segunda-feira, dezembro 04, 2017

6 Evidências bíblicas de que São Pedro foi o primeiro Papa


 Os católicos sempre professaram que São Pedro foi o primeiro Papa e que seus sucessores, os últimos bispos de Roma, têm a mesma função. No entanto, é muito comum que nossos amigos ou conhecidos que professam outra religião nos questionem nesse ponto. Prepare-se, porque hoje vamos ensinar-lhe 6 provas bíblicas de que São Pedro foi o primeiro Papa.

1) Jesus muda o nome para Simon

Se somos leitores assíduos da Bíblia, perceberemos que Deus muda seu nome para muitas pessoas, a fim de lhes dar uma função importante. Por exemplo, ele mudou seu nome para Abram para Abraão (Gênesis 17, 3-6), Sarai para Sara (Gênesis 17, 16), Jacó para Israel (Gênesis 32, 28) e, claro, para Simão para Pedro (Cefas em aramaico) em João 1:42.

2) Jesus constrói sua igreja em Peter

Jesus disse a Simão: "Você é Pedro e, nesta rocha, vou construir a minha igreja" (Mateus 16, 18). Muitos protestantes argumentam que, embora seja verdade que Pedro significa PEDRA, nos escritos originais em grego, lê "Você você é PETRO e sobre este PETRA ... "então Jesus está falando sobre duas pedras diferentes. Antes disso, devemos nos lembrar que Jesus falou aramaico, então o que originalmente veio de seus lábios foi "Você é CEPHAS e neste CEFAS eu construirei minha igreja". A mesma pedra.

3) Jesus dá a Peter as chaves

"Eu lhe darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que você ligar na terra será ligado no céu, e tudo o que você perder na terra será solto no céu "(Mateus 16:19). Como entender esta passagem? Jesus dá as chaves a Pedro usando uma fórmula muito semelhante à que David costumava dar as chaves ao seu mordomo (Isaías 22, 22). Para os primeiros cristãos, isso foi muito importante porque sabiam que o papel de administração implicava ter um enorme poder (Gênesis 39, 4). Um fato importante: todos os apóstolos receberam o poder de atacar e perder (Mateus 18, 18), mas somente Pedro recebeu as chaves.

4) Pedro é sempre o primeiro na lista dos apóstolos

No Novo Testamento, a lista de todos os apóstolos é citada várias vezes. Revise rapidamente as seguintes passagens: Mateus 10, 2-4; Marcos 3, 16-19; Lucas 6, 13-16; Atos 1, 13 Você notou? Pedro sempre aparece primeiro na lista e Judas no final. Coincidência?

5) Todos os apóstolos estão em apuros, mas Jesus orou por Pedro

"Simão, Simão, olha que Satanás pediu poder para agitar você como trigo, mas orei por você, de modo que você não tenha fé. E você, depois de retornar, confirme seus irmãos "Lucas 22, 31-32 O diabo queria atacar todos os apóstolos e Jesus poderia ter dito que orava por todos, mas preferia ser específico e enfatizar a missão de Pedro: Confirmar na fé seus irmãos.

6) Pedro toma iniciativas como chefe da Igreja

- Após a morte de Judas, Pedro decide que a lista dos 12 apóstolos deve ser completada (atos 1, 15-26). - Ele é o primeiro a pregar no Pentecostes (Atos 2, 14). - Ele faz a primeira cura após a ressurreição (Atos 3, 6-7). - Receba a revelação de que os gentios são aceitos como cristãos (Atos 10, 28). - Fala antes do Sinédrio (Atos 4, 8-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário