SOBRE A ESCOLHA DO DOMINGO


- DOMINGO QUER DIZER: Dia do Senhor; do latim "dies Dominicus".

A igreja de Deus, porém, achou conveniente transferir para o domingo a solene celebração do sábado. Assim como nesse dia começou a brilhar a luz para o mundo universo, assim também nossa vida foi retirada das trevas para a luz, em virtude da ressurreição de Nosso Salvador, realizada naquele mesmo dia, e que nos franqueou os umbrais da vida eterna. Por isso, quiseram os Apóstolos fosse ele chamado "domingo".
Vemos também, pela Sagrada Escritura, que esse dia é memorável, pois nele teve o inicio a criação do mundo, e nele foi comunicado o Espirito Santo aos Apóstolos. ( Catecismo Romano. III Parte: Dos mandamentos [18])

Sendo, pois, Senhor do sábado, Jesus, transferiu a santificação deste dia para Domingo, o dia da sua Ressurreição e da vinda do Espírito Santo à Igreja da Nova e Eterna Aliança, como o atesta toda tradição cristã (Mc 16, 9 e At 2, 1) Jesus ressuscitou no domingo e é pela Ressurreição que Ele inaugura a Nova Criação, pois a primeira fora deteriorada pelo pecado. Jesus não revogou a Lei, mas a APERFEIÇOOU!
Uma dessas coisas foi a mudança do sábado para o Domingo, dia da "Nova Criação"! A ressurreição do Domini, é para nós motivo de alegrar-se, é motivo de anunciar que Cristo cumpriu com suas promessas, ressuscitou para nos comprovar que é morrendo que se vive para a vida eterna.

Quem afirmar que o Dominigo não é o dia do Senhor, esta afirmado que os apóstolos erraram, sabemos que os Apóstolos se reuniam no domingo: "No primeiro dia da semana, tendo-nos nós reunidos para a fração do pão..." (At 20,7). Estariam os Apóstolos errados ao fazer isso? Ou será que os protestantes e adventistas sabem mais que os Apóstolos?

Sabemos que a observância do Sábado sempre foi é fidelidade à Aliança, por tanto este dia é dia de alegria e de oração. Assim por Jesus o Domingo passa também a ser um dia de observância e contemplação a sua ressurreição que traz luz e vida eterna ao mundo. Este dia fica marcado também como um dia de oração e alegria para todos, quem não se alegra com isso, afirma não gostar da ressurreição de Cristo.

Temos um testemunho de São Justino(†165) vindo dos primeiro seculo que nos diz: “No dia chamado do Sol, domingo) celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades ou nos campos e ali se lêem, quando o tempo permite, a memória dos apóstolos ou os escritos dos profetas... Celebramos esta reunião no dia do Sol, por ser o primeiro, aquele em que Deus, transformando as trevas e a matéria, fez o mundo; o dia também em que Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dos mortos”(Apologia I, 65-67)

Foi em um Domingo que Deus deu inicio a criação do mundo, assim por um domingo, Ele deu inicio a um novo projeto, o projeto de Salvação para toda a humanidade, pois pela ressurreição de Jesus Cristo em um Domingo, surge uma nova aliança entre Deus e o homem, a promessa da vida eterna, o chamado a ser criatura nova, de sermos filhos eternos de Deus Pai. Nisso somos chamado aos Domingos, ressuscitar em Cristo através da Santa Missa, somos chamados a morrer para o mundo e viver uma vida nova em comunhão com Cristo através da Eucaristia, Corpo de Cristo que nos faz sentir-se em sintonia com o Espirito Santo, da mesma forma que no Domingo os Apóstolos receberam a vinda dEle para que estejamos sempre na esperança de chegar a vida eterna, e sermos inspirados como arautos do Evangelho, anunciadores da boa nova.

Paz e bem

Por: Gilson Azevedo

Comentários