terça-feira, julho 15, 2014

ASSUNÇÃO DA VIRGEM MARIA.





Meus irmãos.
Nesse tópico iremos tratar da Assunção de Virgem Maria, primeiramente temos que entender a diferença “Assunção” e “Ascensão” dentro da religiosidade.

  • Assunção - Elevação aos Céus não por meios próprios e sim por intermédio de Jesus Cristo.    
  • Ascensão - Elevação aos Céus por meios próprios de sua divindade (caso de Jesus Cristo). 

O dogma da assunção de Virgem Maria diz que no final de sua vida terrena Virgem Maria foi “foi assunta em corpo e alma à glória celeste” não por intermédio próprio e sim por intermédio divino de Jesus Cristo.  
Fonte: Catecismo da Igreja Católica (966) pagina 273.
Nesse caso o Cânon Bíblico não menciona os fatos da Assunção de Maria como também não menciona outros relatos da vida de Apostolo como Mateus, Tomé, Bartolomeu entre outros, porém a Igreja não deixou com que essa tradição caísse no esquecimento na vida da Igreja, sendo assim outros grandes discípulos deixaram registrado o maravilhoso acontecimento.   
O texto mais antigo relatando a Assunção de Virgem Maria é o texto de Dionísio:
Dionísio o Areopagita, sobre a Dormição da Deípara
Dionísio o Areopagita (+ 96dC), sobre a Dormição da Deípara:
“Pois até mesmo entre os nossos hierarcas inspirados, quando, como tu sabes, nós juntamente com ele [um presbítero ateniense chamado Hierotheos] e muitos de nossos santos irmãos se reuniram para contemplar aquele corpo mortal [de Maria], Fonte da Vida, que recebeu o Deus encarnado, e Tiago, irmão de Deus [isto é, Tiago de Jerusalém] estava lá, e Pedro, o chefe maior dos escritores sagrados, e então, depois de terem contemplado isso, todos os hierarcas ali presentes celebraram, segundo o poder de cada um a bondade onipotente da fraqueza Divina [ou seja, que Deus se fizesse homem]”.
“Naquela ocasião, eu digo, ele [isto é, Hierotheos] ultrapassou todos os Iniciados com exceção dos escritores divinos, sim, ele estava completamente transportado, completamente absorto, e ficou tão emocionado através da comunhão com aqueles mistérios que ele estava comemorando, que todos os que o ouviram, viram e conheceram (ou melhor, não o conheceram) considerou que ele foi arrebatado por Deus e um hinografo divino”.
Fonte: Dionísio o Areopagita - Sobre os Nomes Divinos 3:2
Os colchetes são para clarificar o texto, não fazem parte do original.
O cenário é o dia da dormição de Maria quando os Apóstolos e primeiros hierarcas se reuniram para celebrar sua morte. Cada um sob inspiração entoava cânticos espirituais, sendo que Hierotheos deve ter ficado em êxtase e sob inspiração ou revelação entoou cânticos majestosos, por isso o titulo hinógrafo divino.
Vejamos a passagem do livro de São João Domicini (1355, Florença), Santo de origem Italiana, sobre a Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria:
"E Pedro tendo no cantar do hino, todos os poderes dos céus respondiam com um Aleluia. E então o rosto da mãe do Senhor brilhou mais brilhante que a luz, e ela foi elevada para as alturas e abençoava cada um dos apóstolos com o própria mão, e todo deram glória a Deus; e o Senhor esticado adiante Suas mãos puras, e receberam sua alma e seu corpo inocente e sagrada. E com a partida de sua alma e corpo inocente o lugar foi enchido com perfume e luz inefável; e, vê, uma voz para fora do céu foi ouvida, dizendo: Tu és bendita entre as mulheres".
Todos esses maravilhosos textos só nos auxiliam cada vez mais na interpretação da Mulher revestida de Sol no Apocalipse 12.
"1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.2. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". 

Autor: Cris Macabeus.
Colaboração: Áureo Ferreira irmão Ortodoxo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário