas da vida de todos. Devemos ser essa vela, que transbordando de luz e amor, serve para que o próximo esteja convertido ao amor de Deus, e para que assim, possa também ser luz no caminho dos outros. Em tempos de escuridão, é necessária uma vela para olharmos bem o que tem adiante. Não deixemos que as velas do mundo se apaguem. (Gilson Azeved0 - sobre ser luz e vela no mundo atual)

Para os judeus a vela significa, ainda, a nossa missão. Porque, como a chama pode acender outras velas, sem perder a sua própria força, assim também os ensinamentos da verdade devem acender a luz da ética e da moral no mundo inteiro. Assim, a vela acesa significa, também, o nosso dever de espalhar o que vivemos e o que aprendemos na experiência e relação com Deus. Por isso, a vela acesa lembra para o judeu o sentido de sua vida, de sua missão e de suas obrigações nesta terra. (Mons. Arnaldo Beltrani - Vicariato da Comunicação)   

Jesus disse: "Eu Sou a LUZ do mundo, aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida" Jo 8,12.   

Diversas são as referências que desmentem teses fanáticas que denigrem a nossa fé, vemos testemunhos do uso das velas no túmulo dos mártires, nas catacumbas de Roma, depois nas basílicas, em seguida sobre os altares e aos pés das imagens dos santos, e bem mais tarde diante do Santíssimo Sacramento para significar a presença real de Cristo na Eucaristia. A Igreja de Jerusalém criou o uso do Círio Pascal, simbolizando Cristo Ressuscitado e dando muito significado a toda a liturgia pascal das sete semanas antes de Pentecostes.

A vela, acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou o neófito. Em Cristo, os baptizados são «a luz do mundo» (Mt 5, 14) (38). (Catecismo da Igreja Católica 1243.)

Para curiosos: Pela Idade Média as velas iluminavam igrejas, mosteiros e salões. O material mais comum nessa época para confeccionar as velas era o sebo dos animais. Isto tinha a desvantagem de criar muito fumo e de ter um cheiro bastante desagradável. A opção que tinham era a de velas feitas com a cera das abelhas só que nesse caso o problema era a quantidade de cera não ser suficiente para responder à procura. As velas além de ser de suma importância para a nossa fé, foram um dia usadas para medir tempo, devido à sua combustão cadenciada, sabendo-se que a dinastia chinesa Song usava “relógios” de velas. Com a corrida ao petróleo em 1830, surgiu o derivado mais conhecido da composição das velas actuais, a parafina. Em 1854 foi combinada com a estearina e estavam assim conjugados os elementos base para a produção das velas como as que ainda usamos hoje em dia. 

Como podemos ver, os protestantes nunca sabem o que dizem. 

Por - Gilson Azevedo - Administrador do Blog. 


Algumas Referencias: Mons. Arnaldo Beltrani - Vicariato da Comunicação



3 comentários:

  1. a vela so serve p/ iluminar a parte fisica ,A espiritual so´quem ilumina é JESUS.

    ResponderExcluir
  2. Considerando que atualmente temos luz elétrica, o uso de velas passa a ser inútil, se o seu papel iluminar. Além do mais porque manter acesas em ambientes bem iluminados, inclusive durante o dia? O uso está relacionado a superstições de que uma vela acesa pode interferir no plano espiritual para que alguém alcance uma graça.

    ResponderExcluir
  3. Como o catolicismo vive de heresias, e andam em trevas , para eles ; argumentem o que quiserem eles nunca aceitaram ase verdades bíblicas e o real significado das coisas.

    ResponderExcluir