terça-feira, julho 22, 2014

TRIBULAÇÃO JÁ ACONTECEU?



Quando acontecerão as tribulações do apocalipse?

Muitas seitas protestantes, como "o ministério 4 anjos e o programa o amanha hoje" apresentado por um cidadão chamado Jairo de Carvalho, pregam um pensamento totalmente distorcido do livro de apocalipse, como se as tribulações de apocalipse fosse uma destruição futura do globo terrestre, com tormento divino aos homens antes do dia do juízo. Mas será que realmente é isso que a bíblia diz?

Vamos tentar entender pelas próprias palavras de Jesus Cristo o que seriam essas tribulações.

Mateus 24


1. Ao sair do templo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e fizeram-no apreciar as construções.
2. Jesus, porém, respondeu-lhes: Vedes todos estes edifícios? Em verdade vos declaro: não ficará aqui pedra sobre pedra; tudo será destruído.
3. Indo ele assentar-se no monte das Oliveiras, achegaram-se os discípulos e, estando a sós com ele, perguntaram-lhe: Quando acontecerá isto? E qual será o sinal de tua volta e do fim do mundo?

Marcos 13

1. Saindo Jesus do templo, disse-lhe um dos seus discípulos:Mestre, olha que pedras e que construções!  2. Jesus replicou-lhe: Vês este grande edifício? Não se deixará pedra sobre pedra que não seja demolida. 3. E estando sentado no monte das Oliveiras, defronte do templo, perguntaram-lhe à parte Pedro, Tiago, João e André: 4. Dize-nos, quando hão de suceder essas coisas? E por que sinal se saberá que tudo isso se vai realizar?

Lucas 21

5. Como lhe chamassem a atenção para a construção do templo feito de belas pedras e recamado de ricos donativos, Jesus disse:
6. Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído. 7. Então o interrogaram: Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?

Bem, podemos ver nesses 3 textos dos Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) os primeiros relatos do novo testamento sobre (tribulação e juízo final) a grande questão é:
De que tribulação Jesus estava se referindo?
E quando seria esse juízo?

Pelas palavras dos próprios Apóstolos, podemos ver que a tribulação não tinha nada a ver com juízo, seriam dois fatos importantes na historia do Cristianismo, mas fatos isolados e independentes um do outro, podemos observar que os Apóstolos fazem duas perguntas a Jesus Cristo, principalmente no Evangelho de São Mateus. As perguntas foram:

1ª) Quando acontecerá isso = tribulação

2ª) Quando será o sinal de tua volta e o fim do mundo = juízo

É só parar para pensar e observar que os próprios Apóstolos separaram as tribulações do juízo final, no mais não teria o porquê eles fazerem duas perguntas, e sim apenas uma, mas continuando com as observações, vejam que Jesus Cristo começa a explicar como seria os fatos e acontecimentos da primeira pergunta; As tribulações Jesus Cristo relacionou com a destruição do Templo de Jerusalém, fatos ocorridos em 72 D.C pelo Império Romano sobre a autoridade de Vespasiano e ordens do seu filho TITO que mais tarde se tornaria imperador no lugar se seu pai.

Mateus 24

2. Jesus, porém, respondeu-lhes: Vedes todos estes edifícios? Em verdade vos declaro: não ficará aqui pedra sobre pedra; tudo será destruído..

O mais interessante é que Jesus Cristo em nenhum momento ligou as tribulações a uma catástrofe mundial, muito pelo contrario, após o dilúvio Deus prometera que nunca mais a terra pagaria pelos pecados dos homens.

Gêneses 8

21. O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: “Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem porque os pensamentos do seu coração são maus desde a sua juventude, e não ferirei mais todos os seres vivos, como o fiz.
22. Enquanto durar a terra, não mais cessarão a sementeira e a colheita, o frio e o calor, o verão e o inverno, o dia e a noite.”

Se Deus fez essa promessa jamais ele passaria por cima disso, todas as profecias diz que céus e terras passarão (deixarão de existir), mas em nenhuma profecia diz que céus e terras seriam destruídos por um tormento divino; então o que Apocalipse retrata? É só continuar lendo o texto de (Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21), que todos os leitores poderão entender que essas tribulações foram prometidas apenas para cidade de Jerusalém (A Babilônia) e com aquela geração apenas, a nossa geração e outras gerações passadas e futuras não tem parte nessa profecia.

Vamos ler:

Mateus 24

15. Quando virdes estabelecida no lugar santo a abominação da desolação que foi predita pelo profeta Daniel (9,27) - o leitor entenda bem - 16. então os habitantes da Judéia fujam para as montanhas. 21. porque então a tribulação será tão grande como nunca foi vista, desde o começo do mundo até o presente, nem jamais será.

Marcos 13

14. Quando virdes a abominação da desolação no lugar onde não deve estar o leitor entenda , então os que estiverem na Judéia fujam para os montes;

19. Porque naqueles dias haverá tribulações tais, como não as houve desde o princípio do mundo que Deus criou até agora, nem haverá jamais.

Lucas 21

20. Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína. 21. Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade.
22. Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito.
23. Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo.24. Cairão ao fio de espada e serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos pagãos, até se completarem os tempos das nações pagãs.

Bem meus irmãos, poderia ficar aqui citando vários textos onde afirmam que as tribulações seriam apenas para Jerusalém, cidade infiel, mas esses textos já dizem tudo, o importante é saber pelas palavras de Jesus Cristo em que época iria acontecer cada fato, "tribulação e juízo", lembrando que os Apóstolos fizeram duas perguntas e Jesus Cristo também responde a eles da mesma forma.

A primeira pergunta era:

Quando iria acontecer tudo aquilo (tribulação) e a resposta de Jesus Cristo foi:

Mateus 24

34. Em verdade vos declaro: não passará esta geração antes que tudo isto aconteça.

A segunda pergunta era:

Qual o sinal da sua volta e o fim do mundo (juízo) e a resposta de Jesus Cristo foi:

Mateus 24

36. Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai.

Eu gostaria mesmo de saber se tem alguém vivo daquela geração para acontecer ainda algum tipo de tribulação.

Ou Jesus mentiu ao afirmar que as tribulações seriam para aquela geração durante a destruição do templo, ou esses pastores vieram ao mundo para concertar o que Jesus Cristo profetizou.

paz e bem.

E mais uma vez a mentira acaba.

Por Cris Macabeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário