sexta-feira, novembro 18, 2016

Por que Natal? Quando Nasceu Jesus



Em latim dizia-se dies natalis, ou seja, dia natalício, dia do nascimento. Dia do Natal, pois, não é o dia aniversário de um nascimento. É o próprio nascimento que é festejado.

A genealogia de Jesus segundo Mateus

Mateus coloca o nascimento de Jesus no contexto curioso de quatro mulheres do A. T. cuja história é pouco edificante: Tamar, a incestuosa, cuja virgindade é violada pelo meio-irmão Amnon (2 Sm. 13; Mt. 1,3); Raab, a prostituta de Jericó que acolhe e protege os espiões enviados por Josué (Js. 22; Mt. 1,15); Rute, a moabita, que pertencia a um povo excluído da aliança (Rt; Mt 1,5); Betsabéia, a adúltera, mulher de Urias, o Hitita, (2 Sm. 11-12; Mt. 1,6). A vinda de Cristo transforma e redime a história humana em sua totalidade, para lá de qualquer incoerência e mbigüidade.

Nascimento de Jesus segundo os São Mateus e Lucas (Mt 1-2; Lc 1-3)


Mateus e Lucas abrem seu Evangelho descrevendo o tempo e os eventos que sucederam na época do nascimento e da infância de Jesus. Eles se baseiam no modelo literário das biografias dos grandes personagens, mas fazem uma releitura teológica, onde se antecipa o núcleo fundamental da "Boa Nova".

Assim, a visão de Mateus de uma missão universal confiada pelo Ressuscitado aos discípulos na Galiléia (Mt 28,18-20) já é prefigurada na visita dos Magos a Belém (Mt 2,1-12).

A mesma promessa de Mt. 28,20, com a qual o evangelista conclui a sua narrativa, não é senão a retomada do anúncio do anjo a José: Ele será chamado Emanuel que significa Deus conosco (1,23).

Do mesmo modo, Lucas utiliza esse artifício literário para descrever o nascimento de Jesus e também a origem da Igreja nos Atos dos Apóstolos. A função do Espírito Santo é decisiva: como ele tinha agido em João Batista (1,15), em Maria (1,35), Isabel (1,41), Zacarias (1,67), assim irá guiar os primeiros passos das comunidades cristãs (At 2,1-4). Os Evangelhos da infância tornam-se desse modo a evidente antecipação de uma realização futura.  

Data do Natal

O Dia Natal de Jesus nem sempre foi celebrado na mesma data que hoje. Os cristãos antigos, dos primeiros tempos, não ficaram inventando uma data para o nascimento de Jesus, tentando satisfazer a curiosidade piedosa. Os Evangelhos não dizem em que dia nasceu Jesus, mas apenas que nasceu para viver a nossa mesma vida humana. Isso é o importante.
Temos informações do século quarto que nos dizem que, nas Igrejas Orientais, o Natal era celebrado no dia 6 de janeiro. Ou melhor, nesse dia celebravam-se o nascimento de Jesus, sua manifestação aos magos e sua manifestação no batismo. Era a festa da Epifania, ou seja, da tríplice Manifestação.

No Ocidente, ou seja, nas Igrejas do Oeste, a partir de Roma, entre 243 e 336, a festa começou a ser celebrada no dia 25 de dezembro.Os cristãos simplesmente aproveitaram uma festa pagã em honra do deus Sol, e deram-lhe um significado diferente: dia do nascimento do Cristo, sol e luz do mundo. Aos poucos a data começou a ser festejada também nas Igreja Orientais.

A data do nascimento de Jesus

Os textos de Mt. 2,19 e de Lc. 1,5 colocam o ano do nascimento de Jesus pouco antes da morte de Herodes, o Grande.

De acordo com os dados astronômicos e literários, Herodes teria morrido entre o dia primeiro e o dia 14 de Nisan do ano 4 a.C., que corresponde ao ano 750 da fundação de Ro­ma.

O historiador Flávio Josefo fornece alguns detalhes: Herodes morreu quando a festa dos ázimos estava para começar, precedida de um eclipse da lua: este teve lugar na noite entre 12 e 13 de março do ano 4 a.C.

Portanto, Jesus teria nascido cerca de 6 a.C. Entretanto, não faltam exegetas que, em razão das dificuldades de conciliar os diversos calendários em uso naquele tempo, transferem a data para o ano 1 a.C. Recentemente, o exegeta M. E. Boismard, partindo de documentos bíblicos e literários, propôs a data de 3 a.C. As incertezas continuam. Uma coisa é certa: a cronologia atual baseia-se em cálculos errôneos de Dionísio, o Pequeno, que no séc. VI d.C. colocou o início da era cristã no ano 754 da fundação de Roma. 
Saiba mais lendo o sobre se, JESUS NASCEU MESMO NO DIA 25 DEZEMBRO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário