Páginas

segunda-feira, dezembro 04, 2017

O que dizer a um protestante sobre a existência do purgatório?



Purgatório, é uma invenção?

1.- Um ensino baseado na Palavra de Deus.
 
A primeira coisa a mencionar é que há passagens bíblicas que falam muito claramente sobre a realidade do purgatório. Um deles, e talvez o principal, é quando o apóstolo São Paulo nos fala sobre o dia do julgamento e o que acontecerá com aqueles que tiveram fé e serviram a Deus, mas que o trabalho dele não era tão bom, ele explica assim:
"Um dia você verá o trabalho um do outro. Será tornado público no dia do julgamento, quando tudo for testado por fogo. O fogo, então, provará o trabalho de cada um. Se o que você construiu resiste ao fogo, será recompensado. Mas se o trabalho tornar-se cinza, o trabalhador terá que pagar. Ele será salvo, mas não sem passar pelo fogo ". 1Cor 3,13-15
Vejamos dois aspectos fundamentais do que São Paulo quer ensinar sobre um crente em Deus: primeiro, ele afirma que, se o trabalho resistir a ser examinado, a pessoa será salva, neste caso ele se refere a um cristão que vai diretamente à salvação, sem precisar passar por uma purificação. Mas, ele acrescenta imediatamente que há outra situação em que o trabalho da pessoa não resistiu ao julgamento e não diz que ele vai condenar, mas esse cristão terá que pagar ou ser punido e ele será salvo, mas como alguém que atravessa o fogo. Isso é precisamente o purgatório, uma purificação que alguns precisarão para desfrutar plenamente a eterna amizade com Deus.
Não é uma invenção da Igreja, como dizem alguns, mas o claro ensino da Bíblia através do apóstolo Paulo que usa a figura de "sair, pagar, punir ou escapar através do fogo" para ensinar sobre a purificação. Isto está escrito em todas as Bíblias do mundo, em palavras muito semelhantes. Para esta realidade que a Sagrada Escritura nos mostra, chamamos purgatório = purificação. Que esta palavra não vem na Bíblia não nos interessa, porque nem a palavra "Trinidad" nem "Encarnação" vem e o protestante as aceita. O que importa não é a palavra, mas a realidade do que isso significa, e nesse aspecto, o Purgatório é muito claro na Sagrada Escritura.
2.- Nada de corados entrará no céu.
Enquanto continuamos a estudar a Bíblia sobre este assunto, veremos que a existência do purgatório é uma conseqüência lógica da Santidade de Deus, pois se Ele é o três vezes santo (Is 6: 3), isto é, a plenitude da santidade e da perfeição, então Os que estão com ele também devem ser (Mt 5,48), portanto, que é fiel a Deus, mas não está em plena graça no momento da morte, não pode desfrutar do céu porque a própria Bíblia diz que na cidade celestial:
"Nada manchado (impuro) entrará" Ap 21,27
Então, se um cristão não pode entrar no céu porque ele tem alguma mancha ou impureza, nem sofre punição eterna, é claro que ele terá que "pagar" nesta vida ou no outro. Isto está escrito na Bíblia: "Quem caluniar o Filho do Homem será perdoado; Mas aquele que caluniar o Espírito Santo não será perdoado, nem neste mundo nem no outro "Mt 12,32.
Aqui, nosso Senhor Jesus Cristo fala de pecados que não são perdoados na próxima vida; portanto, há outros que fazem, esse é o senso de purificação ou sofrimento no purgatório e por que podemos orar (rezar) e oferecer a Missa para eles, para que Deus tenha misericórdia dos irmãos falecidos que precisam disso, como o caso de Oniséforo mencionado na Bíblia (2 Tim 1,16-18).
3.- Desde os primeiros séculos, os cristãos acreditam em sua existência.
O purgatório como estado temporário de purificação foi acreditado desde o início pelos primeiros cristãos que se destacaram pela fé e santidade e que são chamados de "Pais da Igreja", nos avise o que alguns deles disseram sobre este assunto:
  • Ano 211. Tertuliano: "Oferecemos sacrifícios pelos mortos ..."
  • Ano 307. Lactancio: "O justo cujos pecados permaneceram atraído pelo fogo (purificação) ..."
  • Ano 386. João Crisóstomo: "Não devemos duvidar que nossas ofertas para os mortos lhes proporcionem um certo conforto ...".
  • Ano 580. Gregory the Great: "Em relação a certas pequenas falhas, é necessário acreditar que, antes do julgamento, há um fogo de purificação ...".
À medida que você perceberá que o testemunho histórico deles é de grande valor, porque, assim, qualquer um pode verificar por eles procurando uma biblioteca nos livros de história do cristianismo, onde eles falaram sobre esse ensinamento de purificação = purgatório.
4.- O que é purgatório?
Mais do que um lugar físico, é um estado de vida temporária para a pessoa que morre na graça de Deus, mas imperfeitamente purificada, e onde, através do sofrimento, ele é purificado para desfrutar plenamente a presença de Deus. Ele é uma pessoa salva que vive no amor e na salvação de Deus, mas não de maneira plena.
O caso do malfeitor que Jesus lhe diz estará com ele no paraíso, mostra-nos que esta purificação no sofrimento de alguns terá aqui e outros terão no pós-vida como Paulo menciona (1 Cor 3,13-15 ) e que verificamos neste tópico. Não se trata de pensar em chamas, mas em uma espécie de sofrimento por não ter a pessoa que nos ama mais no mundo: Deus.
Qualquer pessoa que amou um ente querido e que, por algum motivo, deixa de vê-la por um tempo, conhece o sofrimento de não poder apreciar o amor dessa pessoa por um tempo. Ele sabe que ele está vivo, que ele o ama e que ele o verá de novo, mas não o deixando completamente perto, ele experimenta alegria e, ao mesmo tempo, uma dor e vontade de mantê-lo próximo para sempre, cara a cara. Algo semelhante, mas de maior intensidade e forma será a "purificação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário