sexta-feira, janeiro 06, 2017

Adoramos Maria ou a veneramos? Ajoelhar-se é adoração?




Por - Gilson Azevedo 

Este estudo tem como objetivo sanar algumas dúvidas acerca do assunto. O texto aborda pontos teológicos sobre a questão da adoração a Deus e respeito aos homens, destacando significados de palavras contidas na bíblia que foram modificadas de seu real contexto.

Desde o século XVI, criou-se uma onda de acusações contra a Igreja, dentre estas, está acusações contra a doutrina de veneração aos santos e de modo especial a Virgem Maria, pessoas mal intencionadas querendo nos identificar como pagãos que se desligaram de Deus.

Ajoelhar-se é adoração?

O termo adoração na bíblia tem várias significâncias, como, por exemplo, vindo do hebraico, ('a.vádh ) significa basicamente "servir". Vemos no Gênesis 14, 4 que: "Durante doze anos eles tinham ('a.vádh ) servido a Codorlaomor, mas no décimo terceiro ano tinham se revoltado". Notamos aqui que o termo se aplica a um tipo de serviço diferente de adoração a Deus. 


Outro termo para adoração que encontramos na bíblia, é o termo "hish.ta.hhawáh", que tem sentido de "curvar-se ou pode denotar-se a ideia de respeito ou cortesia", como podemos ver em Neemias 2,2, que o serviçal do rei estava abatido, muito triste, então sua face estava curvada, ou seja, abaixada perante o rei. A palavra aqui impregnada, ao invés de ser ('a.vádh ), é "hish.ta.hhawáh", dando um sentido de que o serviçal ao fazer tal atitude, não estava adorando o rei, mas fazendo uma reverencia de respeito da época e que também é muito usada nos dias de hoje. Para entender melhor essa questão, vamos buscar um pedaço da história de Ló, onde no Gênesis 19,1 diz: "Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, que estava assentado à porta da cidade, ao vê-los, levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se ("hish.ta.hhawáh") com o rosto por terra". Nota-se aqui, que se o termo for aplicado com outro significado, acontecerá uma deturpação no verdadeiro sentido da ação de Ló. Será que Ló adorava os Anjos por ter feito tal atitude? Não! O escritor do Gênesis não aplicou o termo dando ideia de adoração, mas ideia de cortesia e respeito. Sabemos que era impossível Ló ter adoração aos anjos, pois ele sabia que somente a Deus se prestava o culto de adoração. Por tanto, está sanado aqui a questão do curvar-se diante dos homens. Se toda vez alguém no intuito de atacar a Igreja pegar a palavra "hish.ta.hhawáh" e levar ao pé da letra no sentido de adoração, vai ser levado a dizer que Jacó e os seus eram idolatras de homens, pois vemos um relato em que Jacó junto com os seus curvaram-se diante de Saúl. Nesse acontecimento, não se pode aplicar hish.ta.hhawáh como sendo um ato de adoração, mas sim de respeito ou homenagem.

Agora em relação a curvar-se em sentido de adoração, isso depende da intenção da pessoa que está fazendo, como, por exemplo, o budismo, que se curva diante de deuses em sinal de adoração. Nós católicos nos curvarmos em sinal de adoração somente e apenas diante de Deus, porque somente Ele é digno, já aos santos, prestamos respeito, porque todos os seus méritos são vindos de Deus. Atacar a Igreja de idolatra só porque veneramos os santos, é covardia e falta de interesse pela verdade. Ninguém pode falar de algo sem antes conhece-lo. Já falei em um tópico anterior, que a Igreja não é fiscal de transito ou etc. para ficar fiscalizando a vida de todos os fiéis - lembrando que tem os infiéis – para poder saber o que eles vão fazer na rua. Se alguém sai vestido de católico por ai pregando e praticando aquilo que não condiz com as nossas doutrinas, não caia no erro de atacar a Igreja por causa destes, pois assim como vocês hereges dizem que não devemos culpar um rebanho inteiro por causa de um, vocês também não podem atacar toda a Igreja por causa de uma meia tonelada de infiéis que estão só para bagunçar. Fazer isso é rebeldia contra Deus, porque essa é a Igreja que Ele criou com Amor assim como nos criou. Mas vão nos questionar: Então não culpem todos os protestantes por causa de uns e outros. Bom, o protestantismo por si só já é um erro, é tipo alguém fazer parte de uma facção, mesmo que você seja o mais bonzinho do bando, continua sendo errado por permanecer no erro. Igreja só existe uma, o restante são denominações.

Adoramos a Virgem Maria?

Não! O protestante tem um erro maldito de não conhecer as coisas e sair por aí dizendo o que querem, é tipo um fofoqueiro, não sabe das coisas e fala o que der na telha.

Alguns falam que a Igreja se distanciou dos apóstolos e criou a ideia de que usamos o termo SANTO para idolatrar pessoas que seguiram a Cristo. Bom, nesse caso, podemos dizer que o autor de Os Atos dos Apóstolos estava doido quando disse: E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida”- Atos 9, 32. Ou então São Paulo estava bêbado ao dizer: “Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos” - Romanos 15, 25. “Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo” - Colossenses 1, 2

O termo SANTO,  parece que causa pavor/pânico nos protestantes, mas de todos os santos, o que mais causa pânico, é o nome de Maria, igual ao Diabo, que basta dizer Maria, e ele sai pulando igual pipoca.

Vamos ao caso: 

A Igreja católica possuiu três tipos de cultos com a qual todo fiel católico deveria aprender, e modesta parte, isso deveria ser enfatizado nas formações do CRISMA, para que o crismando ao professar o nosso credo, saiba o peso de suas palavras e o porque acreditamos.

Quais são esses três tipos de cultos da Igreja?

1. culto de latria (grego: “latreuo”) quer dizer adorar

2. culto de dulia (grego: “douleuo”) quer dizer honra, venerar

3. culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração

O culto da latria (adoração) é único para Deus, nem um católico deve usar este tipo de culto para pessoas, ou aos santos que já estão nos céus, pois isso é um erro gravíssimo.

O culto de dulia (veneração): é devido aos santos(as), nós como católicos, muitas das vezes não conseguimos imitar a Cristo com perfeição, mas as vezes, podemos buscar um pouco do que os santos fizeram para tentar alcançar. Nos inspirar neles, é bíblico. diz: Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós; (Filipenses 3:17) "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (ICor 13,1) "12 para que não vos torneis negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas." (Hb 6,12) Irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. (Tiago 5:10) por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. (1 Timóteo 1:16) Responderam-lhe: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. (João 8:39)

Existem diversos exemplos na bíblia sobre o caso, porém, os protestantes deturpam essas passagens porque não admitem que estão errados quanto aos santos.

O culto da hiperdulia: é o culto especial devido a Maria Santíssima, como Mãe de Deus. É exclusivo à Ela e nasce da necessidade de colocar o culto à Virgem em uma posição privilegiada, acima dos santos, mas sem alcançar o limite, a latria. Neste culto, prestamos o reconhecimento do que está escrito: “E então Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor e meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão Bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas Aquele que é poderoso e cujo nome é Santo!” (Lc 1,46-49).

Por mais que venhamos a sanar todas as dúvidas, ainda sim terá um filho da serpente para nos acusar de idolatras, porém, não devemos desanimar, devemos estar prontos para responde-los e dar testemunho da nossa fé. Maria é Mãe de Deus, e dizer que ela foi uma mulher qualquer, é não saber dar valor ao propósito de em sua vida. Se perguntarmos qual o real motivo dos protestantes nos acusarem de tantas coisas, nem um deles sabem dizer, só querem acusar, mas não querem entender.

Por fim, fiquemos atentos às palavras de Jesus Cristo: Vocês serão perseguidos por causa de meu nome.

Autor: Gilson Azevedo
©Livre para copia e difusão na integra com menção do autor. 

3 comentários:

  1. Maria merece nosso profundo reconhecimento de mulher santa e exemplo para a humanidade!

    ResponderExcluir
  2. Maria merece nosso profundo reconhecimento de mulher santa e exemplo para a humanidade!

    ResponderExcluir