quarta-feira, setembro 23, 2015

Como batizar crianças, se elas não sabem escolher?

NOSSA RESPOSTA AOS HEREGES: 


Deus concedeu aos pais autoridade sobre os filhos. São os pais que decidem tudo sobre a vida dos filhos menores. Os pais escolhem educação, alimentação, vestuário... enfim todas as necessidades dos filhos. Por que não decidir sobre a questão mais importante que é a fé.

No Evangelho Jesus mostra claramente a autoridade dos pais sobre os filhos e realiza curas e libertações dos filhos através do pedido dos pais:
Jesus cura a filha da mulher cananéia: Mt 15,28: "Disse-lhe, então, Jesus: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada."

Jesus não perguntou se a filha queria ser curada ou não, mas realizou conforme o pedido da mãe !!!

Jesus cura o filho de um oficial do rei: "Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: Teu filho está passando bem"(Jo 4,50-51).

Além do mais, Na Bíblia Sagrada está escrito que batizavam famílias inteiras, sem distinção.

Será que não havia crianças nas famílias de Cornélio (At 10,44.48); Lídia(At 16,15); do carcereiro(At 16,33)...?

- Os escritos dos primeiros cristãos confirmam que batizavam também as crianças: "“E [Naaman] mergulhou [...] sete vezes no Jordão. Não foi sem razão que Naaman, já velho e leproso, foi purificado ao ser batizado, mas para nos indicar que, como leprosos no pecado, somos limpos de nossas transgressões mediante a água sagrada e a invocação do Senhor, sendo espiritualmente regenerados como crianças recém-nascidas, mesmo quando o Senhor já declarou: 'Aquele que não nascer de novo da água e do espírito, não entrará no reino dos céus'” (Fragmento 34).[1]"(St Irineu, 130-202, apud site Veritis). "Do batismo e da graça não devemos afastar as crianças" (São Cipriano, ano 248 - Carta a Fido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário