terça-feira, maio 24, 2016

A Eucaristia


Jo 6,51-58. É de realçar que jesus até aqui não tinha falado da eucaristia. È só a partir do v. 51 que ele entra directamente neste assunto.



Antes, apresentara-se como o pão do céu e todos tinham compreendido que este pão era a sua mensagem, o seu evangelho, a sabedoria de Deus.

Mas mesmo isto, não era uma pretensão de somenos importância, para os judeus e, de facto, eles reagiram energicamente. 

Mas e a afirmação comer?

Os ouvintes compreenderam as PALAVRAS DE JESUS EM SENTIDO LITERAL( como pode este homem dar-nos a sua carne a comer? Versículo 52: e Jesus NÃO OS CORRIGE, mas afirma e especifica os efeitos da Eucaristia ( Jo, 53-57), pelo contrário, É TÃO FIEL ÀQUILO QUE DISSE, que Jesus PERMITE QUE SE VÃO EMBORA!!!... a partir desse momento, muitos discípulos voltaram atrás e já não andavam com Jesus (Jo 6,66)….

Teria Ele tolerado que este afastamento acontecesse, POR UM SIMPLES EQUÍVOCO???, POR UMA COMPREENSÃO LITERAL? OU UMA COMPREENSÃO METAFÓRICA?

 Em casos semelhantes, outras vezes, Jesus comporta-se diferentemente ( Mt 16,6ss ; Jo 3,3ss; 4,32ss)…
Abrir o texto de hoje causa ainda mais estupefacção: o pão a comer não é apenas a sua doutrina mas também a sua carne.

A carne para um judeu não são os músculos, mas toda a pessoa, considerada no seu aspecto de fraqueza, o homem é carne, mesmo na medida em que é um ser frágil e destinado a morte, segundo a concepção semita, indica a parte fraca, frágil, precária da pessoa; indica o ser humano enquanto destinado a morte.

Face à infidelidade dos homens, Deus sente compaixão dos homens, se recorda que eles são carne, um sopro que vai e não volta (sl 78,39). 

Quando do prólogo da sua obra João diz O VERBO SE FEZ CARNE (Jo1,14), refere-se ao aniquilamento do filho de Deus, fala da sua descida ao nível mais baixo e sublinha a sua aceitação mesmo dos aspectos mais caducos da pessoa humana. COMER ESTE DEUS FEITO CARNE significa então reconhecer que a revelação máxima de Deus passa através do filho do carpinteiro, significa acolher a sabedoria vinda do céu, ou seja, de todos os elementos que caracterizam a fraqueza humana.

Mas mesmo, depois deste esclarecimento, não fica eliminado o aspecto escandaloso da proposta de jesus, como se pode COMER A SUA PESSOA? 

A reacção de escândalo por parte dos ouvintes é compreensível( v.52), pois compreendem que ele não de refere só à assimilação espiritual da revelação de Deus, mas também a um ( comer real) o que é que Ele quer com isso? 

Muitos textos bíblicos proíbem severamente esta pratica, porque a vida da carne está no sangue ( Lv 17,10-11) e a vida não pertence ao homem mas a Deus.

É nesta altura que se insere o discurso sobre a eucaristia vamos compreender o melhor possível.

Se partimos da constatação que , para alcançar a união de vida com Cristo, BASTA A FÉ na sua palavra, então perguntar-nos-emos com razão: PORQUE É PRECISO TAMBÉM RECEBER ESTE SACRAMENTO DA EUCARISTIA? Porque é que jesus acrescentou uma exigência tão difícil de compreender: COMER A CARNE E BEBER O SEU SANGUE? 

Nós sabemos que no mundo, por falta de presbíteros, aos domingos, a maioria das comunidades cristãs não se reúne `a volta do pão eucarístico, mas sim á volta da palavra de Deus, e estamos certos de que deste único alimento `a sua disposição eles recebem abundantemente a vida.

È significativo que a esse respeito, no v.54, jesus diga que quem come a sua carne e bebe o seu sangue tem a vida eterna, exactamente como no v.47 se afirma que o mesmo resultado o obtém quem acredita na sua palavra. 

POR QUE ENTÃO A EUCARISTIA? 

De mais, há que sublinhar que este sacramento que torna presente a pessoa de cristo, o gesto de se aproximar da eucaristia significa acolher a cristo e assimilar a sua palavra, aceitando que ela entre dentro de nós, anime toda a nossa vida e se torne parte de nós próprios, como acontece com o pão.

Eis a razão porque não se pode receber o pão eucarístico se, antes não se escutou a palavra de Deus. Quem opta por tornar-se uma só pessoa com Cristo sacramentado deve primeiro acolher a sua proposta, é como quando se assina um contrato: é preciso ler e avaliar com atenção todas as cláusulas.

Para ter a vida a vida divina, é indispensável assimilar a pessoa de cristo mediante a adesão à sua palavra.

 MAS É PRECISO TAMBÉM COMER O SEU CORPO E BEBER O SEU SANGUE. COMO? 

Jesus não está a falar de um corpo físico, a sua carne e o seu sangue não se podem comer ou beber materialmente, mas toda a sua pessoa, essa sim, deve ser assimilada, o discípulo deve apropriar-se dela isto pode acontecer através do sacramento através do sinal.

O objectivo que o discípilo de Cristo é chamado a alcançar, é a sua identificação com o mestre, é a união de vida com Ele, ISTO NÃO PODE ACONTECER MATERIALMENTE, PORQUE JESUS MORREU E RESSUSCITOU HÁ MUITOS SÉCULOS. 

Todavia, o seu gesto de amor total, dom da sua vida, podem ser representados todos os dias através de um sinal, durante a última ceia, Ele deixou aos discípulos a sua pessoa, deixou-se a Si mesmo, no sinal do pão, que se deve comer, e no sinal do vinho, que se deve beber, nestes sinais, ele está realmente presente e quem o recebe une-se a ele, torna-se uma única pessoa com Ele.

Por: Prof. 
Amadeu Pereira - Colaborador do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário