Porque veneramos a cruz se Jesus já ressuscitou?



O fato de Jesus ter ressuscitado é o centro de nossa fé. Mas não podemos esquecer jamais sua paixão que é parte do mesmo mistério pascal, é com sua morte na cruz que Jesus nos salvou.

A cruz sempre foi o centro da fé cristã. São Paulo proclamava a cruz sem cessar, será que ele não sabia que Jesus tinha ressuscitado?


Claro que sim, mas também compreendia a importância em tê-la sempre presente porque ela é o poder de Deus contra todas as forças infernais que nos dominam: as forças da carne, nosso ego. A carne tem seu prazer, conveniência, seu engrandecimento, a cruz põe a morte tudo isto para que reine o amor.


" Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. " Gálatas 6:14

A Cruz tendo nela representado o corpo de Nosso Senhor ou não, tem o mesmo sentido, mas os católicos costumam representá-la com Seu corpo pelo valor de contemplar sua paixão e o amor com que nos salvou.

A Cruz é mencionada explicitamente 29 vezes no Novo Testamento
e muitas outras vezes é mencionada sem utilizar a palavra exata. Não é o madeiro em seu sentido material que colocamos nosso coração mas sim no sentido que Jesus colocou nela. Ele é quem nos atrai. Jesus nos diz:

" E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. " Joao 12:32

Cristo é quem transformou o sentido da Cruz. 

Antes era a maior vergonha e ignominia possível e a hora é a glória e a vitória máxima.

Ao contemplar Jesus na Cruz tomamos consciência da seriedade dos nossos pebados, do amor que tem por nós e da redenção. O amor a cruz nos comunica a graça de ser fiel em nossas cruzes unida a Sua.

E por isso mesmo que os Cristãos sempre teve na Cruz o sinal da vitória e temos ampla evidência histórica que desde os primeiros séculos se levantavam cruzes como sinal da fé em Cristo.

Aos que nos atacam por levar a cruz em nossos pescoços ou por estar num lugar de honra em nossas casas, erguida bem visivelmente, temos de responder como São Paulo:

" Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo. A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. " I Corintios 1,17-18

" mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para os eleitos - quer judeus quer gregos -, força de Deus e sabedoria de Deus. " I Corintios 1, 23-24

Te adoramos Óh! Cristo e te bendizemos, porque pela sua Santa Cruz remiste o mundo! - Amém.


Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério SacroSancttus

Comentários