quarta-feira, novembro 30, 2016

Cuidado com o falso ecumenismo


São Luis - Ma – 26 nov, 2016 - Com a crescente proliferação do ecumenismo, tem se criado novos meios de evangelização, e muitos destes meios, são falsos. O ecumenismo pregado hoje, é uma doença causada pela "teologia" da libertação. Este pseudo ecumenismo, prega noções contrárias as do Apóstolos, contrárias aos ensinamentos dos santos padres. O que hoje se chama de ecumenismo, é contrário aos verdadeiros estudos da Igreja, como, por exemplo, o que se pregava antigamente contra à Filosofia grega. São Basílio e outros eram desconfiados de tais filosofias contrárias à nossa fé. Tertuliano (150-225), deu voz, de forma a mostra um verdadeiro ecumenismo, à mais extrema forma de hostilidade para com o conhecimento grego ao defender sua completa conclusão do pensamento cristão, declarando que: 

O que tem de fato Antenas a ver com Jerusalém? Que concordância há entre academia e a igreja? Qual há entre heréticos e cristãos? ... Abaixo com todas as tentativas de se reproduzir um cristianismo mosqueado por um misto de formas estoica, platônica e dialética! Não queremos nenhuma estranha discussão depois de recebermos Jesus Cristo, nenhum questionamento depois de apreciarmos o Evangelho! Com nossa fé não desejamos mais nenhum credo. [1]

As palavras de Tertuliano nos mostram que, a Igreja naquela época já enfrentava pessoas que queriam trazer de tudo para dentro da Igreja, queriam ter tudo por dogma, queriam trazer um pouco de cada religião para coloca-las como nosso credo. Mas a Igreja repudiou tal ação querendo não mais ter nada de acréscimo em nosso credo. Assim, hoje não devemos jamais querer pedaços do protestantismo, umbandismo, islamismo e entre outras heresias, como credo nosso, queremos apenas o credo passado pelos Apóstolos.

Se ficarmos nessa de mudar o pensamento antigo inovando-o de acordo com o mundo, estaremos definindo que a Igreja não se sustenta em sua verdade, pois modificar a verdade não é algo que se pode fazer, visto que a verdade é imutável. Se algo mudou por total, em vez de permanecer com a mesma visão de sempre, tal credo de verdade não pode sustentar-se, eu não posso dizer, por exemplo, que leite é branco e amanhã dizer que o leite é violeta só porque outra pessoa acha que é violeta e em nome de um pseudo ecumenismo ter que aceitar tal afirmação para não desrespeita-lo. O nosso credo nunca foi modificado, e nunca jamais será, pois no credo está toda uma verdade imutável da qual nem um filosofo ou teólogo desse mundo vai ser capaz de inovar/acrescentar algo. Sejamos fieis a Igreja de Cristo, e anão as falsas teologias.

Minha posição pode até ser vista como incompreensível, irônica, e/ou agressiva, mas, eu não vou me moldar a esse falso ecumenismo que foi envenenado pela pós-modernidade.

Comentário: Gilson Azevêdo

__________

[1] On prescricion against Heretics. Traduzido por Sister Agnes Clare Way, vol. 46 de The Fathers of teh Church: A New Translation. Editado por: Alexandre Roberts e James Donaldson, 10 vols. New York: Charles Scribner's, 1896-1903, vol. 3, p. 246. s

Um comentário: