segunda-feira, dezembro 04, 2017

6 mensagens erradas que você dá aos seus filhos toda vez que você senta na missa



Um pai não precisa de muito tempo para perceber que nossos filhos absorvem tudo o que fazemos e dizemos . Lembro-me da primeira vez que ouvi minha menina de dois anos soltar um longo suspiro e dizer: "Oh, meu Deus! Não posso mais!". Seu tom e expressão eram exatamente meus. Às vezes você entra em seu rosto com seus próprios pecados através das palavras e ações de seus filhos.

Recentemente eu fui a um batismo em que o padre lembrou aos presentes que seria por meio de suas ações que os filhos que seriam batizados conheceriam Deus e se comportariam diante dele. Se a criança nos vê rezando, ele aprenderá que a oração é importante, mas se a criança nunca vê em sua vida qualquer comunicação de pessoas com Deus, ele aprenderá que a oração não é necessária.

Embora nenhum de nós seja perfeito, temos a responsabilidade de tentar seguir os modelos comportamentais que queremos que as crianças imitam. E as crianças aprendem tanto do que fazemos como do que não fazemos . Se não fizermos uma prioridade para ir a igreja todos os domingos, está dizendo aos corações dos nossos filhos sobre fé e sobre a vida.

Há seis coisas que as crianças aprendem quando vão a missa dominical: 


1. Deus é importante, mas não tão importante

Se Deus me encaixa bem, ótimo, mas apenas se isso me convém . Futebol, dormir ou ... (colocar qualquer atividade aqui) são mais importantes do que fazer o esforço para estar com Deus uma hora por semana. 


2. Deus realmente não quer dizer o que ele diz


Sim, para santificar os feriados é um mandamento da Lei de Deus, mas ... Deus não entende o quanto estou ocupado, nem quantos filhos eu tenho ou estou cansado, então sou eu quem decide, de acordo com as circunstâncias da minha vida, o que Ele significa com esse mandamento ... e com todos os outros mandamentos. Cabe a nós escolher e escolher quais leis de Deus queremos seguir . 


3. A Igreja realmente não espera que aceitemos seus ensinamentos

Sim, há um comando da Igreja para ir à igreja aos domingos, mas a Igreja não entende o quanto estou ocupado, nem quantos filhos eu tenho ou estou cansado, então sou eu quem decide , de acordo com as circunstâncias da minha vida, o que eu A Igreja realmente significa com esse preceito. 


4. A missa só me serve por causa do que eu saio disso 


 Quando nós vamos de e para a Missa de acordo com nossos caprichos, parecemos esquecer que ir a igreja constrói a comunidade eclesial . Sua paróquia pode precisar de você como leitor, ou cantar no coro, ou coletar a coleção. Ver a sua família na Igreja pode ser apenas a coisa que uma pessoa idosa precisa para iluminar o domingo solitário. Há muitas razões pelas quais somos uma comunidade de fé e nos unimos para adorar a Deus. 

5. Quando as coisas são difíceis ou chatas, eu não tenho que fazê-las

Se não chegarmos à massa e diremos aos nossos filhos que é porque a massa é "chata" ou que "não recebemos nada", nossos filhos aprendem que só temos que fazer coisas divertidas e excitantes . Isso, simplesmente, não é verdade, nem no que diz respeito à fé nem no que diz respeito ao cotidiano. A maioria das pessoas não acha divertido ou emocionante pagar seus impostos, mas ainda temos que fazê-lo. 


6. Duvidamos da presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e as graças que recebemos por comunhão.

Se você realmente acredita que Jesus Cristo está presente na Eucaristia e que ele vem a nós todos os domingos na Missa, o que o separa dele? Por que você não quer receber as graças que Ele prometeu através deste presente incrível? Nosso Catecismo nos ensina que "a Eucaristia é o coração e o cume da vida da Igreja, porque nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros ao seu sacrifício de louvor e ação de graças oferecidas de uma vez por todas na cruz para seu pai; Através deste sacrifício, derrama as graças da salvação em seu Corpo, que é a Igreja »(1407).

Prezados pais, eu sei e eu entendo perfeitamente o quão difícil é levar as crianças à igreja . Muitas vezes, quando a missa termina, eu sinto como se eu tivesse apenas participado de um torneio de luta livre. Não importa o quanto você planeje e prepare, muitos dias as crianças são menos do que angélicas. É uma batalha. Mas é uma batalha que vale a pena lutar. Não há lugar melhor para levar nossos filhos do que aos pés de Jesus. Não há uma lição melhor do que ensinar-lhes que colocar Deus sempre em primeiro lugar , tudo o que está acontecendo em nossas vidas e quão difícil é ir à igreja.

Adivinha o que acontecerá se você esperar para levar as crianças à massa para se comportar melhor ou a sua vida não está tão ocupada? Isso não acontecerá. Transforme a Missa do domingo em algo que sua família invariavelmente fará em conjunto . Acredite, as bênçãos e graças que você receberá para esta disciplina transformarão sua vida familiar de maneira poderosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário