terça-feira, julho 05, 2016

A Igreja foi quem deu origem à Bíblia, não o contrário.


A doutrina da Sola Scriptura não dá importância - ou pelo menos grosseiramente desmerece - ao fato de que a Igreja surgiu antes da Bíblia, e não o contrário. Foi a Igreja, com efeito, que escreveu a Bíblia sob a inspiração do Deus todo-poderoso: os israelitas como a Igreja do Antigo Testamento (ou pré-católicos) e os católicos da Igreja do Novo Testamento.
Nas passagens do Novo Testamento notamos que Nosso Senhor dá certa primazia à autoridade do ensino de Sua Igreja e sua proclamação em Seu nome. Por exemplo, em Mateus 28,20 vemos Jesus ordenando os apóstolos a ir e ensinar em Seu nome, fazendo discípulos em todas as nações. Em Marcos 16,15 vemos que os apóstolos são enviados a pregar a todo o mundo. E em Lucas 10,16 vemos que aquele que escuta os setenta e dois escuta o Senhor. Estes fatos são muito importantes, pois em lugar algum vemos Nosso Senhor ordenando que seus apóstolos evangelizem o mundo escrevendo em Seu nome. A ênfase está sempre na pregação do Evangelho, não na sua impressão e distribuição escrita.

Então segue que o comando e a autoridade do ensino da Igreja são elementos indispensáveis como meios pelos quais a mensagem do Evangelho deve alcançar os confins do mundo. Pelo fato de a Igreja ter escrito a Bíblia, é lógico e racional dizer que somente a Igreja detém a autoridade para interpretá-la e aplicá-la. E sendo assim, por causa de sua natureza e origem, a Bíblia não pode servir como única regra de fé para os fiéis cristãos. Em outras palavras, por ter produzido a Escritura, a Igreja não elimina a necessidade de ela mesma servir como mestre e intérprete destas Escrituras.

Além do mais, não é errado dizer que somente por colocar a autoridade apostólica no papel, a Igreja de alguma forma faz com que esta mesma autoridade seja superior ao ensino oral? Semelhantemente à organização que Nosso Senhor estabeleceu, Sua palavra é autoridade, mas porque esta palavra está posta em uma forma diferente da outra não significa que uma forma seja superior à outra. Pelo fato de a única Palavra de Deus ser dimórfica em sua organização, negar a autoridade de uma é negar a autoridade da outra. As formas da Palavra de Deus são complementares, não excludentes. Portanto, se há necessidade das Escrituras, também há necessidade da autoridade que as produziu.


Para entender melhor, leia: Os primeiros cristãos não tinham uma Bíblia completa


Padre Paulo Nunes - 21 razões para rejeitar a "sola scriptura" - R7

3 comentários:

  1. Realmente, a Bíblia é uma construção insarada da Igreja, porém deve-se entender que ela não escreveu os livros dessa coleção ("biblioteca") diretamente, mas teve a direção do Espírito, para através do Sag. Magistério, escolher, selecionar, incorporar, ou melhor "canonizar' os textos que integrariam a Sagrada Escritura. Os livros já estavam redigidos, a ela competiria o delicado e complexo discernimento para criar a lista oficial. Caso contrário, se aceitasse todos os escritos (mesmo os não inspirados e/ou confusos e fantasiosos), a Bíblia teriam um aumento de mais de 100% do seu texto. O AT sem dívida já tinha seus livros,mais ou menos, selecionados pela cultura e fé do Judaísmo, desde séculos antes, especialmente após a reconstrução do Templo. é um tema complexo que demanda um bom ESTUDO de exegese e arqueologia Bíblica. Existem bons manuais e livros de grandes biblistas católicos ou protestantes que estudam minuciosamente a Formação da Bíblia: como a Igreja os acolheu, selecionou e aprovou, vindos do AT e do NT. OMRegispani, ocds

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir