quarta-feira, junho 15, 2016

Em busca do milagre pessoal e a deficiência da solidariedade moderna


Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.' Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero, fica purificado.'E, imediatamente, a lepra o deixou.  E Jesus recomendou-lhe: Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura.  Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouví-lo e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. São Lucas 5,12-16

Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar. Esse é o apelo de um leproso que, caído sobre os pés de Jesus, clama por sua cura, uma cura que o salva de todos os preconceitos daquela época, uma cura que o salva de todas as questões sociais que o excluíam da sociedade enquanto leproso.

A lepra tanto naquela época quanto nos dias de hoje, é uma questão que exclui as pessoas do nosso meio. Quando nos deparamos com um leproso, a primeira ação é nos escondermos e distanciar-se daquela pessoa, condenando-as como se fossem um ser sem utilidade para nossa sociedade, não conseguimos ver o exemplo de Jesus, que é estender as mãos para ajudar os necessitados.

Quando agimos dessa forma, sem estender as mãos para ajudar aquele que sofre, não conseguimos levar a imagem de Cristo até aquela pessoa, pelo contrário, fazemos com que aquela pessoa se afaste de nós, sendo assim, nos tornamos os verdadeiros leprosos, leprosos espiritualmente, que faz com que os enfermos se afastem do nosso meio, pois eles olham em nossas atitudes, um ato de ante-humildade e sem misericórdia para com os necessitados, eles olham uma imagem de um ser com atitudes que em nada ajuda no progresso das questões sócias de hoje.

No evangelho de Lucas, percebemos que a fama de Jesus logo se espalhou por todos os lados, sendo assim, multidões corriam atrás Dele em busca de alguma cura, as pessoas queriam um milagre. Mais Jesus fez uma atitude da qual devemos nos questionar. Jesus se retirava para lugares solitários e se entregava a oração total. Este gesto de Jesus, pode ser refletido de uma forma bem compreensível nos dias atuais. As pessoas começaram a procurar Jesus para encontrar a cura de suas enfermidades, mas, muitas dessas pessoas só iam atrás de Jesus por ocasião dos milagres, e não pela busca da salvação eterna, ou pelo desejo de aceitar o plano de salvação proposto por Deus, pois muitos querem os milagres, e poucos querem a salvação eterna.

E nós, como estamos buscando Jesus, será que estamos buscando Ele só pelas curas e milagres, será que somos aqueles que só recorrem a Deus nos momentos de dificuldades?

Irmãos e irmãs, devemos buscar compreender as necessidades do nosso coração, devemos buscar compreender que não são os nossos desejos que nos aproximam da santidade, pois buscar a santidade para alcançar a vida eterna, é deixar-se ser guiado pela Luz de Cristo, se não fazemos isso, estamos enganando a nós mesmos. Busquemos os exemplos dos santos, mas nunca querendo ser a copia dos santos, mas sim, deixando-se ser copia de nós mesmos por meio de nossas obras, pois ainda existe muitas questões que ainda não foram resolvida pelos santos.

Comecemos a deixar que a Igreja nos guie, pois actualmente muitos dos cristãos é que querem guiar a igreja, esquecendo-se, que é Cristo quem nos guia, Ele é a Cabeça deste corpo místico, é Ele quem guia nossa liturgia. Deixemos de criar coisas vindas de nós mesmos, querendo encher os bancos das comunidades, querendo satisfazer os desejos de todos, nem Jesus Cristo agradou a todos, assim, sua igreja nunca irá agradar a todos, pois Ele como cabeça deste corpo místico, nos ensina que devemos agradar a Deus, e não as pessoas, não são as pessoas que fizeram Deus, e sim Deus quem nos fez, e este Deus nos chama a agrada-lo em tudo.  Enquanto ficarmos com o pensamento de agradar as pessoas em tudo, ao ponto de não exortar os erros dos irmãos, continuaremos a ser pessoas que nunca reconhecerão o valor do amor, nunca iremos intender o valor da disciplina, nunca iremos intender o decálogo de Deus, precisamos meditar na ascese com um aprofundamento ortodoxo de nossa igreja. 

Lembre-se, quem quis agradar as pessoas aqui na terra foi o diabo, oferecendo só coisas boas a Jesus, mas Cristo o repreendeu, assim quem quer agradar somente as pessoas e não a Deus, também é repreendido por Cristo. São os nossos gestos e atitudes, que levam outras pessoas querer agradar a Deus.
Paz e bem!

Autor: Gilson Azevêdo - Criador do Blog Católicos Defensores da Fé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário