terça-feira, junho 14, 2016

O barco da fé é um dos caminhos para a salvação



Por: Gilson Azevedo



 Evangelho: São Marcos 6,45-52

Imediatamente ele obrigou os seus discípulos a subirem para a barca, para que chegassem antes dele à outra margem, em frente de Betsaida, enquanto ele mesmo despedia o povo. E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar. À noite, achava-se a barca no meio do lago e ele, a sós, em terra. Vendo-os se fatigarem em remar, sendo-lhes o vento contrário, foi ter com eles pela quarta vigília da noite, andando por cima do mar, e fez como se fosse passar ao lado deles. À vista de Jesus, caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram; .pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: Tranqüilizai-vos, sou eu; não vos assusteis! E subiu para a barca, junto deles, e o vento cessou. Todos se achavam tomados de um extremo pavor, pois ainda não tinham compreendido o caso dos pães; os seus corações estavam insensíveis. 
Mc 6,45-52


O Evangelho de São Marcos nos relata um facto muito importante, o Evangelho nos exorta de um modo especial sobre como caminhar de forma correcta, nos mostra um acontecimento sobre como ter fé no Pai e acreditar com mais força na nossa capacidade de fazer coisas maravilhas em prol do Reino dos Céus.

Marcos nos relata que Jesus convidou os discípulos para subir naquele barco, para que assim pudessem seguir em frente. antes deste relato, 
os discípulos tinham presenciado a multiplicação dos pães e peixes, e isso nos ajuda a refletir melhor sobre a nossa caminha de fé, pois da mesma forma que Jesus convidou os discípulos para subir em um barco, Ele vem convidar a subir neste barco, para que assim, possamos velejar nos quatro cantos do mundo levando a Boa Nova. 



O que representa este barco em nossa vida? 

Esse barco significa a fé, sem fé não podemos ir adiante, este barco é essencial para que possamos caminhar contra as marés deste mundo, lembrem-se da Arca de Noé, pois tudo aquilo que estava dentro dela não foi levado pelo diluvio, isso porque aquela Arca representava a fé, representava uma fé capaz de mover o mundo para salvar vidas. Aquela arca só foi possível existir por meio das obras, sem as obras, a fé é morta, isto é, o barco da vida não existe. Poderia Noé receber tal pedido de Deus e esperar que a Arca se construísse por si mesma? Não! para isso Noé se moveu com tanta força, capaz de construir uma imensa Arca, apenas aceitando o pedido de Deus. Deste modo, somos chamados a ouvir a voz de Deus e por meio da fé que depositamos nEle, nos mover para compartilhar a salvação eterna com todos, é preciso se mexer correr atras daqueles que ainda não subiram no barco da fé em Cristo. 

Cisto é a Luz que vem iluminar os nossos caminhos para enxergarmos a porta da Salvação, que é Ele mesmo. 

Como caminhar contra as marés do mundo actual? 

Caminhar contra as marés deste mundo é cansativo, mais não devemos nos deixar se abater por este cansaço, os discípulos estavam cansados de remar, porque enfrentaram um vento que vinha contrário a eles, mais Jesus ao ver aquela situação, os ensinou a não abaixarem a cabeça quando se rema contrário as coisas deste mundo, Jesus quis mostra-los o valor da fé, pois os discípulos mesmo tendo presenciado a multiplicação dos pães e peixes, ainda não tinham fé o suficiente para acreditar que eles também poderiam fazer o mesmo, e desta forma, Jesus se apresenta ao discípulos andado por sobre as águas.

As águas que o mundo nos oferece, mutias das vezes vem em forma de um diluvio, e querem nos levar para a morte espiritual, mas a exemplo de Jesus, devemos usar a nossa fé para passar por cima destas águas, para que assim possamos praticar obras verdadeiras e concretas. Jesus andou por sobre as águas, e enfrentou a força das correntezas, porém os discípulos ficaram espantados, e se perguntando como Ele fazia aquilo. É deste modo que devemos agir, andar por cima das correntezas deste mundo permitindo que as pessoas se perguntem como conseguimos fazer isso e ao mesmo tempo suportas as chicotadas que o mundo nos oferece. Praticando isso, seremos um reflexo de Cristo para que todos sejam chamados a ter a mesma fé, para qquando chegar o tempo das tempestades, não possam pular deste barco, pois somente os que tem fé permanecem na verdade.

Ter fé não é sentar no sofá e esperar que o prato de comer venha até nós, ter fé, é poder ir aos lugares onde não sabemos, sem ter medo de se confrontar com as injustiças deste mundo, é saber denunciar e praticar meios para que a justiça seja feita, pois o mundo esta sofrendo uma escarces da verdade, e nós como cristãos, temos o dever de anunciar a boa nova, para que a verdade reine nos quatros cantos do mundo. E Para que isso seja feito perfeitamente, devemos ter em mente que s
omente Deus é capaz de nos fazer andar contra as marés deste mundo, mas não basta pedir, temos que levantar e fazer por nós aquilo que Deus faria e faz por nossa humanidade.  

Irmãos e irmãs, que estas palavras adentrem em nosso coração e nos faça crescer na fé, que a cada dia nós possamos sair do comodismo e enfrentar as correntezas deste mundo, sejamos firmes para que os dilúvios da vida não venham nos levar para o precipício do pecado mortal, para que não sejamos os primeiros a pular do barco de Jesus Cristo.  

Que o Espirito Sancto nos inspire sempre na nossa caminhada, e como já dizia São Francisco: “Evangelize sempre, se for preciso use palavras.” Que este belo exemplo de São Francisco nos faça querer usar palavras somente quando realmente for necessário, que nós passamos usar antes de tudo nossas atitudes e gestos diários, para que assim, as pessoas vejam não a nossa pessoa, mais os gestos de Jesus Cristo. Amém!

Na passagem onde reflete sobre os três reis magos que foram foram até Jesus guiados por uma estrela, devemos saber que essa estrela representa a Igreja, mais nem todos querem ir até Jesus sendo guiados por essa estrela, alguns querem seguir Jesus pelo facebook, WhatsApp, etc. estes meios são bons para levar a mensagem do evangelho, mais nunca se deixe pensar que isso é seguir a Cristo. 
Sejamos imitadores deste exemplo, ir até Jesus guiados pela Santa Igreja que Ele mesmo fundou, não sejamos Cristãos sem obras.

Paz e bem!

Autor: Gilson Azevedo - Criador do blog Católicos Defensores da Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário