segunda-feira, dezembro 04, 2017

Por que a missa do sábado à noite é válida para o domingo?






A capacidade de cumprir a obrigação dominical em um sábado tem raízes bíblicas surpreendentes

Durante a maior parte da história da Igreja, os cristãos foram obrigados a ir à missa durante as 24 horas de um domingo para cumprir suas obrigações com o Senhor. Isso foi feito de acordo com o mandamento de santificar o dia sagrado.

Depois, após o Concílio Vaticano II, foi tomada a decisão de permitir que as missas comemorassem a tarde antes de serem "validadas" como a obrigação dominical. Isto foi estabelecido na Lei Canônica, que agora diz: "Cumpre o preceito de participar da Missa que a atende, onde quer que seja celebrado em um rito católico, tanto no dia da festa quanto no dia anterior pelo tarde "(Canon 1248 §1).

As motivações por trás dessa mudança foram principalmente pastorais e foram influenciadas por mudanças em todo o mundo. Por exemplo, vários governos e mudanças culturais já não protegiam o domingo como um dia sem trabalho, de modo que a Igreja em sua sabedoria inventou uma solução que estava de acordo com a tradição.

Em primeiro lugar, a Igreja não inventou a celebração de um feriado na noite anterior. De acordo com o padre Edward McNamara , "o conceito de" dia "no mundo antigo (...) dividiu nossas 24 horas em quatro vigílias noturnas e quatro horas de luz, com o início do dia na primeira vigília". Isso significava que o "dia" não começava à meia-noite, mas com o pôr-do-sol (lembre-se que os povos antigos não tinham relógios).

Isto foi ainda confirmado pela prática judaica de observar o Sábado no sábado. De acordo com a lei judaica , "o sábado é um dia de descanso e celebração que começa na sexta-feira com o pôr-do-sol e termina a tarde do dia seguinte com a queda da noite". Uma das suas justificativas para esta prática vem de um evento que ocorreu durante o exílio no deserto.

Para atender às necessidades físicas de seu povo, Deus enviou codornas e maná. Moisés diz em Êxodo: "Esta noite, você saberá que foi o Senhor que o tirou do Egito e, pela manhã, você verá a glória do Senhor (...) Esta noite, o Senhor lhe dará carne para comer e, pela manhã, você irá Deixe-os ter o pão a saciar, já que ouviram os protestos que você dirigiu contra eles "(Êxodo 16: 6-8). Nesse caso, Deus providenciou comida para a noite anterior e para a manhã seguinte.

No simbolismo cristão, isso se refere ao maná e à carne eucarística que Deus oferece à sua Igreja durante a Missa.

Então, embora possa parecer estranho celebrar domingo em um sábado, não é nada novo, mas tem raízes bíblicas surpreendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário