quarta-feira, agosto 06, 2014

Não tenho vocação?



pelo padre. Ludovic-Marie Barrielle

Tradução de roda livre do original francês de Paul Robinson,



Capítulo 1 - O que é uma vocação?

            Todos são chamados à santidade ... a Salvação: "o Deus de toda graça, que vos chamou à sua eterna glória em Cristo Jesus", diz São Pedro (1 Pe 5:10)..
            Não falamos aqui da vocação de cada homem para a salvação, mas da vocação particular pela qual Deus chama a um estado mais elevado de vida. Lá, além da observância dos mandamentos de Deus, um homem renuncia ao mundo, a fim de dar-se totalmente a Deus e liga-se à observância dos conselhos evangélicos. É a esse estado superior de vida que se geralmente se reserva a palavra "vocação" em seu sentido estrito.
            Estou chamado por Deus para um estado de vida de perfeição, em vez de viver no mundo? Em outras palavras:

Eu tenho uma vocação?

            Aqui temos uma questão que tem incomodado muitas almas generosas ... Posso? Devo me entrego totalmente a Deus?
            Acontece mesmo que as almas consagradas, em face de tentações ou do "demônio do meio-dia," estão perturbados e se perguntar: "Será que estou seguindo o caminho certo? Eu estava enganado em entrar no seminário? Convento? "
            E os lucros diabo deste confundir, problema, e desencorajar essas almas por escrúpulos: Quem sabe se ...? Estou seguindo o caminho certo? etc ..
            Ambos, a fim de deixar claro para os jovens que, no limiar da vida, apresentam esta grande questão, com consequências incalculáveis: "Eu tenho uma vocação", bem como para as almas atormentadas que já estão na vida religiosa, vamos considerar a questão sobre a cabeça.
            Em primeiro lugar:

Há mais vocações do que se pensa.

            Deus sempre tem dado ao mundo as vocações tem necessários:
"Em nenhum momento", diz o Papa Paulo VI ", e em nenhum lugar se pode pensar que Deus não prover as necessidades da Igreja e, como no passado, Ele não chama a si mesmo inúmeros batalhões de adolescentes receptivos, em sua generosidade, sua força, sua integridade, sua pureza, para obedecer a voz de Cristo e tem o desejo de dedicar-se à Igreja ... "(Discurso ao Congresso de Vocações Sacerdotais, 03 de dezembro de 1966).
            Se todos os que foram chamados por Deus teria respondido, o mundo já seria convertido. Mas devemos considerar:
            a) Aqueles que não nasceram! Que alegria e glória para aqueles grandes famílias a partir do qual Deus escolheu tantas vocações de elite: a pequena Teresa (nono filho), a Santo Inácio (XI), um São Francisco Xavier (décimo terceiro), a Santa Catarina de Siena (twenty-fourth!).
            Sem julgar precipitadamente casos individuais ... Que vergonha se Madame Martin se recusou a dar seu nono filho! O mundo não deve ter Santa Teresa de Lisieux!
            b) Não são as únicas da criança ... adorava ... eles não estão acostumados a sacrifícios ... E depois, uma família para a qual Deus não é Deus, não é o solo adequado para as vocações!
            c) Não existe essa monstruosidade de uma educação onde Deus eo seu Cristo são continuamente feito uma abstração. Este é um fato muitas vezes verificado ... e além proclamada por aqueles que têm projetado o ensino ateu, ou seja, o ensino que deliberadamente exclui falando de Deus, Sua Revelação, a divindade de Jesus Cristo e os nossos deveres para com Ele, e assim por diante. Não há nada melhor do que este para secar uma vocação em um homem (e muito mais para as mulheres).
            Vaticano II proclama também em sua "Declaração sobre a Liberdade Religiosa":
"Os direitos dos pais são violados, se os filhos são obrigados a frequentar aulas que não correspondem à convicção religiosa dos pais, ou se uma impõe um método único de educação a partir do qual a formação religiosa é completamente excluídos."
          Mas quando os jovens cristãos recebem uma educação cristã, as vocações florescem, são numerosos e fortes.
            E o Concílio Vaticano II ( Lumen Gentium ) lembra os pais de que "Os pais devem, pela sua palavra e pelo exemplo, seja o primeiro pregadores da fé a seus filhos. Eles devem incentivá-los na vocação que é próprio de cada um deles, promovendo com cuidado especial qualquer vocação religiosa . "
            d) Por fim, há aqueles que se sentem chamados, mas não querem responder.

Uma em cada três

            Homens que entendem isso, como fez São João Bosco e Santo Afonso de Ligório, diga: "Em geral, para cada três crianças, não é uma vocação!" Isso é mais ou menos o que Paulo VI disse acima: "Deus chama inúmeros batalhões . "

Equívocos sobre uma vocação

            1. Alguns acreditam que, a fim de ter uma vocação, é preciso ter uma atração por ele. Há alguns, no entanto, que não têm a atração e ainda têm a vocação. E há outros que desejam uma vocação e, ainda assim, muito claramente, estão longe de ter um, porque eles não têm as devidas disposições.
            . 2 Outros imaginam que é preciso um dia ouvir uma vozinha interior que diz: "Vem!"
            3. Ainda outros se esqueça que existem muitas e diversas vocações. Eu sabia que um padre que não era capaz de continuar com o Chartreux por causa de problemas de saúde, mas que se tornou um sacerdote diocesano muito santo, um santo vigário, um pastor país santa, e que morreu a cura de uma catedral com uma verdadeira fama de santidade .
            4. Há algumas vocações que exigem saúde ou inteligência além da norma. Como alternativa, há vocações que, ao exigir um grande amor de Deus, pode convir um candidato com saúde delicada ou nenhuma instrução (por exemplo, o irmão leigo humilde e porteiro que se tornou São Pascal Baylon).

Capítulo II - O Chamado para uma vocação é obrigatório



            Não se pode dizer que aquele que, por culpa dele, foi infiel à sua vocação será necessariamente condenado. Não! Isso é falso! Por qualquer pecado, não importa quão grave seja, que se tem empenhado, se humilha e pede perdão a Deus, então Deus perdoa e concede todos os meios necessários para ser salvo.
            Não é menos verdade que um homem que, por sua própria culpa, coloca-se fora do caminho para que Deus o chamou de uma forma determinada e urgente (pois existem algumas chamadas mais urgentes do que outros), essa pessoa se priva de muitas graças e compromete a sua salvação. Se São Francisco de Assis tinha permanecido um comerciante de tecidos ou se Santo Inácio tivesse continuado a ser um cavaleiro da corte, pode-se legitimamente perguntar o que teria acontecido com eles.
            Quantos jovens são os que deveriam ter sido santificados, que deveriam ter progredido no amor divino, que deveria ter sacado todo tipo de bênção sobre a terra, tomando Jesus para o seu cônjuge e que, estabelecendo-se com um marido cruel ou superficial que não quer filhos, colocados no meio de todo tipo de pecado, com pouca socorro religiosa real ... quantos destes deveria ter tido um destino completamente diferente! Da mesma forma, o número de homens jovens são os que devem ter tido uma vida cheia de mérito para a glória de Deus, mas, com destino um pouco rápido demais para uma mulher superficial, egoísta ou opinativo, estão enredados no pecado, para ter paz no casa; é uma paz infeliz que muitas vezes é um prelúdio para uma terrível ajuste de contas a serem prestados ao Juiz Soberano!
            Quantas vezes uma pessoa foi arrancado de uma escolha generosa de serviço mais elevado, a fim de transformar a mediocridade e, por isso mesmo, para muitas quedas!

Assim, é de primordial importância para perguntar a si mesmo esta pergunta: "Eu tenho uma vocação"

            Há alguns homens que nunca tinha pensado dessa questão e que, um dia, levantando-a para si, têm até transformaram suas vidas inteiras que se tornaram santos. Ainda mais, tornaram-se, através das mãos de Deus, instrumentos de salvação para milhões e milhões de almas (por exemplo, um São Paulo, São Francisco Xavier, um Santo Afonso de Ligório, etc)
            Cada jovem católico deve um dia perguntar a si mesmo esta pergunta, com suas conseqüências incalculáveis. Os Exercícios Espirituais, sobretudo aqueles feitos de acordo com o método rigoroso de Santo Inácio, são os melhores meios para resolver razoavelmente esta pergunta. Para obterem as disposições necessárias a) para ver claramente e b) ter a coragem necessária.

Capítulo III - como discernir uma vocação


            Eu tenho uma vocação? É preciso ter ideias claras sobre o assunto. Caso contrário, muitos daqueles que são chamados não vai responder, e as almas que eles foram feitos para salvar não talvez seja salvo. Mas como eu estou para saber se eu sou chamado?

O Santo Inácio não colocar a questão na forma abstrata: "Eu tenho uma vocação?"

            Isto é verdade em primeiro lugar, porque muitas vezes só se sabe certamente a resposta mais tarde, uma vez que Deus tem o direito de pedir a quem ele quer para o sacrifício de Abraão (Deus pediu a Abraão para sacrificar a Ele, seu filho Isaac e, no momento em que o pai foi sobre a pressão na faca, um anjo impediu Deus estava contente com a sua obediência) Assim:.. St. Camille entrou Capuchinhos duas vezes e foi obrigado a deixar duas vezes ... Deus reservou-lhe a fundar a Ordem dos Camilianos. São Bento Labre entrou na Trapa ... e saiu. E o Sr. Martin, o futuro pai de Santa Teresinha, que ele não vai bater à porta do mosteiro de São Bernardo para pedir admissão? E ele estava recusou. Deus tinha outros planos. Mas seu ato generoso permanece.
            Quantos jovens entraram no Seminário ou o Convento e (não falamos aqui das almas suaves) têm legalmente esquerda? Não só eles não há necessidade de que se envergonhar, mas no Dia do Juízo eles serão surpreendidos com a recompensa eterna e extraordinária que irá receber por ter, um dia, quando eles eram jovens, feito este gesto de boa vontade de deixar tudo para Cristo. É um gesto com o qual o Mestre é o conteúdo ...
            Deus quis que, com toda a vocação, deve haver algum risco. Há uma grande dose de risco em um casamento ... em cada alistamento de um fuzileiro ou um soldado! Por que um desejo que não haja risco para a causa de Cristo?
            Independentemente disso, a certeza de que esse risco sempre terá sua recompensa. Assim, Santo Inácio não coloca a questão: "Eu tenho uma vocação" Ele pede-lo de uma forma mais concreta:

"O que devo fazer, eu mesmo, hoje?"

            O problema, assim formulada, é mais facilmente solúvel. Um homem de boa vontade, que reflete até mesmo um pouco, vem fácil para saber o que Deus quer que ele faça ... pelo menos para o momento, para a resposta à pergunta: "O que devo fazer hoje?" É esclarecido por princípios teológicos e acontecimentos providenciais, que nos mostram que a vontade de Deus, que devemos sempre querer seguir.
            Às vezes a vontade de Deus se manifesta de repente e de forma muito clara. Em outras vezes, os caminhos da Providência será mostrado adiante progressivamente ao longo do tempo. Deus exige a nossa boa vontade ... nossa investigação. O jogo vale o preço de jogar!
            Ouça o Papa Paulo VI no discurso já citado:
"Na maioria das vezes, na realidade, a vocação para abraçar a vida sacerdotal não é revelado em si, diretamente, mas deve ser detectado como se fosse a pérola do Evangelho que está enterrado no campo. Com efeito, Deus, que reserva para si o chamamento daqueles a quem Ele escolhe, no entanto, pede a colaboração dos ministros sagrados, para que os jovens possam tomar consciência da ação que a graça divina opera e que eles podem trazer para a maturidade do divino semente colocada em suas almas ... "

"Você não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós" (Jo 15:16)

            A vocação em primeiro lugar vem de Deus. Ele não vem de nós. A palavra "vocação" vem da palavra latina " vocare ", chamar. É Deus quem chama. Não é incomum, mesmo em uma família cristã, para observar uma distorção no início de uma criança que está a pergunta:
            "Meu querido filho, o que você quer ser quando crescer" Se a criança foi atingida nos dias anteriores com a visão de um bispo ou de um piloto militar ou de um carteiro, ele vai responder: "Eu quero para ser um bispo ... um piloto ... um carteiro ... ", etc
            Santo Inácio, no preâmbulo para a consideração dos estados de vida (. Exercícios Espirituais, n 135), diz ao retirante:
"Vamos começar, ao contemplar a sua vida [Nosso Senhor Jesus Cristo] para procurar e pedir a Deus em que estado ou tipo de vida Sua Majestade Divina vai se dignou a fazer uso de nós."
            As mudanças de perspectiva. Não é para nós, em primeiro lugar que escolher, mas para Deus. Que não devemos esquecer.
            Sua Santidade Paulo VI diz ( ibid .):
"Esta vocação depende totalmente de uma decisão misteriosa de Deus seguindo a própria palavra do Redentor:" Você não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós "(Jo 15:16).
            Assim, não é uma questão apenas de saber se este ou aquele me agrada, mas se Deus me chama ... É uma questão de procurar fora " onde Deus se dignou a fazer uso de mim "durante a minha peregrinação terrena curto cujo fim é "louvar, honrar e servir a Ele" aqui embaixo "e, desta forma, salvar a minha alma" (n. 23). Temos lá uma luz que vai nos ajudar a ver a vontade de Deus para nós.
            Por isso, será uma questão de " escolha " , diz Santo Inácio (n. 23), " somente o que melhor nos leva ao fim para o qual fomos criados ... " A questão está se tornando mais clara ... Vamos seguir em frente:

Si vis ! (Se você quiser!)

Mas Deus requer que o homem responder ao seu convite pelo livre consentimento de sua vontade ", continua Paulo VI; " Em outras palavras, a vocação divina exige que um homem ouve ... "
Sem dúvida, será necessário " para proporcionar aos fiéis, e as almas dos jovens em particular, os elementos secundários , de modo que as almas podem ser capazes de ouvir a palavra divina e para que soubessem como responder a Deus ... "
Em tudo isso, será necessário ", o Papa acrescenta:" a respeitar a ação de Deus ea liberdade dos candidatos. "
            No capítulo 19 de São Mateus, vemos Nosso Senhor dar-nos uma lição de mestre sobre esta questão:

Se você desejar! ... Vem! ... Siga-me!

            Um jovem accosts Jesus:
            - Bom Mestre, que bem farei para que eu possa ter a vida eterna?
            - Se queres entrar na vida, observa os mandamentos, etc
            E o jovem disse-lhe:
            - Tudo isso tenho observado desde a minha juventude.
            Jesus olhou para ele e ... o amava, observa São Marcos. O jovem é adequado. O Senhor considerou-o com sua resposta. Ele envia a chamada:
            - Si vis ! ... Resta apenas para ele querer.
            - Se queres ser perfeito, vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu e vir! Me siga!
            " ! Se tu queres "Deus respeita o livre-arbítrio: Si vis ! ...
            Ai de mim! Este jovem foi embora triste, em vez de atender a chamada. A reflexão que Jesus fez depois disso deixa uma dúvida da salvação do jovem. Assim:

            Até agora, nós consideramos dois elementos de uma vocação:

            1. A chamada de Deus. É uma chamada que será feita definido pelo Bispo ou o Superior eclesiástico encarregado de admitir os candidatos a um estado de perfeição em nome da Igreja.
            . 2 O livre arbítrio do candidato: " SI VIS ! ... Se tu queres! "
            Resta agora a olhar para os outros elementos. Eles vão permitir que o Superior pronunciar a chamada eo candidato a responder, a apresentar-se para a chamada ... para deixar tudo, a fim de entregar-se totalmente a Deus neste ou naquele estado superior de vida, ou "vocação".
            Nossa Senhora do Bom Conselho, se dignou a me iluminar!
            São José, patrono e guardião das Vocações, vouchsafe para vir em meu auxílio!

Mas como eu sei se eu sou chamado?

            - Fala, Senhor, porque o teu servo ouve!
            Para saber, é preciso antes de tudo rezar. Uma vocação exige muitas orações, a fim a) para ver claramente e b) colocar-se na disposição certa.
            Dizer com São Paulo: "Senhor, que queres que eu faça" (Atos 09:06); dizer com o jovem Samuel: " Fala, Senhor, porque o teu servo ouve "(1 Reis 03:10); invocar Nossa Senhora do Bom Conselho, ora a São José, patrono das vocações, para o seu Anjo da Guarda, para o seu santo batismo, etc, e fazer os Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

Os Exercícios Espirituais

            O Santo Padre, em sua palestra sobre as vocações não explicitamente citar os Exercícios Espirituais, mas ele pede-nos que preferem as condições que favoreçam e eliminar o adolescente para ouvir a Palavra de Deus. Agora, são encontradas as condições listadas pelo Santo Padre montar, na verdade, e acima de tudo, no retiro dos Exercícios Espirituais:
Em primeiro lugar, o silêncio interior ... para os seus pensamentos (dos jovens) ... assaltado por uma grande quantidade de excitações externas, muitas vezes fúteis e vazias, às vezes até perversos e perniciosos, impede-os de conceber e meditar sobre a idéia do vida perfeita, o valor ea beleza desta vida ... Momentos de silêncio, de recolhimento ... meditação sobre as realidades eternas ... será muito lucrativo para eles ... bem como ação de graças depois da missa É sobretudo por esta última devoção que eles poderiam unir-se a Deus e que o próprio Deus pode revelar a eles por etapas Sua misteriosa vontade; e ... que os adolescentes possam entender melhor se eles são chamados ao sacerdócio ou qual o papel que Deus está confiando a eles. "( ibid ).

Capítulo IV - Alguns sinais de vocação



Quais são os "elementos secundários" dos quais o Papa fala acima e que vai ajudar um ver claramente?
            Há cinco deles. Eles vão mostrar um jovem se ele tem o direito ... e talvez o dever de dizer: "Eis-me aqui, Senhor!"
            Cinco sinais de dar um candidato a um estado de perfeição a certeza de que ele pode avançar seguro em sua consciência.
            1. Compreender que, em tal vocação, vou servir ao Senhor melhor, vou estar mais santificado, vou trabalhar mais para a salvação de minha própria alma e da alma dos outros, e eu vou dar mais glória a Deus tanto aqui abaixo e acima no céu.
            Falando daqueles que permanecem virgens para o Reino dos Céus, Nosso Senhor nos diz que ninguém é capaz de compreendê-lo, sem uma graça especial: " Todos os homens não tomar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado "(Mateus 19: 11). Não é uma questão de saber que, em teoria, uma vocação religiosa é maior do que o caminho comum; mas que eu, com as minhas qualidades particulares, vou servir ao Senhor melhor em tal estado. Se eu entendi isso, eu já tenho o primeiro sinal divino.
            2. Para que as disposições necessárias.
            Em adição XV, Santo Inácio nos diz que fora dos Exercícios, é " lícito e meritório "para" empurrar "nem toda a gente, mas" qualquer pessoa que tenha as devidas disposições " para escolher: "A virgindade, a vida religiosa e todas as formas da perfeição evangélica. "
            Aqui é um indicador muito precioso. Se alguém não tem as disposições requeridas, normalmente (salvo um milagre) pode-se concluir que Deus não chama-lo ... Mas cuidado! Deus pode estar chamando-o para uma outra vocação. Mas, normalmente, não para que a vocação para a qual ele não tem as disposições necessárias.
            ( Exemplos de disposições exigidas: um nível mínimo de inteligência, se existem estudos a serem feitos, um mínimo de saúde, se for necessário para fazer o trabalho missionário, et ... e, para cada vocação: . ter bom senso)
            3. Não deve haver quaisquer contra-indicações.
            Na medicina, há uma coisa que se chama de "contra-indicação"; por exemplo: se você tem problemas de coração, você não pode ser um piloto, um estivador, etc ..; se você tem um fígado ruim, não comer muito chocolate; se você tem olhos ruins, que é um indicador de contador para trabalhar na estrada de ferro, e assim por diante.
            Da mesma forma, há "contra-indicações" para uma vocação. Há alguns a partir da lei natural; outros são impostas pelo Direito Canônico. Por exemplo: um jovem que é o único sustento de sua família pobre, um homem que tem dívidas ou ações judiciais em trâmite, não pode entrar no noviciado sem ter resolvido essas questões. Um filho ilegítimo não pode ser padre. Nem pode aqueles com certas doenças, certos defeitos corporais, certas falhas públicas, pelo menos para algumas vocações. Nem pode um jovem que tem certos hábitos que ele não pode corrigir.
            Há neste n º 3 um elemento eliminatório importante que pode lançar luz sobre a existência ou a ausência de uma vocação.
            4. Você deve, ao dar-se a Deus, aceitar as renúncias que os conselhos evangélicos necessitam.
            É muito melhor não fazer voto ", diz Eclesiastes 5:04", que depois de um voto de não realizar as coisas prometidas. "Alguém que não quer, por exemplo, para observar a castidade, pobreza e obediência, não deve se envolver se na vida religiosa. Um homem que pecou contra a castidade não deve avançar antes de ter corrigido o seu hábito perverso: " Um longo período de castidade ", diz São Bernardo," é uma segunda virgindade. "
            5. Finalmente, você deve encontrar um Bispo ou uma Congregação que vai aceitá-lo.
            Temos aqui o sinal oficial do chamado de Deus. Se você não consegue encontrar nenhum bispo ou qualquer Congregação que vai aceitá-lo, estar em paz. É um sinal de que Deus não está chamando você.
            No entanto, tome cuidado! Não vamos julgar muito rapidamente ou muito sumariamente. É possível que seja inconveniente para uma congregação, ainda muito bem suceder no outro. Da mesma forma, aqueles que julgam em um único olhar que uma criança não tem uma vocação, pode estar enganado. É permitido insistir e tentar uma vocação em outro lugar. Isto é especialmente verdadeiro se o sujeito tem os quatro sinais anteriores.
            Por exemplo: A história é contada que um seminarista foi enviado para casa do Seminário Menor de algum tipo de ato impensado. O pároco, sabendo que a criança, o mandou para uma escola apostólica onde o jovem fez grandes progressos, foi para o Seminário Maior, e passou seus cursos teológicos. Ordenado sacerdote, ele logo se tornou um prelado encarregado de funções de altos e um grande dia foi feito um cardeal. De acordo com o costume, sua diocese de origem, a honra de ter um de seus filhos vestidos de o cardeal de roxo, fez uma grande cerimônia para ele na catedral. Um banquete seguido que teve lugar no Seminário Menor. No final da refeição, o novo cardeal pediu ao Superior lá: "Você poderia me trazer os registros de admissão?" ... E ele leu em um ano muito esquecido: ". Pizzardo, mandado embora por falta de uma vocação" Então, o Cardeal pegou sua caneta e acrescentou com algum humor: "E hoje, o Cardeal da Santa Madre Igreja" Ele era Cardeal Pizzardo, hoje [1967] na cabeça de todos os Seminários e Universidades católicas do mundo. A moral é que não devemos julgar rápido demais. Pode-se ser enganado!

            Direito Canônico reduz esses sinais de uma vocação a quatro: 1) a intenção correta; 2) A chamada do Bispo; 3) As qualidades exigidas; 4) A ausência de qualquer irregularidade ou impedimento.

Maio aquele que cumpre estas quatro condições se colocou em frente sem medo de ser enganado?

            Sim! ... Mesmo se ele não tem o desejo de fazê-lo. (.. Obviamente, é diferente se há questão de uma repugnância invencível ou de uma entrada forçada, devido à pressão de um pai ou uma madrinha Neste caso, o candidato não preencher as condições exigidas) O teólogo sábio Noldin diz: " Todo aquele que é adequado e tem a intenção direita, enquanto aspirantes ao sacerdócio, pode apresentar-se ao bispo. "
            É, além do mesmo ensinamento que encontramos em vários decretos conciliares.

O Ensino do Conselho

            No decreto sobre a formação dos sacerdotes ( Optatam totius ), o Concílio Vaticano II dá o mesmo ensinamento:
2. A tarefa de vocações promovendo recai sobre toda a comunidade cristã ...
Os professores devem se esforçar para que desenvolver aqueles que lhes foi confiada que estes jovens serão capazes de reconhecer um chamado divino e de bom grado responder-lhe ...
... Tal parceria activa entre todo o povo de Deus na obra de incentivar as vocações corresponde à atividade da Divina Providência. Porque Deus corretamente dota e ajuda com sua graça aqueles homens divinamente escolhido para compartilhar sacerdócio hierárquico de Cristo. Para os ministros legítimos da Igreja Ele confia o trabalho de chamar os candidatos cuja aptidão comprovada tem sido reconhecido e que buscam tão exaltado um escritório com a intenção correta e plena liberdade.Seus ministros exercem o mais comissão de consagrar esses homens com o selo do Espírito Santo para a adoração de Deus e ao serviço da Igreja ... "

Capítulo V - A Vocação não deixar One Free



Jovem, se tu queres!
            Aqui temos um jovem, alegre e inteligente. Ele estaria disposto a se casar e várias senhoras jovens têm os olhos nele. Ele só tem de fazer um sinal.
            Mas, impressionado com a falta de trabalhadores evangélicos e do grande número de almas que perecem por falta de apóstolos, ele prevê todas as consequências que adviriam para a salvação do mundo com a sua renúncia das alegrias legais de casamento .. . se consagra toda a sua vida ao serviço de Deus. Ele vê os resultados deste presente nos gostos de São Francisco Xavier, São João Bosco, São Vicente de Paulo, São João Maria Vianney. Ele diz para si mesmo: "Por que não eu?"
            Ele tem os cinco sinais ou condições acima indicadas:
            1) Ele compreende a eficácia que o seu sacrifício para o serviço de Deus e da Igreja teria. O número de famílias transformadas! E quanto mais ele seria santificado!
            2) Ele tem as disposições requeridas.
            3) Se ele dá a si mesmo a Deus, ele é determinado, com a graça de Deus, para manter-se as obrigações neles inerentes.
            4) Não há contra-indicações.
            5) Ele vai encontrar facilmente um Bispo ou uma Congregação que aceitá-lo.
            Pode este jovem dizer para si mesmo: Será que Deus me chamou? Devo dedicar a minha vida a Ele? Se eu me comprometo a Seu serviço?
            Sem dúvida alguma! O jovem pode considerar as palavras do Divino Mestre, como se fossem dirigidas a ele: " Si vis ! Se queres, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu e vem e segue-Me "!
Nada ", diz Santo Inácio," deveria me mover para tomar tais meios ou privar-me deles, a não ser apenas o serviço e louvor de Deus nosso Senhor e da salvação eterna da minha alma. "(n. 169)
            St. Thomas (. Ler integralmente II-II, q 189, a.10) nos diz que deve haver mais razões para não se tornar um religioso do que para se tornar um religioso. E ele repete várias vezes no mesmo artigo: " Acima de tudo, não procuram aconselhamento entre aqueles que irá impedi-lo ", e ele cita esta frase de São Jerônimo:" Apressa-te, peço-te, e se você hesitar, cortar suas amarras, em vez de perder seu tempo desamarrando-los. "

Apressa-te, rapaz! Apressa-te e tomar uma decisão!

            Santo Inácio (n. 185, 187) está dizendo a você:
            - Para um jovem que está na sua situação exata, que conselho você daria a ele para a maior glória de Deus ea maior perfeição de sua alma?
            - No dia da sua morte, que escolha você teria gostado de fazer hoje?
            - Qual o valor que seus vários raciocínios têm, de um lado ou de outro, na frente do trono do juízo de Deus?
            Não hesite. Agir em conformidade. Si vis ! Entenda a graça ... compreender a honra que é feito você. " Você não me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós; e te designei, para que vades e deis fruto deve; e vosso fruto permaneça. "(Jo 15:16)

Capítulo VI - Responder a algumas objeções


1) Mas, se tudo isso é verdade, então todos devem dar a si mesmo a Deus? Isso seria o fim do mundo!
            O Santo Padre Berthier responde: Isso seria o fim mais glorioso do mundo!
            Mas pode ter certeza, não é o " Si vis "," Se tu queres ", e há muitos que não quero isso! E, além disso, os cinco sinais dados acima excluem muitos.
            Por outro lado, uma vez que a nossa peregrinação terrena nos é dada como um meio de amar e servir a Deus livremente aqui abaixo e merecer a louvá-Lo em um êxtase eterno da contemplação e do amor, devemos escolher tudo o que vai melhor nos ajudar a alcançar este objetivo . É Deus que nos convida a fazer isso.

2) Mas não é minha atração por coisas da carne um obstáculo a uma vocação?
            Não, exceto para aqueles com uma disposição extremamente bestial. Santo Afonso torna-se irritado quando um objeto contra uma vocação devido a concupiscência da carne. "Você acha", diz ele, que você nunca vai ser tentado em casamento? Você terá ocasiões de pecado, tanto de dentro e de fora ... Na vida religiosa, você terá muito menos ocasiões de pecado, e muitos mais ajudas. Seria um pecado contra a esperança de acreditar que com toda a ajuda que a regra religiosa dá, você não seria capaz de resistir ao diabo. "
            Na verdade, e isso é muito pouco conhecido, é relativamente fácil de praticar a castidade na vida religiosa! Quem observa a modéstia dos olhos e os sentidos; Aquele que segue a regra no que diz respeito às relações com o mundo exterior; aquele que foge das ocasiões de pecado; ele que reza, confia em Maria, que pratica um pouco de mortificação, que revela filialmente a seu diretor espiritual os seus defeitos e tentações, aquele que se engaja em um contra-ataque (oração e penitência) sempre que tentações abordagens ...
            Este homem será fácil praticar a castidade perfeita. É uma das graças e mais pura das alegrias da vida religiosa.

3) Eu não sei todas as congregações, a fim de escolher um.

            Não é necessário conhecer todos eles, a fim de decidir, mais do que é preciso esperar para saber todas as mulheres do mundo antes de se casar, ou para experimentar todos os sapatos em Paris antes de decidir qual par de comprar.
            Deus nos conduz. Se Ele está chamando você, Ele vai fazer você reconhecer a Congregação onde Ele quer que você vá ... ou se Ele quer que você entre as fileiras do clero diocesano.
            Em si mesmo, todas as Congregações aprovadas pela Igreja pode levar à perfeição religiosa. No entanto, devemos escolher aquele que melhor corresponda às nossas aspirações e nossas fraquezas, ou que entendemos ser de uma necessidade mais urgente.
            Santo Afonso recomenda acima de tudo que não escolher uma comunidade negligente ou contaminados por uma falsa doutrina.

4) O que devemos pensar de quem entra sem ter uma vocação?

            Santo Inácio responde: se ele que fez votos perpétuos em uma vocação sem ter a intenção correta, por exemplo, a fim de agradar a sua madrinha ou ter uma posição favorável, então ele deve se arrepender e forçar-se a levar uma boa vida no estado em que ele se envolveu a si mesmo (n. 172). Deus vai ajudá-lo.

5) E sobre aquele que tem dúvidas sobre a sua vocação?

            Tanto quanto aquele que entrou em um estado de vida, foi aprovado pela Igreja com a intenção correta e as reivindicações legítimas dos seus superiores, ele está seguindo o caminho certo ... "O diabo é um mentiroso" (Jo 8 : 44). Ele deveria nem ser perturbado nem alterar o seu estado de vida. Que ele despreze essas tentações. Uma pessoa não pode ser enganado em dar-se a Deus. Se o inimigo tenta levá-lo a sentimentos de egoísmo superficial, deixe os eleitos do Senhor afugentar o demônio, renovando com todo o seu coração a sua total consagração ao Imaculado Coração de Maria e de recorrer a São José, terror dos demônios. Que ele continue sem dissimulação para realizar bem seus deveres de estado. E o demônio fugirá.
            Se a oração é o grande meio para conhecer a vocação e para responder a isso, a oração é igualmente o grande meio de perseverar na vocação. " Quem reza se salva e quem não reza se condena ", escreve Santo Afonso. E acrescenta: " Todos os condenados estão no inferno, porque eles cessamos de orar e eles não estariam lá se não tivesse parado de orar. "E St. Bernard gritou na cara das armadilhas do diabo:" Razão spei meae !, Maria "" Maria é a razão da minha esperança! "Como poderia a Mãe da Igreja, Rainha dos Apóstolos, como ela poderia abandonar o" consagrado "que chamam por ela:" No meio da tempestade, olhar na Star; invocar Maria ", repete São Bernardo.
            A perseverança de uma alma consagrada é muito fácil, se ele só se aplicam os meios à mão.

Eu sei em quem tenho crido! (2 Tm. 1:12)

            Deus nunca abandona aqueles que se confiou a ele.
            " Não deserit nisi deseratur ", diz Santo Agostinho. "Ele pode abandonar a Deus, mas Deus não vai abandoná-lo."
            " O medo daqueles que temem que eles não serão capazes de chegar a perfeição por sua entrada em religião não é razoável ", diz St. Thomas. E ele cita as palavras de Santo Agostinho: "Por que você hesita? Lança-se sobre ele. Não tenha medo. Ele não vai retirar de você, a fim de deixá-lo cair. Lança-se sobre ele com toda a confiança. Ele vai receber você e curar você "(Confissões, VIII).

         

LM Barrielle, CPCR
Superior da Casa de Cristo Rei
Director da Obra de Freguesia de Cooperação de Cristo Rei
Bom Pastor domingo 1967
Fonte: catholic apologetics
 Edições: Gilson Azevedo


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