quarta-feira, julho 16, 2014

Perdão no coração da comunidade



O perdão tem quer ser igual a uma criança. (Gilson Azevedo)

Será possível uma pessoa aceitar-se com suas trevas, suas fraquezas, seus pecados, seus medos, sem a revelação de que Deus nos ama? Quando se descobre que o Pai enviou seu filho único e querido, não para nos julgar, nem condenar, mas para nos curar, nos salvar e nos guiar pelos caminhos do amor; quando se descobre que ele veio para nos perdoar, porque ele nos ama na profundidade do nosso ser, então é possível uma pessoas aceitar-se a se própria. Há uma esperança. Não estamos fechados para sempre numa prisão de egoismo e de trevas. É possível amar. Assim, torna-se possível aceitar os outros e perdoar.

Enquanto só vejo no outro qualidades que refletem as minhas, não há crescimento possível; o relacionamento é estático e haverá um corte, mais cedo ou mais tarde. O relacionamento entre as pessoas só é autêntico e estável quando se fundamenta sobre a aceitação das fraquezas, o perdão e a esperança de um crescimento.

Se o cume da vida comunitária está na celebração, o seu coração é o perdão.

A comunidade é o lugar do perdão. apesar de toda a confiança que podemos ter uns nos outros, há sempre palavras que ferem, atitudes em que a gente se põe na frente do outro, situações em que as suscetibilidades se chocam. É por isso que viver juntos implica uma certa cruz, um esforço constante e uma aceitação que é um perdão mútuo de cada dia. São Paulo diz: "Vós, os eleitos de Deus, seus santos e bem amados, revesti-vos de sentimentos de terna compaixão, de benevolência, de humanidade, de doçura, de paciência; suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente. Quando alguém tem motivo de queixa contra o outro. O senhor vos perdoou, fazei vós também o mesmo. E acima de tudo, tende a caridade que é o vinculo da perfeição. Que a paz de cristo reine em vossos corações; tal é o objetivo do apelo que bos reuniu num mesmo corpo. Por fim, vivei na ação de graças. (Cl 3,12)

Muitas pessoas procuram a comunidade para achar alguma coisa, pertencer a um grupo dinâmico, ter um estilo de vida próximo de um ideal.

Se você entra em uma comunidade sem saber que se entra para descobrir ai o mistério do perdão, logo chegara a decepção.

Fonte:Livro A comunidade, lugar de perdão e da festa. Autor: Jeam Vanier

Nenhum comentário:

Postar um comentário