terça-feira, setembro 19, 2017

Por que todo protestante deveria ser católico? 6 argumentos históricos e teológicos


Nesta publicação, queríamos trazer-lhe alguns argumentos que podem ser úteis para oferecer a verdade aos nossos irmãos protestantes e convidá-los a se aproximarem da Igreja Católica.

1. Porque você não pode acreditar na Bíblia sem acreditar na Igreja



Como sabemos dos Evangelhos, Jesus pregou através de várias partes da Terra Santa e depois enviou os Apóstolos e discípulos para difundir a Boa Nova. Todos tomaram o chão. De acordo com estudos históricos, o primeiro Evangelho a ser escrito foi o de São Marcos cerca de 70 dC. Entre a morte e ressurreição de Cristo e a redação deste texto Foram quase quatro décadas em que a Igreja se espalhou e as primeiras comunidades cristãs foram formadas. É neste momento que São Paulo enviou cartas às diferentes comunidades nascentes. O resto dos Evangelhos foi escrito nesta ordem: São Mateus, cerca de 80 dC, São Lucas entre AD 80-85 e São João foi completado em cerca de 100 dC. A veracidade desses textos e dos restantes foi determinada gradualmente. Tudo isso significa que, a partir do momento em que o primeiro texto foi escrito sobre o ano 70 até a canonicidade final dos 27 livros que compõem o Novo Testamento foi reconhecido, levou pelo menos três séculos.

E como a mensagem de Jesus se estendeu em todos esses séculos até o Novo Testamento ser conformado? Bem, oralmente. E como foi determinado que os textos que se formaram hoje eram uma expressão fiel dos ensinamentos de Cristo? Por sua coincidência com a tradição oral conservada pela Igreja Católica.

Agora, se ele estava dentro da igreja onde eles foram escritos e agrupou os vários textos do Novo Testamento, como você pode acreditar nestes textos sem acreditar que esta é a Igreja fundada e desejada por Cristo, o mesmo ao qual o transporte o Espírito Santo? Ou mais, por que, se você acredita no Evangelho, não acredite na Igreja em que você viu a luz?

2. Porque eles não acreditam nos evangelhos apócrifos




Do argumento anterior vem uma segunda realidade. Enquanto a Igreja analisou a veracidade dos Evangelhos, outros textos foram distribuídos pelas comunidades cristãs, que depois se tornaram apócrifas. Esta qualificação indicou que a Igreja os considerava falsos, isto é, eles não refletiam fielmente a vida e os ensinamentos de Jesus ou tinham influências de filosofias incompatíveis com o cristianismo nascente.

Ao mesmo tempo que a veracidade dos textos que compõem o Novo Testamento foi determinada a falsidade dos outros textos que não representavam os ensinamentos de Jesus foi indicado. Portanto, se rejeitamos a Igreja Católica como a instituição divina humana instituída por Cristo, por que eles acreditam na falsidade desses Evangelhos que apontaram a própria instituição da qual não acreditam?

3. Porque se você rejeitar o catolicismo, não pode dizer qual dos outros "cristianismo" é o verdadeiro




Se ignorarmos o argumento anterior e decidimos não acreditar na Igreja Católica, cuja profundidade histórica se remonta ao tempo de Cristo, encontramos uma variedade de denominações que afirmam ser cristãs, mas professam diferentes credos. Todos afirmam ser aqueles que interpretam o verdadeiro significado dos ensinamentos de Jesus, mas não se sabe qual é, de fato, correto e nem todos verdadeiros.

4. Porque outros cristãos tiveram um fundador humano




Se excluímos comunidades antigas como os ortodoxos e os coptas, a história também nos leva a outras evidências: as outras denominações que afirmam ser cristãs tiveram um fundador estritamente humano, alguém que reinterpretou o sentido que ele acreditava tinha os verdadeiros ensinamentos de Jesus e transmitiu-o a um grupo de fiéis.

Martin Luther, John Calvin, Ulrich Zuinglio, John Knox, entre outros ; são, respectivamente, nas origens de cada uma das confissões que se ramificaram após a Reforma. No entanto, se seguimos a genealogia dos bispos de Roma na Igreja Católica, voltamos 2000 anos para chegar a Pedro, o primeiro Papa a quem Cristo designou como seu representante.

5. Porque os escândalos na Igreja são um forte motivo de credibilidade




Muitos protestantes rejeitam a Igreja porque acreditam que, ao longo da história, transplantou o comportamento imoral. Embora isso possa ser verdade para certas pessoas em certos momentos históricos, o mal (uma consequência do pecado) mostra que a Igreja é guiada pelo Espírito Santo. Como é isso? Simples: não existe uma instituição humana que tenha dois mil anos de história e permaneça essencialmente a mesma coisa. No entanto, a Igreja faz, e ainda há mais. Uma instituição que passou por várias crises, ameaças e ataques, e superou tudo, não pode explicar sua existência pelo mero fator humano. Deus está vivo na Igreja.

6. Porque a Bíblia não diz que só é a fonte do Apocalipse



Este argumento é interessante. Normalmente, os protestantes rejeitam tudo o que a Igreja afirma e não é explicitamente mencionado nos textos do Novo Testamento.

O paradoxo desta afirmação é que nenhum lugar da Bíblia menciona explicitamente que ela própria é a única fonte de Revelação. Portanto, estamos na presença de um argumento que se destrói. Se tudo isso não é detalhado nas Escrituras é rejeitado, a mesma noção de que a Bíblia sozinha é a única fonte do que é revelado porque não é explicitamente mencionada deve ser rejeitada com o mesmo critério.

Se abandonarmos a análise do texto e o foco na história, descobrimos que este elemento extra-textual de "Sola Scriptura" foi uma invenção da Reforma, um elemento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário