sexta-feira, dezembro 13, 2013

pode se fazer adivinhação?

Adivinhação
Bíblia:
”Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos” (Dt 18,10-11).
“Fez passar pelo fogo seu próprio filho; entregou-se à magia, à astrologia, à necromancia e à adivinhação. Multiplicou as ações que ofendem o Senhor, provocando assim a sua ira”.(2Rs 21,6).
“Josias acabou também com os necromantes, os adivinhos, os terafins, os ídolos e as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, pois queria obedecer às prescrições da lei tais quais figuravam no livro que o sacerdote Helcias descobriu no templo do Senhor”.(2Rs 23,24)
“Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus”.(Lv 19,31).
“Se alguém se dirigir aos espíritas ou aos adivinhos para fornicar com eles, voltarei meu rosto contra esse homem e o cortarei do meio de seu povo”.(Lv 20,6).
“Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto. Serão apedrejados, e levarão sua culpa”.(Lv 20,27).
Catecismo:
“Deus pode revelar o futuro a seus profetas ou a outros santos. Todavia, a atitude cristã correta consiste em entregar-se com confiança nas mãos da Providência no que tange ao futuro...” (§ 2115).
“Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõe ‘descobrir’ o futuro (cf. Dt 18,10; Jr 29,8).
A consulta a horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e, finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Essas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus” (§ 2116).

“Todas as práticas de magia ou de feitiçaria com as quais a pessoa pretende domesticar os poderes ocultos (...) são gravemente contrárias à virtude da religião. (...) O espiritismo implica freqüentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo (...)” (§ 2.117). 

Um comentário:

  1. Por favor,preciso de vossa ajuda pois sinto-me angustiada neste momento porque uma amiga catolica me fez uma
    previsão acerca de eu morrer antes de meu marido durante uma conversa de amigas!Ora eu não esperava ouvir uma previsão destas e de um modo que me deixou bastante abalada!Nunca pensei que ela tivesse algum dom de adivinhação mas ela diz que é uma intuição que ela tem só que eu lastimo que não tivesse tido um pouco mais de prudencia e alguma sensibilidade em revelar coisas deste género a uma pessoa já tão abalada por tantos problemasAcham isto normal da parte de um cristão que foi Mestra de Oficinas de Oração e se acha uma pessoa com o Esp Santo? Por favor, aguardo o vosso esclarecimento e todo o apoio pois ainda me sinto muito angustiada com o sucedido e já não voltarei tão depressa a falar com tal pessoa para não me perturbar! Tenho outras amigas catolicas que estão contra esta maneira de falar e me estão a confortar.Muito obrigada e Deus vos Abençoe! Manuela - Lisboa Portugal

    ResponderExcluir