quarta-feira, julho 16, 2014

Unção dos Enfermos

Unção dos Enfermos

Bíblia:
Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados”.(Tg 5,14-15).
“Eles partiram e pregaram a penitência. Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam”(Mc 6, 12-13).
“...imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”(Mc 16,18).
Catecismo:
“...A Unção dos Enfermos completa nossa conformação com a Morte e Ressurreição de Cristo (...) fortalece o fim de nossa vida terrestre como que de um sólido baluarte para enfrentar as últimas lutas antes da entrada na casa do Pai.(DS 1694)”.(§ 1523).
“O tempo oportuno para receber a sagrada unção é certamente aquele em que o fiel começa a encontrar-se em perigo de morte devido à doença ou à velhice” (§ 1528).
Dogma:
Se alguém disser que a Extrema Unção não é verdadeira e propriamente um Sacramento instituído por Cristo, nosso Senhor, e promulgado pelo bem-aventurado São Tiago Apóstolo, mas apenas um rito aceito pelos Padres ou uma invenção humana, seja excomungado. (Conc. Trento, 1545-1563, Dz. 926).

Pio X condenou a sentença modernista que pretende que o Apóstolo São Tiago tenha, em sua carta, apenas recomendado uma prática piedosa (Dz. 2048).

Nenhum comentário:

Postar um comentário