quarta-feira, junho 17, 2015

Respostas sobre o perdão dos pecados



Neste artigo tentarei colocar algumas respostas paras as perguntas mais frequentes sobre a confissão dos pecados, a importância que até mesmo Jesus deu aos apóstolos. Vamos começar a falar do perdão dos pecados.

Jesus possui duas naturezas: é Deus e, ao mesmo tempo, homem. Se assim não fosse, não teria como nos resgatar com o seu precioso Sangue, não é mesmo? Pois bem, os escribas também acusaram Jesus de não poder perdoar os pecados porque era um simples homem e até disseram: "Quem pode perdoar os pecados senão só Deus?" (Mc 2,7). Então Jesus respondeu: "Para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados..." (Mc 2,10), perdoou os pecados do paralítico e o curou na frente deles. Mais tarde, após sua ressurreição, Cristo apareceu aos seus apóstolos e lhes disse: "'Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu vos envio'. Dizendo isto, soprou sobre eles, e disse:

'Recebei o Espírito Santo. Aqueles aos quais perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; aqueles aos quais não perdoardes, ser-lhe-ão retidos'."

Observe que esse dom não foi dado a todos, mas somente aos seus discípulos, os Apóstolos, e - obviamente - aos seus sucessores. Tenha-se em mente, também, que não receberam esse dom extraordinário do Espírito Santo por causa de sua santidade ou impecabilidade (aliás, São João já dizia: "aquele que disser que não tem pecados é um mentiroso" - cf. 1Jo 1,8), mas por um dom merecido por Cristo e que lhes foi entregue para o bem das almas e da Igreja.
Então, porque esse orgulho todo? Até o papa e os bispos inclinam humildemente suas cabeças e se confessam para um simples sacerdote!! Temos mais é que deixar o nosso orgulho de lado e lembrar as palavras de Cristo: "Aquele que se humilha será exaltado; e quem se exalta será humilhado" (Lc 18,14).

veja algumas das perguntas mais frequentes sobre o perdão dos pecados e as respostas:

QUEM AUTORIZOU UM HOMEM A PERDOAR OS PECADOS?

A estes doze, e apenas a eles, Jesus deu o poder de perdoar os pecados (Jo 20,21-23). Note que ele deu este poder apenas aos apóstolos, e o fez depois de Sua Ressurreição. Não faria sentido dar este poder se isto não fosse necessário. O próprio São Paulo nos lembra da necessidade e da origem deste sacramento (2Cor 5,18).

PORQUE FOI TRANSMITIDO O PODER DE PERDOAR??

Mas não faria sentido que este poder acabasse na geração dos apóstolos. Afinal, por que nós precisaríamos menos do perdão dos pecados que a gente daquele tempo? É por isso que este poder foi transmitido aos sucessores dos Apóstolos, que seguiram a transmiti-los. A Igreja tem a sucessão de São Pedro, a quem Jesus entregou as chaves do Céu e a missão de apascentar o Seu rebanho. Desde então a Igreja tem ciosamente guardado a doutrina de Cristo e ministrado os Sacramentos por Ele instituídos como meios para nossa salvação.

O PODER DADO POR JESUS É PARA QUALQUER UM????

O poder de perdoar os pecados, porém, não deve ser conferido a qualquer um (1Tm 5,22), ainda que o valor do Sacramento independa da santidade pessoal do sacerdote (Rom 5,11). O objetivo é evitar escândalos causados por pessoas despreparadas, que não abraçam a graça a eles conferida pelo Sacramento da Ordem (1Tm 4,14).


AS IGREJAS QUE TEM SUCESSÃO APOSTÓLICA MAS NÃO SEGUE PEDRO, A CONFISSÃO É VALIDA?

Note que igrejas autocéfalas, como os coptas ou os nestorianos da Índia, apresentam praticamente da mesma forma o Sacramento da Reconciliação. Chamo à atenção estas igrejas porque separaram-se da Igreja há muito tempo. Os nestorianos da Índia seguem a sucessão apostólica de São Tomé, que ordenou seus primeiros bispos e deu a eles o poder de perdoar os pecados.

Os coptas, nestorianos e outros frequentemente apresentam erros graves de doutrina, por não se terem mantido sob Pedro, a quem Cristo deu o poder de ligar e desligar (expressões rabínicas significando estabelecer a verdadeira exegese de um texto bíblico que diga respeito a direitos e deveres). Mas mesmo assim, a Confissão é por eles considerada necessária.

PEDRO UTILIZOU O SACRAMENTO DA CONFISSÃO? E JUDAS , O TRAIDOR?

O próprio Pedro utilizou da confissão e arrependimento com Jesus ao tempo que Judas não confiou na misericórdia de Deus, porque ambos pecaram gravemente, mas Pedro não só foi perdoado como também foi colocado como chefe da igreja

PORQUE OS CATÓLICOS CONFESSAM OS SEUS PECADOS A UM MERO HOMEM ? NÃO SERIA MELHOR CONFESSÁ-LOS DIRETAMENTE A DEUS ?

Sim, seria melhor ir diretamente a Deus, e provavelmente este é o motivo pelo qual Cristo não escolheu este método. Nos confessamos a um homem, não pelo fato dele próprio ter o poder de perdoar os pecados, mas pelo fato de que ele atua como um agente ou juiz em nome de Deus, e perdoa os pecados em nome de Deus.


FOI JESUS QUEM INSTITUIU A CONFISSÃO???

As palavras da instituição provam que Cristo determinou a específica confissão dos pecados: "Disse-lhes, então, Jesus pela segunda vez: 'A Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio'. E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: 'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos..." (João 20,21-23). 

O QUE É PRECISO PARA SE CONFESSAR?

(em jo 20,11-23) conferiu aos seus Apóstolos o poder de PERDOAR ou RETER os pecados. Mas, para exercer este poder judicial, é necessário para o pecador acusar-se dos seus pecados. Muitos pecados são cometidos em segredo e o sacerdote-juiz não tem outra forma de conhecê-los a não ser pela confissão exata.

PORQUE JESUS DEU O DOM DE CONFESSAR OS PECADOS?

Não resta duvida que em Jo 20,21-23 o sopro de Cristo ressuscitado e as palavras:"recebei o (Dom do) Espirito Santo" expressa perfeitamente que os apóstolos não receberam o poder de perdoar os pecados em virtude de sua santidade ou impecabilidade,MAS COMO UM DOM ESPECIAL MERECIDO POR CRISTO E A ELES CONFERIDOS EM FAVOR DAS ALMAS REMIDAS PELO SEU SANGUE DERRAMADO NA CRUZ.

EXISTE ALGUMA PENA A QUEM SE CONFESSA?

Além disso, o sacerdote como juiz deve impor uma pena ou obra de satisfação que proporcionará a expiação dos pecados e auxiliará o pecador. Isto o sacerdote só pode fazer se souber quais pecados foram cometidos. 

O PADRE TAMBÉM É PECADOR, PORQUE ELE PODE PERDOAR?

O fato de que o padre também é um pecador, como o são todos os homens, não afeta o poder que ele exerce. O seu poder provém de seu ofício. O mesmo se dá com o Presidente da República ou com o Juiz de Direito em nossas cortes civis: a vida particular dessas pessoas não afetam a autoridade que receberam da Constituição do país. Dai dizer que eu não me confesso com um padre porque ele é pecador é a mesma coisa que dizer "que não vou a um medico porque ele também fica doente".Por isso que até mesmo o Papa dobra humildemente a cabeça a um sacerdote para se confessar e receber o perdão de Deus. 

I Joao 1:8-10 "Se dissermos que não temos pecado algum, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não esta em nós.Se confessarmos os nossos pecados , Ele é fiel e justo e nos perdoa dos nossos pecados e nos purifica de toda iniquidade.Se dissermos que não temos pecados, taxamo-lo de mentiroso e sua palavra não está em nós"

Por : Rogerio ( Sacro Sancttus )
Fonte: Exurge Domini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário